Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Reclamatória trabalhista de salários atrasados

Petição - Trabalhista - Reclamatória trabalhista de salários atrasados


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA - INICIAL - SALÁRIOS ATRASADOS

EXMO. SR. DR. JUIZ PRESIDENTE DA ___ª VARA DO TRABALHO

COMARCA DE ___________

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA, contra:

___________ LTDA., pessoa jurídica de direito privado, CNPJ nº ___________, estabelecida à Rua ___________, nº ____, Bairro ___________, CEP ___________, ___________, ____, pelos fatos e fundamentos jurídicos que a seguir passa a expor:

DOS FATOS

01 - O Reclamante foi admitido na empresa ___________ Ltda., dia __/01/99, para o cargo de auxiliar geral, com remuneração básica de R$ ______ (___________ reais) por mês e insalubridade de 20% (vinte por cento)(doc. 02).

02 - A Reclamada rescindiu contrato laboral sem justa causa com o Reclamante dia __/09/2002, e até o presente momento, embora marcada a rescisão contratual no Sindicato, a mesma não compareceu, portanto não ressarciu as verbas pendentes.

03 - A Reclamada em agosto de 1999, deixou de depositar na conta vinculada do FGTS do Reclamante seus valores de direito.

04 - Esta inadimplência se sucederia, por mais 31 (trinta e um) meses, como adiante demonstraremos.

05 - A Reclamada, não concedeu ao Reclamante, dois períodos de férias, pois o mesmo as tirou pela última vez em junho de 2000, referente aos períodos de 01/99 à 01/2000.

06 - O último salário que o Reclamante recebeu foi o de abril de 2002, portanto, deve a Reclamada os meses maio, junho e julho do mesmo ano.

07 - Da rescisão contratual, a Reclamada não repassou ao Reclamante, nenhum de seus direitos rescisórios, tais como, 13º salário e férias proporcionais e a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

DOS DIREITOS

I – DO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO

08 - Durante este período de trabalho a empregadora não depositou o percentual devido na conta bancária vinculada do empregado junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por 32 (trinta e dois) meses.

09 - Estas irregularidades são provadas pelos extratos da conta vinculada do FGTS acostadas a esta petição(docs. 03 e 04). Os meses devidos são: agosto à dezembro de 1999, janeiro, abril, agosto à dezembro de 2000, janeiro à dezembro de 2001 e janeiro à agosto de 2002.

10 - Estes depósitos em conta vinculada são de responsabilidade exclusiva do empregador. Diante deste dever jurídico, o Tribunal Regional do Trabalho, esclarece:

"FGTS. Regularidade. Responsabilidade do empregador. A responsabilidade pela efetividade dos depósitos do FGTS incumbe ao empregador, não se podendo transferir ao empregado a incumbência de perseguir diferenças notadas, quando da liberação. Caracterizando-se culpa in vigilando, deve a reclamada pagar ao reclamante as diferenças apuradas, buscando, posteriormente, ressarcimento, junto aos órgãos competentes. Recurso Ordinário parcialmente provido. Recurso adesivo provido. Ac. TRT 10º Reg. 3º T.(RO 9735/94), Rel. Juiz Alberto Luiz Brescian de Fontan Pereira, DJ DF 6.10.95 pág. 14.581."

11 - A Lei nº 8.036/90 dispõe sobre a regulamentação básica do FGTS, definindo que o empregador deverá efetuar na rede bancária, depósito correspondente a 8% (oito por cento)da remuneração paga ao trabalhador no mês anterior, conforme define o art. 15 da lei acima citada:

"Art. 15. Para os fins previstos nesta Lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, até o dia sete de cada mês, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal a que se refere a Lei n. 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificações da Lei n. 4.749, de 12 de agosto de 1965."

12 - Tratando-se da não realização dos depósitos do FGTS, conforme determina o artigo supra citado, os valores deverão ser atualizados com juros e multas previstas no art. 22 da Lei 8.036/90, que define:

"Art. 22. O empregador que não realizar os depósitos previstos nesta Lei no prazo fixado no art. 15 responderá pela atualização monetária da importância correspondente. Sobre o valor atualizado dos depósitos incidirão, ainda, juros de mora de 1% ao mês e multa de 20%, sujeitando-se, também, às obrigações e sanções previstas no Decreto-lei n. 368, de 19 de dezembro de 1968.

§ 1º A atualização monetária de que trata o caput deste artigo será cobrada por dia de atraso, tomando-se por base os índices de variação do Bônus do Tesouro Nacional Fiscal - BTN Fiscal, ou, na falta deste, do título que vier a sucedê-lo, ou ainda, a critério do Conselho Curador, por outro indicador da inflação diária.

