Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contra-razões de apelação de ação ordinária para concessão de benefício previdenciário

Petição - Civil e processo civil - Contra-razões de apelação de ação ordinária para concessão de benefício previdenciário


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO - CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M. ___ª VARA FEDERAL DE ____________ - SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ____________.

Processo nº

Contra-Razões de Apelação

____________, brasileiro, casado, trabalhador rural, RG nº ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, ____, ____________, ___, por seu procurador ao fim assinado, o qual tem endereço profissional à Rua ____________, ____, s. ____, CEP ______-___, ____________, ___, Fone/Fax ____________, nos autos da AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO, processo nº ____________, no qual contende com ____________, qualificado nos autos, vem apresentar as inclusas CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO, cuja juntada requer.

N. Termos,

P.E. Deferimento.

____________, ___ de ______ de 20__.

p.p. ____________

OAB/

CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

Contra-razões de apelação oferecidas pelo Apelado ____________, na Ação Ordinária para Concessão de Benefício Previdenciário, processo nº ____________, no qual contende com os Apelante ____________.

Egrégio Tribunal:

A sentença de fls. ___ dos autos, proferida pelo M.M. Juiz Federal da ___ª Vara Federal de ____________, ___, nos autos do processo acima identificado, não merece as reformas pretendidas pelo Apelante, conforme adiante se demonstra:

1. A R. Sentença de fls., de forma irretocável, elencou os requisitos legais para a concessão do benefício pleiteado, analisou a prova produzida, e concluiu pela procedência da ação.

2. A fls. ___, o Ilustre Magistrado de origem, com base no art. 42 da Lei nº 8.213/91, definiu os três requisitos necessários para a obtenção de aposentadoria por invalidez: "a) incapacidade permanente; b) qualidade de segurado; c) carência".

3. Ao confrontar tais requisitos com a prova do processo, não teve dúvidas de que os mesmos se faziam presentes:

"Assim sendo, preenchidos os requisitos necessários, o deferimento da aposentadoria por invalidez ao autor é medida que se impõe. Saliento que o benefício é devido a partir da data do requerimento administrativo, à exceção das parcelas vencidas." (fls. ___)

4. Dessa forma, não deve prosperar o apelo do ____________.

5. Não tem fundamento a alegação da autarquia de que não tenha sido comprovada a condição de segurado do Autor (fls. ___).

6. O Autor acostou a inicial documentos, corroborados pela prova testemunhal produzida, que dão conta do fato de que ele sempre trabalhou no campo, juntamente com sua família, desde a infância até os dias de hoje.

7. Pleiteia ainda o Apelante que seja a R. Sentença reformada, de forma a que se concedam somente as parcelas vencidas a partir da data da perícia (fls. ___).

8. Também neste ponto não há substrato a pretensão do ____________.

9. A própria autarquia, quando da realização do exame na ocasião em que o Autor formulou o primeiro requerimento administrativo (__/__/____), verificou que o mesmo era incapaz para o exercício de suas atividades laborativas, tendo negado o benefício com base em "perda da qualidade de segurado".

10. Renovado o pedido, em __/__/____, nova perícia foi realizada e, novamente, constatou-se a incapacidade.

11. O art. 43, § 1º, da Lei nº 8.213/91 estabelece:

"(...)

§ 1º - Concluindo a perícia médica inicial pela existência de incapacidade total e definitiva para o trabalho, a aposentadoria por invalidez será devida:

(...)

b) ao segurado empregado doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual, especial e facultativo, a contar da data do início da incapacidade ou da data da entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de trinta dias."

12. Não bastasse ter o ____________ reconhecido a incapacidade desde o primeiro requerimento, o laudo pericial, no item IV, conclui:

"IV - Desde que época a parte autora está incapacitada?

Desde o acidente."

13. Assim, a incapacidade do autor sempre esteve presente.

14. Não se pode admitir a assertiva posta a fls. ___ de que o pagamento das prestações "relativas ao período pretérito da realização da prova pericial (...) somente não foi alcançado antes face à sua total inércia".

15. O não pagamento se deu por ilegal resistência do ____________.

Isto Posto, requer seja integralmente mantida a R. Sentença, eis que a apelação interposta é desprovida de fundamentos válidos para operar qualquer modificação.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20___.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil