Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Revisão de pensão previdenciária com atualização dos atrasados

Petição - Civil e processo civil - Revisão de pensão previdenciária com atualização dos atrasados


 Total de: 15.244 modelos.

 

REVISÃO DA PENSÃO PREVIDENCIÁRIA - ATUALIZAÇÃO DOS ATRASADOS

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ______ VARA DA FAZENDA PÚBLICA, FALÊNCIAS E CONCORDATAS

__________________, brasileira, viúva, do lar, portadora do R.G. n.º _________, SSP/RS, regularmente inscrita junto ao CPF/MF sob n.º __________, residente e domiciliada à Rua _______________, n° ___, nesta cidade, por seu advogado e bastante procurador que a esta subscreve (Doc. 01), com escritório à Rua _______________, n° ___, aonde serão recebidas intimações necessárias, vem, respeitosamente, perante Vossa Meritíssima, propor:

AÇÃO ORDINÁRIA DE REVISÃO DE PENSÃO PREVIDENCIÁRIA C/C PEDIDO DE PAGAMENTO E ATUALIZAÇÃO DE ATRASADOS, em face de

IPE - Instituto de Previdência do Estado, autarquia estadual, com Superintendência nesta cidade, na Rua _______________, n° ___, fulcrada no art. 40, parágrafos 3º e 4º da CF/88 c/c na Lei Estadual n.º ____, e demais disposições aplicáveis à espécie, expondo e requerendo o que segue:

I) A requerente é, em decorrência do óbito seu marido, ex-servidor público estadual, ocorrido em __/__/__, o qual era inscrito no órgão previdenciário - IPE, pensionista do requerido, por força do disposto na Lei estadual n.º ____.

II) Com as recente alterações da Legislação Estadual, estabeleceu-se um novo nível pensionário na categoria do ex-servidor supracitado, afetando diretamente a pensão da requerente.

III) Em conformidade com a novel Constituição Federal, bem como também, a principiante Constituição Estadual, tal percentual é de 100% (cem por cento) dos vencimentos percebidos pela categoria, inadmitindo quaisquer reduções.

IV) Ocorre que, pela passagem do tempo, a pensão previdenciária percebida pela Requerente, encontra-se defasada, principalmente, pela omissão da autarquia em revisar corretamente as pensões, pois que, tão-somente aplica os reajustes oficiais, baseando seus reajustes nas pensões previdenciárias da época do falecimento do servidor, e não sobre os vencimentos atualizados de sua classe funcional.

V) Tal defasagem é prontamente reconhecida pela própria Autarquia requerida, a qual embora revise pensões, o faz de forma desacertada, pois utiliza como cálculo base o padrão dos vencimentos e vantagens referentes à categoria funcional do ex-servidor, porém à época do seu falecimento.

VI) Devemos salientar que, a autarquia ré, quando efetua os pagamentos de atrasados, tão-somente limita-se a somar as diferenças encontradas, sem aplicar qualquer espécie de correção monetária sobre os valores devidos.

VII) Ressaltamos ainda que, deixando de - como é certo e devido - usar a tabela atual de vencimentos e vantagens, a autarquia usa a tabela de vencimentos e vantagens da época do falecimento do ex-servidor, que em muito reduz os valores pensionários.

VIII) A Legislação Estadual também instituiu a denominada, GRATIFICAÇÃO ESPECIAL NATALINA AOS SERVIDORES, posteriormente estendida aos pensionistas do órgão previdenciário estadual. Também aqui, a Constituição Federal e Estadual, estipularam novos percentuais, ou seja, tal gratificação (13º salário) deve ser igual ao valor do benefício recebido pelos pensionistas, o que novamente não ocorre. O Requerido vem pagando à Requerente o valor de um salário mínimo Estadual, que, com a devida vênia, lhe socorre o direito a receber as diferenças referentes aos 5 (cinco) últimos anos no valor de R$ ________.

IX) Tem-se, então, flagrante procedimento lesivo, com a retenção por parte da Autarquia, de expressivos valores em detrimento da REQUERENTE.

X) A Constituição da República Federativa do Brasil é clara, "in verbis":

Art. 40.

...

Parágrafo 4º. Os proventos da aposentadoria serão revistos, na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo também estendido aos inativos, quaisquer benefícios e ou vantagens posteriores concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.

Parágrafo 5º. O benefício da pensão por morte corresponderá a totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido, até o limite estabelecido em Lei, observado o disposto no parágrafo anterior.

[Grifo nosso]

XI) Segue daí, que o cálculo do reajuste de pensões e pagamentos do 13º salário, não podem sofrer injustas e inaceitáveis reduções resultantes de quaisquer critérios administrativos, assim sendo, não restou a autora buscar o devido pronunciamento judicial.

"Ex Positis", requer:

a) Que Vossa Meritíssima ordene a citação do réu, através de sua Procuradoria Regional, para os termos da presente ação, e para que a conteste, se quiser, sob pena de confesso na matéria de fato;

b) Que promova-se a REVISÃO DA PENSÃO DA REQUERENTE, em conformidade com o texto constitucional e o conseqüente pagamento das diferenças de pensões no percentual de 100% (cem por cento), a partir de __/__/__;

c) Promova-se também o pagamento integral das pensões à título de Gratificação Especial Natalina (13º salário), desde __/__/__, devidamente corrigidos e com acréscimos de juros de mora, compensados os valores já pagos a este título;

d) A condenação do Réu ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios;

e) Deferimento da Assistência Judiciária Gratuita, tendo-se em vista de a autora não poder arcar com as custas processuais sem prejuízo do sustento próprio e de sua família de acordo com o Art. 4° da lei 1.060/50;

f) Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente o depoimento pessoal do representante legal do requerido, sob pena de confissão se este não comparecer, ou, comparecendo, negar-se a depor.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Interposição de embargos de declaração, tendo em vista prolação de sentença contraditória
Trânsito em julgado de alvará
Contestação à ação de reintegração de posse, alegando-se que os autores jamais detiveram a posse
Ação de repetição de indébito, movida por condomínio
Prestação de contas em decorrência de alvará para saque de PIS a ser utilizado em prol de menores
Execução de alimentos
Expedição do formal de partilha de separação judicial
Pedido de indenização por dano moral em face de ação interposta indevidamente contra pessoa não d
Notificação judicial para que o réu se abstenha de deteriorar bens da autora
Impugnação à contestação em medida cautelar de seqüestro
Ação de indenização onde o autor teve cheque devolvido sob alegação de sem fundos e possuía saldo
Contra-razões de apelação do INSS