§ 2º ...

§ 3º Para efeito de levantamento de débito para com o FGTS, o percentual de oito por cento incidirá sobre a remuneração atualizada até a data da respectiva operação."

13 -São devidos, portanto, os depósitos referentes aos meses citados (item 9), evidentemente, corrigidos legalmente.

II – DAS FÉRIAS

14 - O direito às férias é assegurado a todo o trabalhador que exerceu durante 12 (doze) meses seu trabalho.

15 - O Reclamante foi admitido dia 26/01/99, seu último dia de trabalho foi 02/09/2002, trabalhou na empresa durante 44 (quarenta e quatro) meses.

16 - O Reclamante tinha o direito de ter usufruído as férias relativas aos períodos de 01/2000 à 01/2001 e 01/2001 à 01/2002, mas, estas não foram gozadas (doc. 05).

17 - Nota-se, que as férias relativas aos períodos de 01/2000 à 01/2001, deveriam ter sido gozadas até janeiro de 2002, esta afirmativa é regradas pelo art. 134 da CLT:

"Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.(...)"

18 - Não foi o que ocorreu. Portanto, este período de férias em atraso, devem ser pago em dobro. É assim que determina o caput do art. 137 da CLT, que transcrevemos:

"Art. 137. Sempre que as férias forem concedidas após o prazo de que trata o art. 134, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração.(...)"

19 - O Reclamante não usufruiu suas férias durante o período legal. Este direito é adquirido, portanto, se não gozado, deve ser ressarcido. Neste sentido o art. 146 da CLT esclarece:

"Art. 146. Na cessação do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, será devida ao empregado a remuneração simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao período de férias cujo direito tenha adquirido.

Parágrafo único. Na cessação do contrato de trabalho, após 12 (doze) meses de serviço, o empregado, desde que não haja sido demitido por justa causa, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de acordo com o art. 130, na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 14 (quatorze) dias."

20 - Além do período de férias devido em dobro, teve o Reclamante o direito de usufruir as férias do período de 01/2001 à 01/2002 e ainda, o direito de ser ressarcido das férias proporcionais de 01/2002 à 08/2002.

21 - As férias são consideradas um direito indisponível e irrenunciável, diante disto, o Tribunal Regional do Trabalho, solidifica tal afirmação:

"Direito na forma de indenização. Por se constituir, no dizer de Arnaldo Süssekind, em "um direito cujo exercício, pelo empregado e satisfação pelo empregador, correspondem a um dever", o gozo das férias é um direito indisponível e irrenunciável, de forma que qualquer transação que tenha por objeto tal direito é nula de pleno direito, face ao disposto no art. 9º da CLT. Faz jus o reclamante, portanto, ao recebimento por forma de indenização das férias não usufruídas. Ac. TRT 15º Reg. 3ºT. (Ac. 005871/95), Rel. Juiz Luiz C. de Araújo, DJ SP 8.5.95, Jornal Trabalhista, Ano XII, n. 570, pág. 854."

22 - Além do trabalhador ter o direito de usufruir do período de férias, o mesmo deverá receber a quantia de 1/3 (um terço) sobre a remuneração básica conforme dispõe o art. 142 da CLT:

"Art. 142. O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data da sua concessão.

§ 1º Quando o salário for pago por hora, com jornadas variáveis, apurar-se-á a média do período aquisitivo, aplicando-se o valor do salário na data da concessão das férias.

...

§ 5º Os adicionais por trabalho extraordinário, noturno, insalubre ou perigoso serão computados no salário que servirá de base ao cálculo da remuneração das férias.

..."

23 - Este dispositivo celetista está resguardado pela Carta Magna no art. 7º, XVII, que dispõe:

"Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos ...:

VII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;"

24 - Sobre o cálculo das férias, deverá estar integrado os demais adicionais, tais como repouso remunerado e insalubridade, pois são estes os direitos agasalhados pelo TRT, quando esclarece:

"Horas extras. Integração nas demais verbas. As horas extras não habituais devem integrar a remuneração das férias porque a norma legal (CLT, art. 142, § 1º), ao referir-se às "jornadas variáveis", prevê, quanto às férias, a apuração da média, o que está longe da exigência de habitualidade; essa lógica também é a que melhor completa o princípio geral de que, sempre que possível, o empregado receberá durante as férias a mesma remuneração do período aquisitivo (TRT/SP, RO 1.394/87, Valentin Carrion, Ac. 8ª T.)."

