Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Pedido de exoneração de pensão em autos de conversão de separação judicial em divórcio, sob alegação de desemprego

Petição - Família - Pedido de exoneração de pensão em autos de conversão de separação judicial em divórcio, sob alegação de desemprego


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de exoneração de pensão em autos de conversão de separação judicial em divórcio, sob alegação de desemprego.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos de conversão de separação judicial em divórcio, à presença de Vossa Excelência propor

EXONERAÇÃO DE PRESTAÇÃO ALIMENTÍCIA

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Através de r. sentença homologada nos presentes autos, o vínculo matrimonial existente entre os Requerentes foi rompido, restando a ambos o cumprimento das obrigações assumidas quando da homologação da separação judicial consensual (autos em apenso).

Entre os deveres do varão estabeleceu-se o pagamento mensal de pensão alimentícia em favor da filha e da genitora, obrigação esta que o alimentante sempre honrou pontualmente.

Ocorre que, em ..... de ......... próximo passado, o Requerente foi dispensado sem justa causa da empresa ........., na qual prestou serviços pelo período de 08 (oito) anos, conforme se vê do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho em anexo. Desse documento denota-se, ainda, que o desconto da pensão foi respeitada.

DO DIREITO

O artigo 1699 do Novo Código Civil estabelece que "Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem as recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo."

Conforme acima se esclareceu, o alimentante jamais se furtou ao cumprimento das suas obrigações. Todavia, diante da sua situação temporária de desempregado não poderá suportar o pagamento da pensão, sem que o seu próprio sustento fique comprometido.

De se salientar, ainda, que o mesmo vem entregando seu curriculum vitae a várias empresas, na tentativa de, o quanto antes, ser contratado. Assim que tal fato ocorra, compromete-se a comunicar este r. Juízo o nome da empresa para fins de desconto de pensão em folha de pagamento.

DOS PEDIDOS

Isto posto e com fundamento no artigo 1699 do Novo Código Civil, requer-se a exoneração do encargo de pensão alimentícia até que, uma vez empregado, possa noticiar o nome da empresa nos autos, a fim que se efetue o devido desconto em folha de pagamento.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Informação de conta corrente para depósito de alimentos
Pedido de expedição de alvará judicial para levantamento de valores de PIS/PASEP e caderneta de p
Pedido de modificação de guarda por parte de genitor
Ação negatória de paternidade (01)
Pedido de anulação de partilha de bens em face de divórcio
Informação de conta do alimentante para depósito de alimentos
Ação de separação judicial litigiosa, cumulada com pedido de alimentos, tendo em vista a agressão
Pedido de homologação de acordo para dissolução de união estável
Pedido de guarda por parte da genitora e seu companheiro, para que a menor torne-se dependente de
Contestação à ação de investigação de paternidade, cumulada com alimentos, sob alegação de falta
Contestação em divórcio litigioso em que o réu pleiteia a majoração do direito de visita ao filho
Terceiro interpõe petição, em autos de divórcio direto, para reconhecimento de propriedade de imó