Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Pedido de declaração de ausência

Petição - Família - Pedido de declaração de ausência


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de declaração de ausência.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO DECLARATÓRIA DE AUSÊNCIA

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A REQUERENTE, conforme atesta a certidão acostada a essa inicial (doc. ....), é casada em regime de comunhão universal de bens com o Sr. .....

Porém, na data de ....., o Sr. ....., deixou sua residência para cumprir com seus afazeres profissionais na cidade de....., tendo ocorrido que neste dia o mesmo não retornou, fato estranho, pois este retornava diariamente para sua residência nesta cidade, fato que provocou a preocupação de seus familiares. A polícia da cidade ( ..... ) foi comunicada e em seguida efetuou buscas, mas não localizou o desaparecido e nem obteve quaisquer notícias de seu paradeiro como consta no doc. ..... em anexo.

O Sr. .... jamais demonstrou problemas psicológicos, vícios e não possuía desafetos que poderiam o levar a seu desaparecimento, o que gera ainda mais a preocupação de sua família que se encontra desamparada durante esse período de sofrimento e angústia. O desaparecido possui os bens relacionados abaixo e outros prováveis. O Sr. ..... não possui administrador dos seus bens, nem mandatário.

DO DIREITO

Amparando os fatos mencionados o Novo Código Civil trata da ausência e a nomeação do curador no art. 22:

"Art. 22. Desaparecendo uma pessoa do seu domicílio sem dela haver notícia, se não houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministério Público, declarará a ausência, e nomear-lhe-á curador".

O Código de Processo Civil, nos artigos 1.159, 1.160 e 1.161 estatui:

"Art. 1.159. Desaparecendo alguém do seu domicílio sem deixar representante a quem caiba administrar-lhe os bens, ou deixando mandatário que não queira ou não possa continuar a exercer o mandato, declarar-se-á a sua ausência".

"Art. 1.160. O juiz mandará arrecadar os bens do ausente e nomear-lhe-á curador na forma estabelecida no Capítulo antecedente".

"Art. 1.161. Feita a arrecadação, o juiz mandará publicar editais durante 1 (um) ano, reproduzidos de dois em dois meses, anunciando a arrecadação e chamando o ausente a entrar na posse de seus bens."

O Novo Código Civil ainda dispõe no Art. 25 que:

"Art. 25. O cônjuge do ausente, sempre que não esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declaração da ausência, será o seu legítimo curador".

Com base nas razões de fato e de direito acima apresentadas, vale-se a requerente da presente de forma a viabilizar a devida administração dos bens do ausente.

DOS PEDIDOS

Isto posto, REQUER:

I - Que julgue procedente a presente ação, sendo declarada a ausência do Sr. ..... pelos motivos supra dispostos;

II - Que seja feita pesquisa completa para o conhecimento dos bens do Sr. .....

III - Arrecadação dos bens e a nomeação da REQUERENTE, como curadora para a administração destes, com fulcro no art. 25 do Novo Código Civil, definindo os poderes e atribuições do curador na forma do art. 24 do C.C.

IV - Que seja julgado procedente o pedido, sendo declarada à ausência do Sr. ..... para que produza todos os efeitos jurídicos.

V - A publicação de editais durante 1 (um) ano, reproduzidos de dois em dois meses, chamando o ausente a entrar na posse de seus bens administrados pela curadora.

VI - Provar o alegado mediante prova documental, testemunhal e demais meios de prova no Direito admitidas, nos termos do art. 332 do Código de Processo Civil, informando desde logo a situação dos bens conhecidos.

Relação dos bens conhecidos:

.....

Dá-se a causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Ação negatória de paternidade de filhos anteriormente assumidos
Pedido de adoção de criança que se encontra sob a guarda do casal
Ação cautelar de separação de corpos, preparatória da ação de separação consensual
Inventário pelo rito de arrolamento - Herdeiros maiores e capazes
Pedido de cancelamento de cláusula de inalienabilidade e impenhorabilidade de imóvel dado em gara
Pedido de alimentos à filho menor, tendo em vista o abandono do lar pelo pai da criança
Contestação à ação de revisão de alimentos, sob alegação de possibilidade de pagamento da pensão
Pedido de declaração de reconhecimento de união estável, cumulada com meação e partilha dos bens
Separação consensual onde não há patrimônio e nem filhos
Medida cautelar de separação de corpos por ambos os cônjuges
Pedido de alimentos em proveiro do cônjuge e da prole
Contestação à ação de indenização por danos morais