Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de resolução de contrato de comissão

Petição - Civil e processo civil - Ação de resolução de contrato de comissão


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE RESOLUÇÃO DE CONTRATO DE COMISSÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ - ___.

Petição Inicial

____________, brasileiro, solteiro, motorista, inscrito no CPF sob nº ____________, RG nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, nº ____, B. ____________, ____________ – ___, por seu procurador firmatário, nos termos do incluso instrumento de mandato em anexo (Doc. 01), o qual recebe intimações em seu endereço profissional, à Rua ____________, nº ____, sala ____, ____________ - ___, respeitosamente, vem a presença de V. Exª. propor

AÇÃO DE RESOLUÇÃO DE CONTRATO DE COMISSÃO contra ____________, brasileiro, casado, comerciante de veículos, residente e domiciliado à Rua ____________, nº ____, ____________ - ___, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos:

- DOS FATOS -

Em __ de agosto de 20__, o Autor adquiriu o veículo marca ____________, modelo ____________, ano de fabricação e modelo ____________, cor ____________, placa ____________, chassi nº ____________, da Sra. ____________.

Referida transação foi representada pelo contrato de compra e venda em anexo (doc. 02).

O Autor adquiriu este veículo com o único interesse de negociá-lo e com isto obter determinada lucratividade.

Como não é do ramo do comércio de automóveis, contatou com o Sr. ____________, o qual possui experiência em tal atividade, para que efetuasse a venda do referido veículo mediante certa comissão a incidir sobre o preço de venda.

Referida contratação ocorreu de forma verbal, como é costumeira no mercado de automóveis usados.

Ocorre que o Sr. ____________, após tomar posse do veículo em questão, e de toda a documentação do mesmo, não prestou contas do contratado.

O Autor, diante da atitude do Réu e temendo pelo destino do automóvel, promoveu notificação extrajudicial exigindo do Sr. ____________ a imediata devolução do veículo, o que não foi atendido.

Em face do não atendimento do Réu, o Autor socorre-se deste Juízo, a fim de ser ressarcido dos prejuízos e se possível reaver o veículo.

- DO DIREITO -

Referida demanda encontra amparo no disposto no art. 475 do Código Civil que adverte:

"Art. 475. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos".

O contrato de venda em comissão foi celebrado em ___ de agosto de 20__, e durante os trinta dias que se passaram nenhuma prestação de contas foi realizada pelo Sr. ____________, em que pese a insistência do autor em saber o ocorrido, pois tinha conhecimento que seria relativamente fácil proceder a venda do veículo.

Referida venda seria fácil em virtude do preço acertado, pois o valor estava abaixo do preço de mercado para veículos similares.

Providenciada a notificação extrajudicial, a mesma não obteve o sucesso desejado, e o referido veículo continuou na posse do Réu.

Portanto, resta evidenciado o prejuízo sofrido, bem como a inexecução culposa do contrato por parte do Réu, fatos que autorizam a declaração de rescisão do contrato em tela, e por conseqüência, conduzem o Juízo a prover de forma integral o presente pedido nos seus exatos termos.

DIANTE DO EXPOSTO, REQUER:

a) a citação do Réu, no endereço constante do preâmbulo desta, para que compareça aos autos e no prazo legal, ofereça contestação, querendo, sob pena de confissão;

b) ao final, o julgamento totalmente procedente da presente demanda, declarando-se a devolução do veículo por parte do Réu, ou o valor constante da venda do mesmo;

c) provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a tomada de depoimento pessoal do Réu, e a oitiva da testemunhas a serem arroladas oportunamente.

Valor da Causa: R$ ______.

N. T.

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20___.

Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de inquirição antecipada de testemunha de idade avançada e possuidora de grave doença
Ação de despejo cumulada com cobrança e pedido de reconsideração
Ação monitória para cobrança de crédito usufruído em conta bancária sem a devida restituição (01)
Pedido de guarda
Defesa do inventariante ao pedido de remoção
Requerimento de aposentadoria por invalidez
Esclarecimentos por parte da seguradora, acerca do seguro contratado
Ação declaratória de rescisão de contrato com perdas e danos
Habilitação de herdeiros em processo de execução, tendo em vista o falecimento dos exeqüentes
Contestação de ação de usucapião de bem público
Conversão da ação de busca e apreensão em ação de depósito
Pedido de indenização face ao cadastro do nome do consumidor no SPC e no SERASA