Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Comercial Ação cautelar de busca e apreensão por infringência de direitos autorais

Petição - Comercial - Ação cautelar de busca e apreensão por infringência de direitos autorais


 Total de: 15.244 modelos.

 
Requer-se busca e apreensão por infringência da Lei dos Direitos Autorais, visto que a requerida reproduzia a publicação da autora integralmente e sem autorização.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....



...................................., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CPF/MF sob nº ...., com sede na Rua .... nº ...., por seu advogado adiante nominado e assinado, constituído pelo incluso instrumento de mandado (docs. ....), inscrito na OAB/.... com escritório profissional , na Rua .... nº ...., vem respeitosamente perante V. Exa., com fundamento no art. 127 da Lei nº 5.988/73 - Lei dos Direitos Autorais e nos arts. 839 e seguintes do Código de Regência Processual, e demais dispositivos aplicáveis, propor a presente

 
AÇÃO CAUTELAR DE BUSCA E APREENSÃO

contra ........................................, pessoa jurídica de direito privado, registrada junto ao .... Ofício de Registro de Títulos e Documentos sob nº ...., microfilme nº ...., com sede na Rua .... nº ...., Bairro ...., pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

A Requerente, nos termos de seus atos sociais, é empresa criada no ano de ...., atuando na área de orientação de empresas sobre questões fiscais, fornecendo publicações, consultoria, cursos, treinamento e outros.

A Requerida, por sua vez, estabeleceu-se em .... de ...., fixando em seus estatutos sociais o objetivo de assessoria fiscal e tributária por processamento de dados.

Conforme se verifica da documentação ora anexada, o trabalho da requerida consiste simplesmente em reproduzir a publicação da autora e vender a seus clientes passando por computador.

Ressalte-se que essa reprodução é feita sem qualquer autorização da Requerente e de forma a lesar os seus direitos de pesquisa, pois as notas compiladas são integralmente reproduzidas, contando, inclusive, o número das páginas que o leitor deverá consultar, páginas essas próprias da publicação da autora, de vez que o computador não as tem.

Não somente as notas são cópias fiéis, mas também a ordem de apresentação dos trabalhos, etc.

O confronto de uma e outra demonstra inquestionavelmente a reprodução, sem autorização, do trabalho elaborado pela Requerente, empresa tradicional e estabelecida há quase duas décadas, por sua condição de sucessora das EMPRESAS .... e .... Valendo repetir que as notas apresentadas pela Requerida contando os números de páginas atestam, sem qualquer dúvida, essa afirmação.

O direito da autora está resguardado pela Lei nº 5.988/73 - Lei dos Direitos Autorais - de vez que a compilação de textos legais, sua seleção, organização e outros trabalhos constantes de suas publicações constitui-se em criação intelectual, impondo ao reprodutor clandestino a punição prevista legalmente.

Outro fato a atestar o que aqui se relata é o recibo de assinatura firmado pela Requerente em nome de ...., que recebe a totalidade das publicações lançadas pela autora. Até aí nada restaria de estranho, não fosse o assinante esposo de uma das sócias da empresa Requerida, ...., cabendo ressaltar que essa assinatura foi efetuada antes da constituição da empresa Requerida.

Assim, e em face do acima relatado, na proteção de seus direitos é que a autora requer:

a) a apreensão do sistema de dados utilizado para o fornecimento aos assinantes, tudo no endereço onde está a empresa estabelecida, na forma do que dispõe o art. 842 e parágrafos, especialmente o parágrafo 3º, do CPC;

b) seja impedida a Requerida de utilizar o sistema de dados acima referido, fixando-se multa diária para o descumprimento e reincidência de uso de material da Requerente;

c) nos termos do art. 122 da Lei dos Direitos Autorais seja condenada a Requerida ao perdimento em favor da Requerente do material que se apreender, pagando-lhe o preço de venda, ou consoante avaliação, ou, não se conhecendo o número de assinaturas fornecidas fraudulentamente, seja pago à Requerente o valor de duas mil assinaturas;

d) seja julgado procedente o presente pedido, decretando-se a busca e apreensão na forma acima, condenando-se a Requerida ao pagamento das custas processuais e honorários de advogado e demais cominações requeridas;

e) protesta-se por todos os meios de prova em direito admitidas.

Dá-se à causa o valor de R$ .... (....).

Nestes termos,

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

..................
Advogado OAB/...

Veja mais modelos de documentos de: Petição - Comercial
Ação declaratória de inexistência de débito cumulada com sustação de protesto
Recurso especial ante negativa de vigência de lei federal, além de divergência jurisprudencial
Habilitação de crédito em autos de falência (01)
Ação de restituição de bem móvel em face de falência de empresa
Cancelamento de pedido
Medida cautelar de produção sntecipada de provas
Pedido de reconsideração de exclusão dos ex-sócios de ação falimentar
Impugnação à objeção apresentada por credor, em autos de recuperação judicial de empresa
Pedido de declaração de nulidade de duplicata emitida sem causa
Pedido de falência em face de título executivo impago
Embargos de declaração fundados em obscuridade e contradição de sentença monocrática
Pedido de indenização ante à alienação de quotas de sociedade limitada sem comunicação