Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Contra-razões ao recurso ordinário interposto pelo INSS

Petição - Trabalhista - Contra-razões ao recurso ordinário interposto pelo INSS


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTRA-RAZÕES DE RECURSO ORDINÁRIO - INTERVENÇÃO DO INSS


EXMO. SR. DR. JUIZ DO TRABALHO DA ___ª VARA DO TRABALHO.
COMARCA DE ____________ – ___.


Processo nº


N. T.
P. E. Deferimento.


____________, ___ de ____________ de 20__.


p.p. ____________
OAB/

EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ___ª REGIÃO
COLENDA TURMA
DOUTOS JULGADORES
CONTRA-RAZÕES DE RECURSO ORDINÁRIO


____________ LTDA., já qualificada nos autos da reclamatória trabalhista autuada sob nº ____________ junto a ___ª Vara do Trabalho de ____________, por seu procurador firmatário, respeitosamente, vem a presença deste Egrégio Tribunal, apresentar CONTRA-RAZÕES ao Recurso Ordinário interposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, nos termos que seguem.

I - DO RECURSO ORDINÁRIO:

O INSS ingressou com Recurso Ordinário na Reclamatória Trabalhista proposta pela Sra. ____________, contra ____________ Ltda., ora Recorrida, por não concordar com a natureza indenizatória do valor da conciliação homologada pelo juízo da ___ª Vara do Trabalho de ____________.

O Instituto argumentou que houve fraude aos créditos previdenciários, pois no momento do acordo não foram respeitadas as parcelas salariais sobre as quais haveria possível recolhimento.

Talvez a Recorrente não tenha atentado para o teor do instrumento conciliatório, que afasta integralmente a tese formulada.

II – DO NÃO CABIMENTO DO RECURSO:

À luz do disposto no parágrafo único do artigo 831 da CLT, não é lícito à Previdência Social impugnar o acordo realizado entre as partes.

Ademais, porque realizado em presença de Magistrado Togado que certamente impediria qualquer ocorrência de fraude, ainda se a parte prejudicada fosse o Instituto Nacional de Seguro Social, empresa tão fragilizada em face de seu crescente déficit e tão necessária a todos os brasileiros.

O credor possui toda a liberdade de dispor a respeito dos direitos trabalhistas que pretende cobrar, cabendo às partes apenas transacionar sobre a natureza das parcelas trabalhistas que estão sendo cobradas.

Por conseqüência, impossível se falar a respeito do princípio da proporcionalidade entre a pretensão postulada na inicial e o acordo celebrado em audiência.

É sabido que o princípio da proporcionalidade apenas se impõe se as partes, quando do acordo, não discriminassem os valores pactuados, nem as parcelas a que se referiam, o que não é o caso dos autos.

Desta forma, impõe-se o não conhecimento do presente recurso, por força do disposto no parágrafo único do artigo 831 da CLT.

III - DA CONCILIAÇÃO E DA INEXISTÊNCIA DE FRAUDE:

A ata da audiência é bastante clara, estabelecendo apenas a conciliação entre os litigantes.

Ademais, em seu corpo se conclui os termos do acordo, quais sejam "...as partes esclarecem que o valor total do acordo refere-se ao pagamento de indenização pelos danos morais alegados no item 04 da inicial, cujo pagamento a reclamada faz com exclusivo intuito de prevenir o risco do litígio".

Também, se analisada a peça de contestação, verifica-se que todos os argumentos e verbas pleiteados pela Reclamante foram rebatidos, provando-se através dos documentos juntados.

Desta forma, a composição amigável apenas teve por finalidade prevenir possível litígio acerca do alegado dano moral sofrido pela Reclamante.

Se verificado o seu pedido, encontraremos como base para o Dano Moral o equivalente a 50 (Cinqüenta salários mínimos), que, à época, equivalia a R$ _______ (___________ reais).

Sem adentrarmos ao mérito da ocorrência ou não do dano moral, por certo que para a empresa era muito mais vantajoso acordar pela quantia acertada em audiência do que suportar os custos de um processo, tais como: honorários periciais, honorários advocatícios, bem como, a incógnita acerca do julgamento.

Assim, claro está que o acerto realizado em audiência não teve a intenção de fraudar recolhimentos previdenciários.

IV - DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS:

Desnecessárias maiores delongas acerca do não cabimento de honorários advocatícios na Justiça do Trabalho, salvo casos de credenciamento sindical (Lei 5584/70).

Já que não se trata de atividade advocatícia sindical (assistência judiciária), inviável a fixação de honorários como postulado no Recurso, pelo que se impugna o referido pedido e espera seu indeferimento.

PELO EXPOSTO, a Recorrida requer o recebimento e o acolhimento das presentes contra-razões, para julgar improcedente o Recurso Ordinário, mantendo-se integralmente os termos e os efeitos da conciliação homologada.

N. T.
P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.


p.p. ____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
Reclamatória trabalhista de subempreiteiro
Pedido de reintegração de dirigente sindical ao emprego, o qual foi afastado para apuração de fal
Pedido de desistência da ação
Interposição de embargos de terceiro em sede trabalhista
Contestação à reclamatória trabalhista, afirmando-se inexistir vínculo empregatício com a reclama
Ação de cobrança de contribuição sindical patronal
Ação de cumprimento de dissídio coletivo
Pedido de indenização em face de acidente de trabalho por parte de empregado não qualificado tecn
Reclamatória trabalhista de estabilidade provisória por gravidez
Pedido de anulação de penhora de bem de família
Ação de cobrança em face de prestação de serviços
Reclamatória trabalhista, pleiteando-se o pagamento de horas extras, repouso semanal remunerado,