Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação indenizatória de acidente de trânsito

Petição - Civil e processo civil - Ação indenizatória de acidente de trânsito


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO INDENIZATÓRIA - ACIDENTE DE TRÂNSITO - CULPA CONCORRENTE - APELAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ – ___.

Processo nº

Apelação

____________, brasileiro, casado, aposentado, RG nº ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliado a Rua ____________, _______, bairro ____________, ____________, ___, CEP ____________, inconformada com a sentença de fls. ____________, proferida nos autos da AÇÃO INDENIZATÓRIA, processo nº ____________, no qual contende com ____________, qualificado nos autos, vem respeitosamente apresentar APELAÇÃO, forte no art. 513 e ss. do CPC, nos termos das razões anexas.

Requer, ainda, conceda-se ao Autor o benefício da assistência judiciária gratuita, nos termos da Lei nº 1.060/50, eis que não tem mais condições de arcar com as despesas do processo e honorários de advogado sem prejuízo do sustento próprio e de sua família.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

P.P. ____________

OAB/

RAZÕES DE APELAÇÃO

Razões do Apelante ____________, na Ação Indenizatória, processo nº ____________, que move contra o Apelado ____________.

Egrégio Tribunal:

A sentença de fls. ___ dos autos, proferida pelo M.M. Juiz de Direito da ___ª Vara Cível da Comarca de ____________, ___, nos autos do processo nº ____________, data maxima venia, deve ser integralmente reformada, conforme adiante se aduz:

O veículo do Apelante, no dia __/04/20__, por volta das 23:00, era conduzido por terceiro, com o sinal de "pisca-alerta" ligado, encontrando-se a uma distância de aproximadamente dez (10) metros de veículo que seguia a sua frente.

O automóvel que se encontrava a frente do veículo do Apelante estava sendo empurrado, pois apresentava problemas mecânicos.

O Apelado colidiu contra a traseira do veículo do Apelante, causando danos.

O acidente deu-se em via asfaltada, que conta com duas (2) pistas em sentido único (mão-única) e espaço para estacionamento dos dois lados.

O local é plano, e permite uma visibilidade de mais de cem (100) metros.

Não chovia na ocasião.

Entendeu o M.M. Juiz de origem que o veículo do Autor deveria ter sido estacionado, e não deveria estar sendo conduzido de forma a acompanhar outro carro (fls. ___).

Reconhece o Magistrado que "o acidente poderia ter sido de maiores proporções. O veículo do réu poderia ter atingido aqueles que empurravam o veículo que apresentava o defeito mecânico.". (fls. ___)

Com relação à conduta do Apelado, o julgador reconhece sua culpa, por "estar conduzindo seu veículo sem atenção" (fls. ___) e que estavam, o Apelado e sua namorada, lendo o manual de instruções do carro tentando descobrir de onde provinha barulho de água no painel (fls. ___).

O Magistrado sentenciante não foi aquele que presidiu a audiência de instrução e julgamento, além de ter o depoimento da namorada do Apelado sido tomado por precatória.

Afirmou, em suas razões de decidir (fls. ___), que a prova era "escassa".

Na R. Sentença atacada, todavia, entendeu que ambas as partes concorreram com culpa pelo acidente, determinando que cada uma indenizasse o adverso em metade dos danos respectivamente causados.

Nos casos em que se trata de colisão contra a traseira, presume-se culpado aquele que provocou a colisão.

Essa presunção somente se elide por prova em contrário, prova essa que fica a cargo de quem se presume culpado, no caso, o Apelado.

O Apelado afirmou na contestação (fls. ___) que o condutor do veículo do Apelante havia parado na pista.

Não foi o que ocorreu.

O veículo do Apelante seguia a distância segura do veículo da frente, - fato este que não foi objeto de contestação, nem de prova em contrário – e estava em movimento.

A única testemunha que prestou compromisso, questionado pelo procurador do Réu, afirmou (fls. ___):

"ppr: Se estava com o pisca alerta ligado?

T: Estava.

ppr: No seu veículo ou no outro?

T: No outro, porque no meu veículo não funcionava absolutamente nada.

ppr: Como é que o senhor sabe informar dos fatos se o senhor estava de costas?

