Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Impugnação à exceção de incompetência, argüindo-se foro de eleição

Petição - Civil e processo civil - Impugnação à exceção de incompetência, argüindo-se foro de eleição


 Total de: 15.244 modelos.

 
Impugnação à exceção de incompetência, argüindo-se foro de eleição.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor

IMPUGNAÇÃO À EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA

interposta por ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Proposta ação de Busca e Apreensão fundamentada em contrato de alienação fiduciária e adesão a grupo de consórcio, autuada sob número .........., foi expedida Carta Precatória para a cidade de ..........., Estado do .......; para a citação do excepiente, uma vez não ter sido deferida a Busca e Apreensão requerida.

Ocorre que, interpõe o requerido, ora excipiente, a presente Exceção de Incompetência alegando ser este Juízo incompetente para o julgamento da Ação de Busca e Apreensão, requerendo a remessa dos autos para a Comarca de .........., onde mora. Relatou em suas razões que, de acordo com a jurisprudência citada, o foro competente para processamento e julgamento do feito seria a àquela Comarca.

Tais alegações não merecem prosperar, pois tal entendimento vem a contrariar não só a dominante e pacífica jurisprudência, como ao bom senso e moralidade que norteiam o judiciário, se não vejamos:

Conforme podemos concluir dos autos, o requerido, ora excipiente, às fls. 09 dos autos de Busca e Apreensão, é cessionário de um contrato de Alienação Fiduciária, efetuado entre a excepta e terceira pessoa. Desta forma, sendo ele cessionário, por direito, o mesmo aceitou todas as condições do contrato estipulado, inclusive com a eleição do foro, sendo esta comarca competente para dirimir quaisquer problemas originados pelo referido Contrato.

DO DIREITO

Importante destacar que o contrato de consórcio estabelece relações multilaterais com ênfase no vínculo obrigacional entre o consorciado individualmente considerado e a coletividade de consorciados integrantes do grupo. Dessa forma, a ação judicial fundada no contrato de participação em grupo de consórcio envolverá interesses coletivos, independentemente do pólo em que estiver, ativo ou passivo. Sendo o grupo de consórcio verdadeira associação de consumidores, é evidente que os respectivos direitos e interesse deverão ser tutelados. A especificidade do contrato de consórcio, destacada a sua natureza coletiva, não escapa desapercebida da autoridade normatizadora e fiscalizadora do Sistema de Consórcio, o Banco Central do Brasil, que estabelece na Circular no 2.766/97 a prevalência do interesse coletivo sobre o individual.

Então, seguindo este raciocínio lógico, temos que nos conflitos decorrentes do contrato de consórcio o foro competente para dirimi-los há de ser o do domicílio de constituição do grupo e não do consorciado. A facilitação do acesso ao Poder Judiciário é de ser assegurada ao grupo de consorciados, já que a atuação se dará na defesa dos direitos e interesses coletivamente nele abrigados.

É o entendimento do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em julgamento a respeito da matéria:

"COMPETÊNCIA - Foro de eleição - Cláusula expressamente consignado no contrato, que atende à norma do artigo 111 do CPC - Prevalência, portanto que há de ser respeitada, eis que pactuada com livres disposição de vontade das partes - Exceção de incompetência procedente.

Ementa Oficial: Competência - Foro de eleição - Legitimidade de cláusula - Prevalência da nomeação do foro - Contrato de consórcio de veículos e escolha livre do foro no tocante a competência territorial para as ações oriundas de direitos e obrigações do mesmo contrato, perfeitamente válida é a eleição de foro, mesmo porque está consignada com a súmula 335 dç-STF. Agravo Improvido (Rel. Des. Negi Calixto - 2ª C. - RT 653/168).

O mesmo entendimento teve o Tribunal de Alçada do Estado do Paraná, no Acórdão no 8.489, 6ª Câmara Cível, Rel. Paulo Habith:

"Processual Civil. Competência. Agravo de Instrumento. Exceção de incompetência. Execução contra devedor solvente. Arrendamento mercantil - Leasing".

Deslocamento da competência para o foro do domicílio do réu. Regra geral e comum. Inaplicabilidade Prevalência do foro eleito para satisfação da obrigação. Praça de pagamento. Prevalência da regra especial - art. 100, inc. IV, letra "d" do Código de Processo Civil - Sobre a de caráter geral.

Código de Defesa do Consumidor. Aplicabilidade. Nulidade de cláusula potestativa. Manutenção do contrato.

Ademais, o contrato elege a Comarca de ............, Estado do ......... para a solução de quaisquer problemas ordinários na execução do citado contrato. Mais ainda, o bem objeto da presente ação, foi adquirido e negociado nesta Comarca de ...........

Ainda, não houve comprovação nos autos, prejuízo ao excipiente na presente ação, sendo esta ação apenas uma medida protelatória.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, ....................., pelas razões expostas, requer a Vossa Excelência, seja a presente ação julgada improcedente, declarando-se como Juízo competente para o julgamento da mesma Comarca de ........, condenando o excipiente ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, forma pela qual estarão satisfeitos os mais altos anseios de JUSTIÇA.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação para ressarcimento de danos
Contestação à ação de reparação de danos, sob alegação de ausência de cobertura de danos morais p
Impugnação à contestação em ação de busca e apreensão
Ação declaratória de ausência
Monitória visando a cobrança de valores decorrentes de contrato de compromisso de compra e venda
Ação civil pública proposta em face de escola técnica que lesa consumidores
Ação ordinária para anulação de título de crédito (02)
Ação de dissolução de sociedade civil proposta pelo sócio
Contestação, por parte de possuidor de boa-fé, em que se requer o benefício de retenção por benfe
Agravo retido de contestação apócrifa
Ação de resolução de contrato de compra e venda
Interposição de ação monitória por encontrar-se o cheque já prescrito