Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Contra-razões de reclamatória trabalhista de rescisão indireta do contrato de trabalho

Petição - Trabalhista - Contra-razões de reclamatória trabalhista de rescisão indireta do contrato de trabalho


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA - RESCISÃO INDIRETA DO CONTRATO DE TRABALHO - RECURSO ORDINÁRIO - CONTRA-RAZÕES

EXMO. SR. DR. JUIZ DO TRABALHO DA ___ª VARA DO TRABALHO

COMARCA DE ____________ - ___.

Processo nº

Código

N. Termos.

P.E. Deferimento.

____________, ___, de ____________ de 20___.

P.p. ____________

OAB/

EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ___ª REGIÃO

COLENDA TURMA

CONTRA-RAZÕES DE RECURSO ORDINÁRIO

Contra - Razões do Reclamante ____________, na Reclamatória Trabalhista, processo nº ____________, que lhe move a Reclamada ____________.

Eméritos Julgadores:

1. O Recurso Ordinário não merece prosperar, eis que totalmente infundado e despropositado.

2. O eminente julgador, na sentença de fls. ___, enfrentou e decidiu de forma concisa e correta, entendendo, com muita propriedade, o fato da subordinação do Reclamante a Reclamada durante o período da chamada "licença".

3. Desta forma, não é demais citar o pensamento do ilustrado magistrado a fls. ___:

"Independente da disciplina que lecionava o autor, o fato é que a reclamada não proporcionou ao mesmo as condições para a execução normal do contrato de trabalho a partir de ____________ de _______. Ainda que a reclamada não se entenda obrigada, em face da natureza da atividade da escola, com variação da programação acadêmica e do número de aulas de um semestre para outro, a garantir ao professor o mesmo horário e o número de aulas, não se exime de pagar o valor dos salários enquanto não define a situação do mesmo. É de se esperar que o planejamento do ano letivo ocorra bem antes do início das aulas, de modo a seguramente ter a escola condições de comunicar aos professores da disponibilidade ou não das disciplinas e horários em que eles estavam trabalhando no semestre anterior e optar, enquanto empregadora e detentora do poder de direção, pela manutenção ou não do contrato e sua interrupção, desde que no último caso, assegure o pagamento dos salários.

A hipótese de licença não remunerada, por outro lado, à que alude a defesa não pode ser presumida. Deve ser ajustada entre as partes e de forma expressa, pois de ordinário o empregado tem direito ao trabalho e à sua remuneração. Se a empregadora não fornece o trabalho, nem por isso se exime do pagamento dos salários a menos que rescinda o contrato e pague as indenizações devidas, o que não ocorre na espécie.

Evidente que, no período em que o reclamante, durante o curso normal dos semestres letivos, esteve aguardando a definição a cerca da distância da disciplina e horários que lhe estariam disponibilizados, esteve à disposição dela, nos precisos termos do artigo 4º da CLT – "considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada".(grifo original) Se a reclamada tivesse agido no tempo certo, teria despedido o reclamante ao final do semestre letivo e não seria devedora dos salários postulados. Certamente a responsabilidade pelas providências a serem tomadas é da empregadora, que não pode manter o empregado sem a remuneração, quando ela própria não lhe oportuniza o trabalho. Saliente-se que a reclamada, em momento algum rescindiu o contrato de trabalho, inclusive declarando que o reclamante era seu empregado.

4. Ademais a prova apresentada é por demais robusta a caracterizar o acima citado.

5. A fls. ___ juntou-se declaração expressa da Reclamada, informando que o Reclamante fazia parte do seu quadro de professores, frisando, o fato de ter iniciado o trabalho em __.__.__. Referida declaração data de ___ de ____________ de 20__.

6. A fls. ___, juntou-se demonstrativo de salários recebidos pelo Reclamante em ___________ de _______, demonstrando claramente que permanecia à disposição da Reclamada.

7. Ainda a fls. ___ juntou-se convocação da Reclamada ao Reclamante para que comparecesse em reunião designada.

8. E por derradeiro, a prova de que a Reclamada sempre ofereceu e ministrou aos alunos do curso de medicina a cadeira do Reclamante, qual seja, o plano curricular do curso oferecido. (fls. ___)

9. Assim, provado, primeiro que a Reclamada sempre ofereceu e ministrou aos seus alunos a cadeira de ___________ (fls. ___) e segundo que o Reclamante lecionou esta cadeira desde o ano de ______ de forma ininterrupta, fato que imputa unicamente à Reclamada a responsabilidade pelo afastamento injustificado do Reclamante do trabalho.

10. Desta forma, em face dos argumentos deduzidos na inicial e réplica, bem como, pelos documentos trazidos aos autos, o Recurso Ordinário manejado pela Reclamada não merece prosperar eis que infundado.

DIANTE DO EXPOSTO, REQUER o recebimento e processamento destas contra-razões, pugnado pelo indeferimento de plano do Recurso de Ordinário eis que manifestamente improcedente, nos termos do art. 557 do CPC, confirmando-se a r. sentença na sua totalidade.

N. T.

P. E. Deferimento.

___________, ___ de ___________ de 20___.

Pp. ___________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
Interposição de reclamatória trabalhista, ante dispensa sem justa causa
Reclamatória trabalhista de pedido de horas extras em jornada noturna
Ação de indenização de reparação de danos por acidente de trabalho
Indevidas as verbas pleiteadas a título de hora extra
Recurso de revista de seguro de vida
Substituir alvará (Justiça do trabalho)
Reclamatória trabalhista de subempreiteiro
Reclamatória trabalhista pelo rito sumaríssimo, requerendo-se a responsabilização solidária de gr
Ação de consignação em pagamento por não comparecimento para recebimento das verbas
Pedido de manutenção de desconstituição de penhora, em execução trabalhista, sobre imóvel residen
Contra-razões de recurso ordinário, sob alegação de que a responsabilidade do recolhimento dos de
Reclamação trabalhista de homologação de acordo