Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação sumária de indenização ante o falecimento de cônjuge em acidente de trânsito

Petição - Civil e processo civil - Ação sumária de indenização ante o falecimento de cônjuge em acidente de trânsito


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação sumária de indenização ante o falecimento de cônjuge em acidente de trânsito.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO SUMÁRIA DE RESPONSABILIDADE CIVIL

em face de

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A ora Requerente, na qualidade de esposa da vítima, propõe a presente ação, visando indenização pelo danos materiais e morais, sofridos por ocasião do falecimento de seu cônjuge, conforme fatos a seguir narrados.

No dia ..../..../...., por volta das .... horas, o marido da autora - .... - quando trafegava com sua bicicleta pela Rua ...., foi atingido pelo caminhão da Ré que, na ocasião era dirigido por seu preposto ..... Estava sendo realizada manobra para estacionar, sendo dada a marcha-ré, ocasião em que a vítima foi atingida.

As testemunhas que presenciaram o acidente, afirmaram que o motorista do veículo causador do acidente, apesar da baixa velocidade, não tomou as precauções necessárias e devidas quando buscava estacionar.

Em virtude dos ferimentos sofridos, a vítima veio a falecer, conforme laudo em anexo.

DO DIREITO

Dispõe o art. 186, do Código Civil que:

"Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
A verificação da culpa e a avaliação da responsabilidade regulam-se pelo disposto neste Código, arts. 927a 943 e 944 a 954."

Por seu turno, dispõe o art. 942, do mesmo diploma legal, que:

"Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado, e, se tiver mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação."

Dispõem, ainda, os art. 932, III, que:

"São também responsáveis pela reparação civil:
(...)
III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele."

Em reforço, dispõe o inciso I, do art. 948, do mesmo Código, que:

"No caso de homicídio, a indenização consiste, sem excluir outras reparações:
I - no pagamento das despesas com o tratamento da vítima, seu funeral e o luto da família;
II - na prestação de alimentos, às pessoas a quem o morto os devia, levando-se em conta a duração provável da vida da vítima."

É pacífico o entendimento, em nossos Pretórios, sobre o direito-dever de indenizar nos casos de culpa em acidentes de trânsito, como matéria por demais tranqüila.

Tanto é verdade que o Supremo Tribunal Federal já consolidou a matéria, através da Súmula nº 490, que reza:

"A pensão correspondente à indenização oriunda de responsabilidade civil deve ser calculada com base no salário mínimo vigente ao tempo da sentença e ajustar-se-á às variações ulteriores."

A liquidação dos danos deverá, em conseqüência, incluir:

a) as despesas com o funeral, luto e jazigo;

b) dano moral, no valor de .... salários mínimos;

c) indenização equivalente a .... salário mínimo mensal até o limite provável de vida do falecido, na média de 65 (sessenta e cinco) anos de idade;

d) juros compensatórios, custas e honorários advocatícios, tudo devidamente atualizado até a data do efetivo pagamento.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto a autora requer:

a) a citação da ré, com as advertências legais, na pessoa de seu representante legal, através de correspondência, ex vi do disposto nos artigos 222 e seguintes do CPC para, querendo, no dia e hora a serem designados, comparecer à audiência de instrução e julgamento, apresentando a defesa que tiver, sob pena de revelia e confissão;

b) a condenação da ré, ao pagamento das parcelas relativas ao funeral e jazigo, dano moral no valor de .... salários mínimos e obrigação de constituir um fundo indenizatório, em títulos, que garanta o pagamento de .... salários mínimos mensais à viúva, até a idade provável de vida do falecido, estimada em 65 (sessenta e cinco) anos de idade; e

c) correção monetária, juros, custas e honorários advocatícios de 20% sobre o valor da condenação, apurado por simples cálculo do contador.

Protestando por todas as provas em direito admitidas, sobretudo depoimento pessoal do condutor do veículo, pena de confissão, oitiva de testemunhas, conforme rol abaixo, juntada de documentos.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

ROL DE TESTEMUNHAS:

1) .... (qualificação), portador do RG nº ...., CPF ....., com endereço na Rua ...., nº ...., na Cidade de .....;

2) .... (qualificação), portador do RG nº ...., CPF ....., com endereço na Rua ...., nº ...., na Cidade de .....;


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil