Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trânsito Recurso contra notificação de penalidade

Petição - Trânsito - Recurso contra notificação de penalidade


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECURSO CONTRA NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE


Exmo Sr.

Presidente da JARI - DETRAN/___

Rua ____________, nº ____

CEP ____________

____________ - ___
 

Processo Administrativo nº

 

____________, brasileiro, solteiro, advogado inscrito na OAB/RS sob o nº ______, residente e domiciliado à Rua
____________, nº ____, apto ____, Bairro ____________, em ____________, ___, inscrito no CPF sob o n.
____________ e portador da Carteira de Identidade - RG sob o n. ___________, vem respeitosamente a presença de V.
Sa. apresentar RECURSO CONTRA NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE - PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº ______, pelos fatos e fundamentos que a seguir passa a expor:
 

DOS FATOS

1. O Recorrente recebeu há aproximadamente 15 dias notificação de imposição de penalidade referente ao processo administrativo nº ____________, tendo em vista que "...o condutor foi notificado da instauração do processo administrativo, sendo-lhe assegurados o contraditório e a ampla defesa. Todavia, o condutor não exerceu seu direito de apresentar defesa no prazo legal, sendo, o processo, instruído e julgado a revelia".

2. Tal notificação causou surpresa ao Recorrente, uma vez que - ao contrário do disposto na notificação - ele apresentou sua defesa no prazo legal de trinta dias, conforme cópia da defesa devidamente protocolada no Detran/___ em ___ de abril de 20__, a qual é anexada ao presente recurso.

3. Desta forma, o processo administrativo não poderia ter sido julgado à revelia, como anunciado, mas sim, com o exame da referida defesa, deferindo ou indeferindo os requerimentos do Recorrente.
 

DO PRAZO

4. O prazo para a apresentação de defesa em processo administrativo, estabelecido de forma geral pelo CTB (Leis 9.503/97 e 9.602/98), em seu artigo 282, § 4º é de, no mínimo, 30 dias, contados da notificação.

5. A notificação da instauração do processo administrativo nº ____________ previu o prazo de "...30 dias a contar do recebimento desta ...", do que se infere que o prazo começou a contar a partir do recebimento da comunicação, feita através de correspondência com Aviso de Recebimento - AR, enviada pelos Correios.

6. Embora a notificação da instauração do processo tenha sido EMITIDA em ___ de março de 20__, a mesma somente CHEGOU ao Recorrente, ou seja, efetivamente NOTIFICOU-O aproximadamente uma semana depois.

7. Tal fato também ocorreu na notificação da imposição de penalidade ora combatida, pois, apesar de constar como data de emissão o dia ___ de abril de 20__, a mesma somente chegou ao conhecimento do Recorrente quinze dias depois.

8. Desta forma conclui-se que a data do início da contagem do prazo para o recurso deve ser contada a partir da data assinalada no aviso de recebimento - AR, que notificou o Recorrente.

9. Não basta, pois, que a autoridade administrativa simplesmente não receba a defesa interposta sob a alegação de intempestividade, sem ao menos certificar-se acerca do início da contagem do prazo, que não é da emissão da notificação, mas sim do recebimento da mesma pelo notificado.

10. Por fim, cabe à autoridade administrativa o acolhimento da defesa interposta no processo administrativo nº ____________ e o seu regular julgamento, sem o qual estará sendo tolhido o direito à ampla defesa do Recorrente, bem como incidirá o ato administrativo superveniente em nulidade por inobservância do princípio do contraditório.
 

ISTO POSTO, requer:

a) seja apreciada a defesa interposta no processo administrativo nº ____________, pois apresentada tempestivamente, dando-se por acolhida a argumentação lá exposta;

b) seja cancelado / suspenso o processo administrativo nº ____________, haja vista a redução de pontos no prontuário do Recorrente e a conseqüente não incidência em infração administrativa;

c) para provar o alegado, seja requerido para os Correios cópias dos comprovantes de aviso de recebimento - ARs referentes às notificações de instauração de processo e de imposição de penalidade, ratificando a alegação de tempestividade das peças de defesa apresentadas.
 

Nestes termos

Pede e espera deferimento.
 

____________, ___ de ____________ de 20__.
 

____________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trânsito
Ação de indenização por acidente de trabalho contra o INSS
Recurso contra auto de infração de trânsito por excesso de velocidade
Ação sumária de responsabilidade civil por acidente de trânsito
Ação de indenização da seguradora contra o causador do acidente
Contestação à ação cominatória para transferência de veículo
Defesa em auto de infração
Alegações finais do autor em indenização por morte em acidente de trânsito
Medida cautelar de busca e apreensão de veículo
Recurso contra decisão denegatória de tempestividade da defesa
Ação de reparação de danos causados em acidente de veículos
Recurso administrativo de multa de trânsito por conduzir veículo com chassi, placa e selo adulter
Razões finais do réu em ação de indenização por acidente de veículo