T: Porque eu levei um susto com o barulho, porque o carro estava com o pisca alerta ligado atrás de mim e o meu não tinha farol nenhum, então a gente justamente ligou do carro de trás para advertir porque o meu carro nada funcionava."

Como se verifica, foi justamente com a intenção de evitar acidentes que o veículo do Apelante trafegava atrás do veículo que vinha sendo empurrado.

O Apelado tinha ampla visão. Poderia ter parado a tempo ou desviado para a pista do lado esquerdo.

Como não viu o veículo do Apelante, também não teria visto o veículo que estava a sua frente e teria colidido contra as pessoas que o empurravam.

Ou, ainda, teria colidido contra qualquer outro veículo que trafegasse a sua frente em menor velocidade, eis que não estava prestando atenção ao tráfego.

Assim, o acidente teria acontecido de qualquer forma, estivesse ou não o veículo do Apelante atrás do carro que era empurrado.

Por esse motivo, mesmo que o condutor do automóvel do Apelante tivesse agido com culpa, o que se afirma para fins de argumentação, seu ato não contribuiu para o acidente.

O único que poderia evitar a colisão era o Apelado, o qual, se estivesse dirigindo com atenção, teria conseguido frear a tempo ou teria simplesmente tomado a pista do lado.

Aponta nesse sentido a lição de JOSÉ DE AGUIAR DIAS:

"Se, embora culposo, o fato de determinado agente era inócuo para a produção do dano, não pode ele, decerto, arcar com prejuízo nenhum.

O que se deve indagar é, pois, qual dos fatos, ou culpas foi decisivo para o evento danoso, isto é, qual dos atos imprudentes fez com que o outro, que não teria conseqüências, de si só, determinasse, completado por ele, o acidente. Pensamos que sempre que seja possível estabelecer a inocuidade de um ato, ainda que imprudente, se não tivesse intervindo outro ato imprudente, não se deve falar de concorrência de culpa. Noutras palavras: a culpa grave necessária e suficiente para o dano exclui a concorrência de culpas."

(DIAS, J. A. Da responsabilidade civil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1950. vol. II. p. 287-288.)

Aquele que dirigia o veículo do Apelante não obrou com culpa. Ao contrário, evitou que o acidente tivesse maiores conseqüências, como reconheceu o julgador.

E, mesmo que se entenda que não deveria estar o veículo sendo conduzido atrás do automóvel que era empurrado, esse fato, por si só, não provocaria o acidente.

O acidente foi provocado única e exclusivamente pela conduta culposa do Apelado, que colidiu contra a traseira, por "não conseguir frear a tempo".

Desse modo, não há que se falar em concorrência de culpas.

Para fins de eventual recurso extremo, requer o Apelante que a C. Câmara manifeste-se acerca dos arts. 186, 927 e, em especial, 945, todos do Código Civil, para que a matéria fique devidamente pré-questionada.

Isto Posto, requer seja a R. Sentença reformada, de modo a que se atribua a culpa exclusiva pelo ato ilícito ao Apelado, sendo este condenado ao pagamento integral dos danos causados ao Apelante, e julgando-se totalmente improcedente o pedido contraposto, modificando-se inclusive os ônus de sucumbência.

N.T.

P.E.D.

____________, ___ de ____________ de 20__.

P.P. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação à ação reivindicatória, alegando a aquisição do imóvel reivindicado
Compra e venda com nulidade de usufruto de propriedade da filha menor
Pedido de prazo para habilitação nos autos, em face de falecimento da parte autora
Alegações finais em embargos de terceiro
Ação de despejo por falta de pagamento cumulada com Cobrança de aluguéis
Ação cautelar de alimentos provisionais
Pedido de indenização, tendo em vista danos advindos de acidente de trânsito causado pela emprega
Ação de reintegração de posse com pedido de homologação do acordo
Ação declaratória de nulidade de duplicatas cumulada com perdas e danos
Revisão de pensão previdenciária com atualização dos atrasados
Interposição de recurso especial sob alegação de violação à lei federal
Juntada de cópia da sentença