Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Ação cautelar de não ajuizamento da ação principal

Petição - Penal - Ação cautelar de não ajuizamento da ação principal


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO CAUTELAR - NÃO AJUIZAMENTO DA AÇÃO PRINCIPAL - PEDIDO DE PERDA DA EFICÁCIA

Exma. Sra. Dra. Juíza de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ____________ - UF.

MUNICÍPIO DE ____________, já qualificado na ação cautelar inominada, autuada sob nº ____________, que lhe move ____________, vem, mui respeitosamente, por seus procuradores, dizer e requerer o que segue:

1 - A autora ajuizou a presente ação cautelar inominada, visando a concessão de medida liminar que lhe conceda o recebimento da quantia mensal dos réus, em virtude de ter sofrido acidente de trânsito envolvendo veículo de propriedade de empresa contratada pela Municipalidade para prestação de serviços de transporte escolar.

2 - Em caráter de antecipação de tutela foi-lhe deferido o direito de receber a quantia de dois salários mínimos, a serem depositados pelos réus até o quinto dia útil de cada mês.

3 - O Município de ____________ tem efetivado o pagamento do "quantum" que lhe compete (um salário mínimo), mensalmente, conforme determinação judicial.

4 - Ocorre que por determinação legal, a parte autora de ação cautelar, deveria ter ingressado com a ação principal anunciada na cautelar, até o prazo máximo de trinta dias contados da data da efetivação da medida cautelar (art. 806 CPC). Considerando-se, admitindo-se o prazo mais favorável à autora, que a medida liminar foi cumprida no dia ___.___.___, os trinta dias esgotar-se-iam na data de ___.___.___.

5 - A autora, no entanto, ignorou tal determinação legal, interpondo a ação principal somente no dia ___.___.___, o que torna a antecipação de tutela concedida, a partir da data de ___.___.___, sem eficácia, desonerando os réus ao pagamento da quantia devida.

As medidas cautelares ante causam, sob forma de medidas preparatórias, segundo o art. 806, perdem a eficácia se a parte que as tenha requerido e efetivado não promover a ação (preparada) principal no prazo de 30 (trinta) dias.

(...)

A perda da eficácia, na hipótese do art. 806, conforme dispõe o art. 808, I, do CPC, é automática (ipso iure), sem necessidade de uma medida judicial que a desconstitua, mas, importando ela uma construção de bens, é necessário que a parte que a sofre requeira mandado de levantamento; ou, se for o caso, mandado de cancelamento de averbações ou anotações em registros públicos, determinadas pelo provimento cautelar, assim como outro qualquer contra-mandado que desfaça o que a sentença mandamental estabelecera. (Ovídio A. Baptista da Silva, in "Curso de Processo Civil", vol III, Sergio Antonio Fabris Editor, 1993, p.p. 124 e 125)

6 - Face ao exposto, requer-se a certificação nos autos do não-cumprimento das disposições do artigo 806 do CPC, por parte da autora, bem como seja desonerado, o Município de ____________, do pagamento mensal de um salário mínimo, pela perda de eficácia da medida de antecipação de tutela concedida na folha 49 dos autos, determinando a devolução das quantias pagas pela Municipalidade após a data limite para o ajuizamento da ação principal, ou o levantamento dessas, acaso não retiradas pela autora. Salienta-se que os autos, no período posterior à data limite, não estiveram à disposição no Cartório dessa Vara Cível, bem como não foi fornecida a informação de inexistência de ação principal que elidisse o Município dos pagamentos efetivados.

Termos em que

Pede juntada e deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Demonstrar o intuito de pagar o cheque sem fundo anteriormente emitido, juntado para tanto um che
Pedido de revogação da prisão preventiva decretada ilegalmente
Prescrição retroativa de pena concretizada de réu menor
Defesa prévia sob alegação de ausência de elementos tipificadores do crime de estelionato
Requerimento de instauração de inquérito policial para apuração de crime de ameaça
Contra-razões de recurso criminal - Absolvição pelo tribunal do júri
Contra-razões de regime integralmente fechado
Requerimento de progressão de regime fechado para semi-aberto
Defesa prévia com pedido de absolvição ante à acusação pelo crime de tráfico de entorpecentes
Ação penal por falta de prova
Contra-razões ao recurso de apelação
Habeas Corpus em face de condenação do réu a cumprimento de pena em regime fechado