25 - Férias vencidas são calculadas sobre a remuneração percebida à data do término do contrato de trabalho, ou seja, deverão ser remuneradas na data da época da rescisão.

26 - Quanto as férias proporcionais, 07 (sete) meses, ou seja de janeiro de 2002 há agosto do mesmo ano. O valor a ser pago, deve ser calculado conforme o Parágrafo Único do art. 146 da CLT. Direito este, assegurado e sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho:

"Enunciado 171 - Férias proporcionais

Salvo na hipótese de dispensa do empregado por justa causa a extinção do contrato de trabalho com mais de um ano sujeita o empregador ao pagamento da remuneração das férias proporcionais ainda que incompleto o período aquisitivo de doze meses (art. 142, parágrafo único, combinado com o art. 132 da CLT) (ex-prejulgado 51)."

IV – DOS SALÁRIOS ATRASADOS

27 - O eminente professor Amauri Mascaro Nascimento (Curso de Direito do Trabalho, 11º edição, Saraiva, 1995) expõe um conceito de salário que deve ser analisado:

"Salário é a totalidade das percepções econômicas dos trabalhadores, qualquer que seja a forma ou meio de pagamento, quer retribuam o trabalho efetivo, os períodos de interrupção do contrato e os descansos computáveis na jornada de trabalho."

28 - Durante este período de trabalho, o empregador deixou de efetuar o pagamento integral de 03 (três) salários, dentre os quais, nos meses de maio, junho e julho de 2002.

29 - O Reclamante, vinha recebendo um salário base mensal de R$ _______ (___________ reais), mais o adicional de insalubridade de 20%, no valor de R$ _______ (___________ reais)(doc. 06).

30 - O prazo máximo para pagamento do salário é o quinto dia útil do mês, caso isto não ocorra, o empregador entrará em mora salarial.

O Capítulo II, "DOS DIREITOS SOCIAIS", art. 7º, X, da Constituição Federal de 1988, garante:

"Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

X – proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa;"

31 - Fica, neste momento, a Reclamada, por ter atrasado o pagamento dos salários do Reclamante, obrigada ao ressarcimento destes meses em audiência, do contrário terá que pagá-los em dobro, assim é a regra do art. 467 da CLT:

"Art. 467. Em caso de rescisão do contrato de trabalho, motivada pelo empregador ou pelo, empregado, e havendo controvérsia sobre parte da importância dos salários, o primeiro é obrigado a pagar a este, à data do seu comparecimento ao tribunal do trabalho, a parte incontroversa dos mesmos salários, sob pena de ser, quanto a esta parte, condenado a pagá-lo em dobro."

V – DA RESCISÃO DIRETA

32 - O ilustre professor Amauri Mascaro do Nascimento, em obra já citada, conceitua rescisão direta como:

"Dispensa é a ruptura do contrato de trabalho por ato unilateral e imediato do empregador, independente da vontade do empregado."

- PEDIDOS DECORRENTES DA RESCISÃO -

Do levantamento do FGTS mais 40%

33 - O regulamento da Lei 8.036/90, no Capítulo III, DOS EFEITOS DA RESCISÃO OU EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO, em seu art. 9º, § 1º, dispõe:

"Art. 9º Ocorrendo despedida sem justa causa, ainda que indireta, com culpa recíproca, por força maior ou extinção do contrato a termo, inclusive a do trabalhador temporário, o empregador pagará diretamente ao trabalhador os valores relativos aos depósitos referentes ao mês da rescisão e ao imediatamente anterior que não houver ainda sido recolhido, sem prejuízo das cominações legais.

§ 1º No caso de despedida sem justa causa, ainda que indireta, o empregador pagará diretamente ao trabalhador importância igual a quarenta por cento do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros, não sendo considerados, para esse fim, os saques ocorridos."

34 - É claro, portanto, que partindo a despedida por culpa do empregador, o empregado terá o direito de retirar a quantia referente a conta vinculada no FGTS, e receber, ainda a indenização dos 40% (quarenta por cento) sobre o valor a receber e o saldo atual.

Do 13º salário e férias proporcionais

35 - Conforme os fatos demonstrados nos itens anteriores desta exordial, é transparente os direitos do Reclamante. A Reclamada tem a obrigação, quando rescindi o contrato laboral com o trabalhador, sem justa causa, pagar estas obrigações, já demonstradas anteriormente.

VI – DA MULTA CONTRATUAL

36 - A Reclamada havia marcado para o dia __/09/2002, às 13h30min. a rescisão no Sindicato, para acerto das verbas trabalhistas(doc. 07).

