Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de indenização por danos morais e materiais, face à atropelamento que levou a vítima a óbito

Petição - Civil e processo civil - Ação de indenização por danos morais e materiais, face à atropelamento que levou a vítima a óbito


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de indenização por danos morais e materiais, face à atropelamento que levou a vítima a óbito.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO SUMÁRIA DE RESPONSABILIDADE CIVIL

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A ora Requerente, na qualidade de esposa da vítima, propõe a presente ação, visando indenização pelo danos materiais e morais, sofridos por ocasião do falecimento de seu cônjuge, conforme fatos a seguir narrados.

No dia ......, por volta das ........ horas, o marido da autora ........ quando trafegava com sua bicicleta pela Rua ......., foi atingido pelo caminhão da Ré que, na ocasião era dirigido por seu preposto .......... Estava sendo realizada manobra para estacionar, sendo dada a marcha-ré, ocasião em que a vítima foi atingida.

As testemunhas que presenciaram o acidente, afirmaram que o motorista do veículo causador do acidente, apesar da baixa velocidade, não tomou as precauções necessárias e devidas quando buscava estacionar.

Em virtude dos ferimentos sofridos, a vítima veio a falecer, conforme laudo em anexo.

DO DIREITO

Dispõe o art. 186, do Novo Código Civil que:

"Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito." A verificação da culpa e a avaliação da responsabilidade regulam-se pelo disposto neste Código, arts. 942, 929 e seguintes.
É pacífico o entendimento, em nossos Pretórios, sobre o direito-dever de indenizar nos casos de culpa em acidentes de trânsito, como matéria por demais tranqüila.
Tanto é verdade que o Supremo tribunal Federal já consolidou a matéria, através da Súmula n.º 490, que reza:
"A pensão correspondente à indenização oriunda de responsabilidade civil deve ser calculada com base no salário mínimo vigente ao tempo da sentença e ajustar-se-á às variações ulteriores."

A liquidação dos danos deverá, em conseqüência, incluir:
a) as despesas com o funeral, luto e jazigo;
b) dano moral, no valor de ...... salários mínimos;
c) indenização equivalente a dois salário mínimo mensal até o limite provável de vida do falecido, na média de 65 (sessenta e cinco) anos de idade.
c) juros compensatórios, custas e honorários advocatícios, tudo devidamente atualizado até a data do efetivo pagamento.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, a Autora requer:

a) a citação da ré, com as advertências legais, na pessoa de seu representante legal, através de correspondência, ex vi do disposto nos artigos 222 e seguintes do CPC para, querendo, no dia e hora a serem designados, comparecer à audiência de instrução e julgamento, apresentando a defesa que tiver, sob pena de revelia e confissão;

b) a condenação da ré, ao pagamento das parcelas relativas ao funeral e jazigo, dano moral no valor de 100 salários mínimos e obrigação de constituir um fundo indenizatório, em títulos, que garanta o pagamento de dois salários mínimos mensais à viúva, até a idade provável de vida do falecido, estimada em 65 (sessenta e cinco ) anos de idade;

c) correção monetária, juros, custas e honorários advocatícios de 20% sobre o valor da condenação, apurado por simples cálculo do contador.

Protestando por todas as provas em direito as provas em direito admitidas, sobretudo depoimento pessoal do condutor do veículo, pena de confissão, oitiva de testemunhas, conforme rol abaixo, juntada de documentos .

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

Rol de testemunhas:


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de revisão de contrato de financiamento imobiliário, cumulada com inexigibilidade de crédito
Ação interposta para obtenção de divisão de imóvel em condomínio, tendo em vista descumprimento d
Alegações finais pelo autor em ação de indenização por morte de filho em acidente de trânsito
Ação monitória, tendo em vista a prescrição de cheque
A empresa litis denunciada apresenta contestação à reparação de danos por acidente de trânsitoo
Interposição de embargos de declaração, ante sentença obscura
Pedido de extinção do processo de separação sem julgamento de mérito
Ação de reparação de danos, em face de furto de bicicleta em condomínio
Pedido de indenização, tendo em vista danos advindos de acidente de trânsito causado pela emprega
Ação ordinária de rescisão de contrato c/c pedido de indenização por perdas e danos
Pedido de conversão de união estável em casamento
Contra-razões de apelação, pugnando-se pela manutenção da sentença que condenou o apelante ao pag