Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Comercial Impugnação à defesa de falência

Petição - Comercial - Impugnação à defesa de falência


 Total de: 15.244 modelos.

 
Impugnação à defesa de falência, sob alegação de que o protesto do título de crédito é regular.

 

EXMO. SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA DA FAZENDA PÚBLICA, FALÊNCIAS E CONCORDATAS DE .......

AUTOS N.º .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos de falência de ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

IMPUGNAÇÃO À DEFESA

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

Alega a defesa, que o protesto das duplicatas acostadas aos autos não possui eficácia jurídica, eis que a empresa requerida não recebeu pessoalmente a intimação para formalização do protesto cambiário.

Entretanto, a defesa deixou de apreciar o disposto no inciso I, § 3º do art. 94 da Nova Lei de Falência - LEI 11.101/05 "in verbis":
.....
§ 3º. Na hipótese do inciso I do caput deste artigo, o pedido de falência será instruído com os títulos executivos na forma do parágrafo único do art. 9º desta Lei, acompanhados, em qualquer caso, dos respectivos instrumentos de protesto para fim falimentar nos termos da legislação específica".

Ou seja, no caso a nobre curadora especial, deixou de observar que embora a requerida não tenha recebido a intimação pessoalmente dos protestos cambiários, tais foram publicados em edital e publicados na imprensa, conforme se comprova através dos protestos acostados às fls. ..., ... e ... dos autos.

Ainda, cumpre-nos consignar que a requerida regularmente intimada do primeiro protesto nada alegou, como se pode verificar às fls. ... verso, dos presentes autos.

Ademais, apenas para argumentar, com todo o respeito, equivocada está, a interpretação da defesa.

Ao emendar a inicial, requereu a autora, o pedido de falência, também com fundamento no artigo 94 da Nova Lei de Falências.

O artigo 94 , inciso III, f da Nova Lei de Falências, determinam que:

Art. 94: Será decretada a falência do devedor que:

......

VII. ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona o estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domicílio, do local de sua sede ou do seu principal estabelecimento".

§ único. Consideram-se praticados pelas sociedades os atos dessa natureza provenientes de seus diretores, gerentes ou liquidantes.

No caso concreto, a devedora encerrou as suas atividades de forma irregular; sub-repticiamente abandonou seu estabelecimento; desviou seus bens e seu estoque e encontra-se em lugar incerto. As certidões do Oficial de Justiça são provas inequívocas dos fatos, que se enquadram nas disposições legais acima.

Na hipótese legal contemplada, tanto o protesto do título quanto a citação do devedor, por edital, são dispensáveis, e nota-se que no caso em tela, as formas exigidas tanto para o protesto quanto para a citação, foram plenamente cumpridas pela autora.

Da mesma forma, improcedem a alegação de nulidade da citação editalícia da requerida, uma vez que, não sendo encontrado o comerciante no local onde exerce a sua principal atividade; encontrando-se a empresa fechada; caracterizado está o estado de insolvência.

§1º Deferindo a petição, o juiz mandará citar o devedor para, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, apresentar defesa. Feita a citação, será o requerimento apresentado ao escrivão, que certificará, imediatamente, a hora da sua entrada, de que se conta o referido prazo. Se o devedor não for encontrado, far-se-á citação por edital, com o prazo de 3 (três) dias para a defesa. Findo o prazo, ainda que à revelia do devedor, o escrivão o certificará e fará os autos conclusos ao juiz para a sentença"(grifamos)

Entretanto, uma vez que a autora entrou com pedido de Falência contra a requerida,o MM. Juiz em despacho proferido às fls. ..., determinou fossem os autos encaminhados a defensoria pública para ser promovida a defesa.

Ademais, a defesa não pode utilizar-se de normas do Código de Processo Civil, uma vez que o processo falimentar possui rito próprio, os quais, conforme se verifica através dos presentes autos, foram plenamente respeitados.

Portanto, superadas estão as preliminares argüidas pela nobre defesa, estando descartada a nulidade da citação por edital da requerida, sendo ainda, totalmente improcedente a alegação de que os protestos das duplicatas acostadas aos autos não possuem eficácia jurídica.

DO MÉRITO

Instalada a controvérsia e afastada a revelia diante da negativa geral formulada pela Curadora Especial, a autora ratifica em todos os seus termos a exordial e emenda.

Ademais, a autora juntou aos autos títulos de dívida líquida e certa, regularmente protestados e acompanhados das cópias de notas fiscais e dos comprovantes de entrega das mercadorias. Tais documentos justificam e comprovam integralmente o pedido de falência formulado na exordial e emenda.

DOS PEDIDOS

Face ao exposto e do que nos autos constam, estando ultrapassadas as preliminares invocadas, respeitosamente requer pela Decretação da Falência da requerida.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Comercial
Medida cautelar inominada ante uso indevido de nome de outra empresa para obtenção de lucro
Medida cautelar de protesto contra alienação de bens
Aprenda a configurar assinatura do seu e-mail
Pedido de falência por iniciativa do devedor (03)
Contestação à ação declaratória cumulada com indenização por dano moral
Pedido de falência em face de título executivo impago
Habilitação de crédito trabalhista retardatário em ação falimentar (01)
Pedido de declaração de nulidade de duplicata emitida sem causa
Habilitação de crédito em autos de falência (01)
Contestação à medida cautelar de sequestro movida pelo banco
Contestação à ação Cautelar de Sustação de Protesto sob a alegação de falta de pagamento
Ação de declaração de inexistência de dívida cumulada com sustação de protesto