Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trânsito Busca e apreensão de veículo pelo não cumprimento das obrigações

Petição - Trânsito - Busca e apreensão de veículo pelo não cumprimento das obrigações


 Total de: 15.244 modelos.

 
Veículo alienado fiduciariamente, e diante do não cumprimento das obrigações pelo adquirente, que deixou de pagar as parcelas, é o pedido de busca e apreensão.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....



................................ (qualificação), por seu advogado infra-assinado (mandato incluso, doc. ....), com escritório na Rua .... nº ...., onde recebe intimações e notificações, vem, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, com fundamento no art. 66 da Lei 4728/65, alterado pelo Dec. Lei 911/69, requerer a

 
BUSCA E APREENSÃO

do veículo adiante descrito, que foi dado em alienação fiduciária à requerente por .................................... (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ...., pelos motivos a seguir aduzidos:

Através do Contrato de financiamento nº .... (doc. .... em anexo), a requerente abriu em favor do requerido o crédito de R$ ...., para pagá-lo em .... parcelas, vencíveis de trinta em trinta dias, a partir da data de ...., findando em ....

Em garantia das obrigações principais e acessórias assumidas no citado contrato de financiamento, o requerido deu em alienação fiduciária à requerente o seguinte veículo:

AUTOMÓVEL MARCA ....
ANO DE FABRICAÇÃO ....
COR ....
MODELO ....
CHASSI Nº ....
PLACAS Nº ....

O requerido ficou com a posse direta do bem alienado, possuindo-o em nome da requerente e na qualidade de fiel depositário, tudo como consta no contrato.

Ocorre que o requerido deixou de cumprir com as suas obrigações, quando não efetuou o pagamento da parcela ...., vencida em ...., ficando o débito integralmente vencido de pleno direito, inerente a todas as obrigações contratuais (art. 2º, § 3º do Dec. Lei 911/69)

Sobre o débito incide, em conformidade com o contrato de financiamento firmado entre as partes, os encargos legais, tais como juros moratórios, comissão de permanência a partir do vencimento, multa contratual, despesas de cobrança, custas judiciais e honorários advocatícios (cláusula nº .... do contrato).

A caracterização da mora do suplicado verifica-se através da cambial devidamente protestada (doc. .... em anexo)

Face o inadimplemento do contrato e a caracterização da mora pelo protesto da cambial, resta apenas à requerente recorrer ao Poder Judiciário para apreender o veículo financiado, sendo certo que:

"O proprietário fiduciário ou credor poderá requerer contra o devedor ou terceiro a BUSCA E APREENSÃO do bem alienado fiduciariamente, a qual será concedida liminarmente desde que comprovada a mora ou inadimplemento do devedor." (art. 3º, Dec. Lei 911/69)

Nessas condições, vê-se compelida a requerente, para defesa de seus direitos, buscar a tutela judicial, através da busca e apreensão do veículo retro descrito, nas mesmas e perfeitas condições em que foi alienado, cujo depósito lhe deverá ser deferido, independentemente de prévia audiência com o requerido, que, em seguida, deverá ser citado para, querendo, contestar e acompanhar a presente ação até final sentença, que deverá ser julgada procedente, consolidando a posse e a propriedade plena e exclusiva do bem em nome da requerente, e condenando o requerido ao pagamento das custas processuais, de protesto, correção monetária, juros moratórios, comissão de permanência, multa contratual e honorários advocatícios de 20% sobre o valor devidamente atualizado, tudo em conformidade com o pacto expresso.

Requer ainda que Vossa Excelência autorize os benefícios contidos no art. 172, § 2º do Código de Processo Civil.

Protesta pela produção oportuna de todas as provas em direito admitidas.

Dá-se à causa o valor de ....

Nestes termos,

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

..................
Advogado OAB/...

Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trânsito