37 - Acontece, que a Reclamada não compareceu no Sindicato, e muito menos, fez o acerto das pendências, prova esta é a declaração do funcionário do Sindicato no documento de aviso prévio emitido pelo empregador.

38 - O Reclamante saturado da inadimplência da Reclamada, pelo descumprimento de obrigações trabalhistas fundamentais, solicitou o pagamento das pendências, ocasião esta, que a Reclamada, comprometeu-se em ressarci-lo das verbas pendentes.

39 - Por diversas vezes, o Reclamante entrou em contato com a Reclamada para saber se esta já tinha marcado um novo horário no Sindicato para promover rescisão.

40 - Passaram-se várias semanas de sua saída da empresa e não foi tomada nenhuma atitude pela mesma, visando cumprir com suas obrigações.

41 - Como não foi respeitado o prazo de rescisão contratual estabelecido no art. 477, § 6º e 8º da CLT, ficará o empregador obrigado a pagar a título de multa o valor do salário de um mês de trabalho de seu funcionário, conforme trata o artigo citado:

"Art. 477. É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações de trabalho, o direito de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa.

...

§ 6º O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos:

a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

...

§ 8º A inobservância do disposto no § 6º deste artigo sujeitará o infrator à multa de 160 BTN, por trabalhador, bem assim ao pagamento da multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário, devidamente corrigido pelo índice de variação do BTN, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa à mora (red. dos §§ 6º a 8º pela L. 7.855/89)."

VII - DA TUTELA ANTECIPADA

42 - A tutela antecipada é uma garantia legal que resguarda a parte que dela desejar, antecipar um pedido pretendido na inicial, o art. 273 do CPC, dispõe:

"Art. 273. O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido da inicial, desde que existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação e:

(...)"

43 - A prova inequívoca é um dos pressupostos da antecipação da tutela, que deve ser clara, não restando, sobre ela, qualquer dúvida de sua autenticidade.

44 - O eminente doutrinador Humberto Theodoro Júnior (Curso de Direito Processual Civil, Vol. II, Editora Forense, 21ª Edição, 1998, pág. 611 e 612), esclarece este requisito, como:

"A antecipação não é de ser prodigalizada à base de simples alegações ou suspeitas. Haverá de apoiar-se em prova preexistente, que todavia, não precisa ser necessariamente documental. Terá, no entanto, que ser clara, evidente, portadora de grau de convencimento tal que a seu respeito não se possa levantar dúvida razoável."

45 - A verossimilhança da alegação, também é um pressuposto para o deferimento da tutela antecipada, o ilustre doutrinador acima especificado, narra com clareza, na mesma obra:

"Quanto a "verossimilhança da alegação", refere-se ao juízo de convencimento a ser feito em torno de todo o quadro fático invocado pela parte que pretende a antecipação da tutela, não apenas quanto a existência de seu direito subjetivo material, mas também e principalmente, no relativo ao perigo do dano e sua irreparabilidade, bem como, ao abuso dos atos de defesa e de procrastinação praticados pelo réu.

Exige-se, em outros termos, que os fundados da pretensão, à tutela antecipada sejam relevantes e apoiados em prova idônea."

46 - O Reclamante foi dispensado da empresa sem justa causa, esta, até o momento não rescindiu legalmente seu contrato laboral, pois há inúmeras pendências a serem ressarcidas.

47 - Há exatos, 32 (trinta e dois) meses de atraso no depósito do FGTS na conta vinculada do Reclamante.

48 - Quando dispensado, a Reclamada, não pagou as verbas trabalhistas, com isso, não ressarciu o Reclamante com a multa dos 40% sobre o saldo do FGTS de sua conta.

49 - O Reclamante, está a meses sem receber absolutamente nada da empresa, e esta não cumpriu com suas obrigações junto a ele.

50 - Os extratos da conta vinculada do Reclamante juntada a este processo, comprovam e reforçam tal afirmação. A prova é mais do que inequívoca, é clara e absoluta.

51 - A prova é idônea, pois foi retirada em nome do Reclamante e comprovam as datas dos depósitos em sua conta, bem como, seu saldo em __/10/2002, que é de apenas R$ ______ (___________ reais) sem nenhum saque, ou depósito da multa de 40% sobre o saldo.

52 - Qualquer defesa sobre este assunto, é apenas uma forma de "procrastinação praticada pelo réu". É uma prova documental, juntada aos autos, que não possui contraditório.

