Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Imobiliário Ação renovatória de locação comercial (05)

Petição - Imobiliário - Ação renovatória de locação comercial (05)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação renovatória de locação comercial.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CÍVEL DA COMARCA DE .... - ESTADO DO ....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO RENOVATÓRIA DE LOCAÇÃO

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O Requerente, conforme infere-se dos documentos anexos, é locatário de um imóvel localizado na Praça .... - Galeria ...., loja ...., na Comarca de ...., destinado exclusivamente para exploração de serviços de ...., cuja locação está ainda em vigor, sendo seu último contrato escrito datado de ..../..../.... e com prazo para terminar em .... de .... de ...., conforme instrumento do contrato em anexo.

Prova ainda a existência de contratos anteriores, os quais vigiram desde .... de .... de ...., tendo sido renovados pelo contrato supramencionado.

No decorrer da presente locação, o Requerente sempre manteve o mesmo ramo de negócio e atividade de ...., bem como efetuou todos os pagamentos dos alugueres, encargos e taxas da mesma decorrentes, tendo, pois, cumprido, em todos seus termos, o contrato renovando, e preenchido os requisitos do artigo 51 da Lei nº 8.245/91 (docs. anexos).

Pretendendo o Requerente a prorrogação e renovação da dita locação, procurou o Requerido, por meio de sua administradora e procurador, Dr. ...., visando chegar a um acordo antecipado ao vencimento do contrato, inclusive sobre a duração do novo contrato a ser celebrado, bem como dos valores, e demais cláusulas.

Contudo, as tentativas resultaram infrutíferas, eis que o Requerido não demonstrou qualquer interesse em negociar, recusando-se a aceitar o prazo e valores ofertados pelo ora Requerente.

Assim sendo, tem como objeto a presente medida Renovatória pleitear a renovação do contrato de locação do imóvel retro mencionado, por mais .... meses, a contar de .... de .... de ...., e a terminar em .... de .... de ...., ex vi dos termos do inciso II do artigo 51 da referida Lei do Inquilinato (nº 8.245/91), in verbis:

"Nas locações de imóveis destinados ao comércio, o locatário terá direito a renovação do contrato, por igual prazo, desde que cumulativamente ..."

"II - o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos."

DO DIREITO

Para propositura da presente Renovatória, são necessárias as seguintes provas:

a) que a locação do contrato a renovar seja por tempo determinado, ex vi dos termos do inciso I do artigo 51 da Lei do Inquilinato (8.245/91);
b) que o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos, conforme o inciso II do artigo 51, da Lei citada; (docs. anexos)
c) que o exercício ininterrupto, pelo prazo mínimo, de três anos no mesmo ramo de atividade ou comércio, conforme inciso II da supra citada Lei e artigo;
d) que o direito à renovação do contrato de locação seja exercido pelo locatário no interregno de um ano, no máximo até seis meses no mínimo, anteriores a data da finalização do contrato a renovar - ex vi do § 5º do mencionado artigo 51.

Vê-se, destarte, que as condições atinentes ao caso em tela estão plenamente satisfeitas, corroboradas aliás com a jurisprudência e o espírito da nova Lei do Inquilinato, que declinou os traços jurídicos da Renovatória.

Como ficou demonstrado, tem o Locatário/Autor, o direito à renovação do contrato vincendo, já que preenche os requisitos legais, propondo, para tanto:

1) O prazo da locação de .... meses, a contar de ..../..../...., devendo findar-se em ..../..../...., nos termos do inciso II do Artigo 51 da Lei nº 8.245/91;
2) O aluguel mensal, observado a queda dos preços no mercado e usando parâmetros de imóveis próximos, idênticos e locados, no valor de R$ .... (.... reais);
3) O reajustamento com periodicidade anual, pelo índice ....;
4) Permanecem inalteradas as demais cláusulas do contrato a renovar, firmado em .... de .... de ...., renovado pela sentença de ..../..../...., excluídas as cláusulas relativas ao prazo da locação e valor do aluguel, aqui propostas;
5) Relativamente à fiança, o Locatário/Autor apresenta os mesmos fiadores para renovação do contrato, ou seja, Sr. .... (qualificação), RG nº .... e CNPF/MF sob nº ...., e sua esposa .... (qualificação), RG nº ...., ambos residentes e domiciliados na Av. .... nº ...., conforme carta de fiança em anexo, os quais aceitam solidariamente os encargos da locação, nos termos do artigo 71, inciso V da Lei nº 8.245/91.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer a Vossa Excelência se digne:

a) mandar citar o Requerido, no endereço constante do preâmbulo desta exordial, para, querendo, aceitar a proposta apresentada, ou contestar o pedido, sob pena de revelia;
b) julgar procedente a presente Renovatória de Locação, com ou sem contestação, declarando-se renovado o contrato na forma proposta, e condenando-se o Requerido ao pagamento das custas processuais, honorários advocatícios, em favor do patrono do Autor, estes na base usual de 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa.

Requer, ainda, seja determinada a averbação da respectiva sentença no Cartório de Registro Imobiliário, por ser medida de direito.

Na hipótese remota de não ser renovada a locação ante o disposto do artigo 52 da Lei nº 8.245/91, requer seja o Requerido condenado ao pagamento da indenização devida ao Requerente, preconizada pelo § 3º, do artigo 52 da citada Lei, devendo o quantum ser apurado através de perícia, em execução de sentença.

O Requerente faz prova dos fatos articulados, mediante a documentação anexa, protestando, ainda, pela produção de outras provas documentais, testemunhal, cujo rol será apresentado oportunamente, depoimento pessoal do Requerido, sob pena de confesso, bem como pericial, para apuração do valor do aluguel, se não houver concordância com o proposto.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Imobiliário
Adjudicação compulsória de imóvel face a inadimplemento da requerida quanto à outorga de escritur
Ação de dano infecto por uso inadequado da propriedade
Aviso ao fiador, referente a atraso no pagamento do aluguel
Rescisão de contrato de locação residencial
Interposição de recurso de apelação, em face de julgamento pela procedência de pedido de revisão
Prestação de fiança anexo a contrato de locação
Ação ordinária de rescisão contratual, cumulada com reintegração de posse mais perdas e danos
Locação de imóvel comercial, com prestação de fiança
Contestação à ação de reintegração de posse com preliminar de impossibilidade jurídica do pedido.
Ação de despejo por falta de pagamento e descumprimento de cláusula contratual, cumulada com ação
Despejo agrário cumulada com pedido de liminar de reintegração de posse
Eleição de síndico