Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Dissolução e liquidação de sociedade

Petição - Civil e processo civil - Dissolução e liquidação de sociedade


 Total de: 15.244 modelos.

 

DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE SOCIEDADE - ART 336 DO CÓDIGO COMERCIAL

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de _______________________.

____________, brasileira, separada judicialmente, ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliada à Rua ____________, n° ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimações à Rua ____________, n° ___, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: (__) ___-______, na cidade de ____________, UF, vem respeitosamente a presença de V. Exª., propor:

AÇÃO DE DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DA SOCIEDADE, com fulcro nos artigos 336 do Código Comercial e 655 a 672 do CPC, que se encontram em vigor de acordo com o art. 1.218, inciso VII do CPC,

A SOCIEDADE denominada ______________ sociedade mercantil , inscrita no CNPJ nº __________, situada à Rua _________, nº___ , bairro _____, Cidade _______, Cep. ___-__), no Estado de _____, em razão dos seguintes fatos e fundamentos que passa a expor:

I - O requerente é sócio da firma supra mencionada, juntamente com _______________, brasileiro, músico, casado, portador da Carteira de Identidade nº ______, inscrito no CPF sob o nº ____________, residente e domiciliado à Rua ______, nº ___, bairro _____, nesta cidade, consoante se verifica do incluso contrato social devidamente registrado na Junta Comercial do Estado .

II - O Requerente e o Requerido celebraram, em __/__/__, um contrato de sociedade mercantil sob a firma ______________, visando a exploração do comércio de produtos para o esporte de tiro prático, tudo conforme documentos em anexo (docs. 01 e 02).

III - A sociedade perdeu seu intuito e fim social em __/__/___, devido a portaria do exército nº _______ e a lei de controle de armas (lei nº ____), ambas editadas para impossibilitar o comércio civil de produtos para esporte de tiro prático em todo o território nacional, inviabilizando a continuidade da sociedade.

IV - O requerente procurou o requerido para dissolver amigávelmente a sociedade, porém todas as tentativas foram infrutíferas, restando a via judicial.

V - Seguindo os ditames da lei, em especial o artigo 336 do Código Comercial, in verbis:

"Art. 336. As mesmas sociedades podem ser dissolvidas judicialmente, antes do período marcado no contrato, a requerimento de qualquer dos sócios:

1 - mostrando-se que é impossível a continuação da sociedade por não poder preencher o intuito e fim social, como nos casos de perda inteira do capital social, ou deste não ser suficiente[...]"grifo nosso

VI - Em face de tais condições, inexiste a possibilidade da sociedade continuar.

À vista do exposto, requer-se seja o mencionado sócio, citado para no prazo de 5 dias, responder aos termos da presente ação;

Requer-se, ainda, que V. Exa., nomeie como liquidante para a sociedade o Sr. _____ ____________, brasileiro, casado, empresário, portador de Cédula de Identidade nº ____________, - SSP-UF, em ____ de ________ de ______, inscrito no CIC-MF sob nº ____________, residente na Rua ____________, nº _______ ap. _______, Bairro ____________, nesta Cidade, observando-se todas as demais formalidades legais atinentes à espécie;

Requer-se que ao final se decrete a dissolução da sociedade, com sua conseqüente liquidação;

Se o requerido resistir ao pedido de dissolução, pede-se a condenação do réu nos efeitos da sucumbência.

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente depoimento pessoal do requerido, sob pena de confissão se este não comparecer, ou, comparecendo, negar-se a depor.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______.

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação declaratória de inexistência de relação jurídica
Apelação de sentença, para fins de redução de condenação de reparação de danos
Pedido de suspensão de arrematação
Pedido de ações conexas de decisão conjunta
Ação de adjudicação compulsória para outorga de escritura pública definitiva
Mandado de segurança de consórcio
Ação cautelar incidental de seqüestro, ante à depreciação do patrimônio de sociedade por parte de
Notificação judicial, ante à inadimplência no pagamento de dívida
Agravo de instrumento em busca e apreensão pelo não pagamento
Memoriais apresentados pelo réu em ação de indenização decorrente de acidente de trânsito
Carta de prepostp de procedimento sumário
Emenda à inicial para mudança de rito processual, apresentando-se quesitos ao perito