53 - Não há dúvida que o Reclamante está visivelmente prejudicado, pois seu trabalho era única forma de custeio de sua sobrevivência, sem este, o dano torna-se, claramente irreparável.

54 - A Reclamada deverá pagar os valores atrasados atualizados com juros e multas previstas no art. 22 da Lei 8.036/90.

55 - Há 03 (três) meses o Reclamante não recebe o salário integral.

56 - Quanto aos salários, cabe a Reclamada, provar na contestação que realmente pagou seu funcionário, pois do contrário, deve, neste caso, em audiência ser deferida a tutela antecipada, para o recebimento dos salários devidos.

57 - Caso este não for pago em audiência, a Reclamada, deverá pagá-los em dobro, conforme art. 467 da CLT.

Diante do exposto, requer:

a) o deferimento, de imediato da tutela antecipada, referente a quantia devida dos depósitos em atraso na conta vinculada do FGTS, corrigida conforme a Lei 8.036/90, mais 40% sobre o total a receber e o valor já depositado referente a multa de rescisão;

b) a concessão da tutela antecipada, na audiência de Conciliação e Julgamento caso, a Reclamada não pague, neste dia os salários atrasados, valor este, que deve ser deferido em dobro, conforme art. 467 da CLT;

c) o deferimento de alvará para que o Reclamante possa retirar o saldo na conta vinculada do FGTS perante a Caixa Econômica Federal;

d) o valor referente aos salários atrasados nos meses de maio, junho e julho de 1999, intregalizando a este, as quantias referentes ao repouso remunerado e o adicional de insalubridade;

e) o valor correspondente às férias vencidas relativas aos períodos de janeiro de 2000 à janeiro de 2001, janeiro de 2001 à janeiro de 2002; a primeira devida em dobro, a segunda, simples, além, da quantia relativa as férias proporcionais de janeiro de 2002 à agosto do mesmo ano, todas acrescidas de um terço a mais do que o salário normal conforme dispõe o art. 7º, VII da Constituição Federal de 1988;

f) o pagamento dos depósitos de FGTS atrasados referentes aos meses de agosto à dezembro de 1999, janeiro, abril, agosto à dezembro de 2000, janeiro à dezembro de 2001 e janeiro à agosto de 2002;

g) o reconhecimento judicial da despedida sem justa causa;

h) o pagamento da multa contratual no valor de 40% (quarenta por cento) sobre os valores já depositados no FGTS, adicionado, com as quantias pendentes a serem percebidas;

i) o valor correspondente a multa contratual estabelecida no art. 477, § 6º e 8º da CLT, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na empresa;

j) a condenação da Reclamada caso não efetue o pagamento dos salários atrasados na audiência de conciliação, sob pena de quando condenada a restituí-los em dobro, conforme art. 467 da CLT;

l) comunicação a Delegacia do Trabalho para que esta possa aplicar multa relativa ao atraso nos depósitos do FGTS;

m) protesta provar o alegado por todos os meios em Direito admitidos;

n) seja notificada/citada a Reclamada para contestar, querendo, sob pena de revelia e confissão;

o) seja a Reclamada condenada ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios;

p) seja-lhe concedida a assistência judiciária gratuita, pelo Reclamante não ter condições para arcar com custas processuais, pois encontra-se desempregado, conforme Leis 1.060/50, 7.115/83, 5.584/70 e art. 5º, LXXV da Constituição Federal/88;

q) os valores a serem percebidos corrigidos com correção monetária e juros da mora;

r) valores a serem apurados em liquidação de sentença.

Valor da Ação R$ _______

Para efeito de alçada

N. Termos

P.E. Deferimento

___________, ___ de ___________ de 20__.

___________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
Reclamatória visando reconhecimento de vínculo empregatício, com pedido subsidiário de indenizaçã
Reclamatória trabalhista ante despedida sem justa causa, pleiteando-se o pagamento de verbas resc
Ação rescisória de crédito trabalhista
Contestação trabalhista de verbas quitadas
Recurso ordinário de depoimento de testemunhas conflitante com documentos
Recurso de revista de reclamação trabalhista
Reclamante pede o nulidade do motivo dado para a resolução indireta do contrato de trabalho
Reclamatória trabalhista para pleitear pagamento correto de verbas rescisórias, horas extras, adi
Ação trabalhista de trabalhador administrativo
Reclamatória trabalhista, pleiteando-se reajuste nos salários não pagos, férias em dobro e reflex
Reclamação trabalhista de autarquia estadual
Exceção de incompetência em reclamatória trabalhista