Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Comercial Pedido de nulidade absoluta de processo de falência

Petição - Comercial - Pedido de nulidade absoluta de processo de falência


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de nulidade absoluta de processo de falência.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DA ..... VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência manifestar-se sobre o que segue.

DOS FATOS

Não obstante o exíguo prazo para apresentar contestação tenha expirado, a nulidade absoluta do processo pode ser argüida a qualquer tempo, devendo, inclusive, ser decretada ex officio pelo Magistrado competente. Não há que se falar, nesse caso, em preclusão.

Preliminarmente, há que se justificar que, ante a drasticidade do meio escolhido pela Requerente, para haver seu suposto crédito, a Requerida viu-se obrigada a depositar judicialmente a quantia de R$ ......... para elidir a falência pretendida, referente, nos termos do mandado de citação, "ao principal e demais acréscimos legais". Assim, de qualquer maneira, foi elidida a falência, não mais podendo ser decretada, o que conduz à extinção do feito, ex vi do disposto no artigo 11, § 2º, da Lei 7661/45: "Feito o depósito, a falência não pode ser declarada,...".

Contudo, uma mera análise perfunctória do pedido inicial formulado, e documentos que o instruem, revela que deveria ser, ex officio, extinto o processo sem julgamento do mérito, antes mesmo da citação da Requerida.

Isso porque a Lei de Falências determina o seguinte:

ART. 1º. Considera-se falido o comerciante que, sem relevante razão de direito, não paga no vencimento obrigação líquida, CONSTANTE DE TÍTULO QUE LEGITIME A AÇÃO EXECUTIVA.
ART. 10. OS TÍTULOS NÃO SUJEITOS A PROTESTO OBRIGATÓRIO DEVEM SER PROTESTADOS, para o fim da presente Lei, nos Cartórios de Protesto de Letras e
Títulos, onde haverá um livro especial para o seu registro.
ART.!!. Para requerer a falência do devedor com fundamento no art. 1º, as pessoas mencionadas no art. 9º DEVEM INSTRUIR O PEDIDO com a prova da sua qualidade E COM CERTIDÃO DO PROTESTO QUE CARACTERIZA A IMPONTUALIDADE DO DEVEDOR.

Ora, nos presentes autos inexiste certidão de protesto dos títulos, como se pode observar.

Desse modo, há que se concluir pela inexistência de protesto, não caracterização da impontualidade e carência dos requisitos legalmente exigidos para a propositura desta ação, na medida em que os artigos 10 e 11, transcritos, não foram observados pela Requerente. A presente ação, de fato, traduz-se em verdadeira temeridade, ante a deslealdade processual de que se vale a Requerente, seja por dolo ou culpa por imprudência e negligência.

Demais disso, o artigo 15 da Lei 6458/77 determina expressamente que:
ART.15. A cobrança judicial de duplicata ou triplicata será efetuada de conformidade com o processo aplicável aos títulos executivos extrajudiciais, de que cogita o Livro II do Código de Processo Civil, quando se tratar:

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Comercial