Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Constituição Sociedade religiosa

Contratos - Constituição - Sociedade religiosa


 Total de: 15.244 modelos.

 
Constituição de sociedade religiosa com objetivo de prestar cultos, pregar o Evangelho e batizar seus membros. Cláusulas dispõem sobre sua organização, objetivos e dissolução.

 

ESTATUTO DE IGREJA ....

CAPÍTULO I

DA DENOMINAÇÃO, SEDE. FINS E DURAÇÃO

ART. 1º - A Igreja ............ é uma sociedade religiosa constituída de crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo, com sede na rua ....................., em............., Estado do ................, e foro cível na mesma Comarca de ............, organizada de conformidade com as Leis do País, que tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos menores sob sua guarda e ensinar os fiéis a guardar a doutrina e prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamento, na sua pureza e integridade, bem como promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Parágrafo único - A Igreja funcionará por tempo indeterminado.

CAPÍTULO II

DA ADMINISTRAÇÃO CIVIL E DA REPRESENTAÇÃO

ART 2º - A administração civil da Igreja compete ao Conselho, que se compõe do Pastor e dos Presbíteros.

§ 1º - O Conselho, quando julgar conveniente, poderá consultar os diáconos sobre questões administrativas, ou incluí-los pelo tempo que julgar necessário, na administração civil.
§ 2º - Nas reuniões do Conselho, em que tomarem parte os diáconos, só se tratará de matéria civil.
§ 3º - A administração civil só poderá reunir-se e deliberar, estando presente a maioria dos seus membros e, nesse número, a maioria dos presbíteros.
§ 4º - Será ilegal qualquer reunião do Conselho, sem convocação pública ou individual de todos os membros, com tempo bastante para o comparecimento.
§ 5º - O Conselho elegerá anualmente seu Vice-presidente e Secretário.
§ 6º - O Conselho proverá anualmente o cargo de Tesoureiro da Igreja, de preferência dentre os oficiais da mesma.

ART. 3º - A Presidência do Conselho compete ao Pastor.

Parágrafo único - O Presidente ou seu substituto em exercício representará a Igreja ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente.

CAPÍTULO III

DA ASSEMBLÉIA

ART. 4º - A Assembléia Geral constará de todos os membros da Igreja em plena comunhão, e se reunirá: ordinariamente, ao menos uma vez por ano , e extraordinariamente, quando convocada pelo Conselho.

§ 1º - A Assembléia se reunirá ordinariamente para:

a. Ouvir , para informação, o relatório do movimento da Igreja no ano anterior, e tomar conhecimento do Orçamento para o ano em curso;
b. Pronunciar-se sobre questões orçamentárias e administrativas, quando isto lhe for solicitado pelo Conselho;
c. Eleger, anualmente, um secretário de atas.

§ 2º - A Assembléia se reunirá extraordinariamente para:

a. Eleger pastor e oficiais da Igreja;
b. Pedir exoneração deles ou opinar a respeito, quando solicitada pelo Conselho;
c. Aprovar os seus estatutos e deliberar quanto à sua constituição em pessoa jurídica;
d. Adquirir, alienar, permutar, gravar de ônus real, dar em pagamento imóvel de sua propriedade e aceitar doações ou legados onerosos ou não, mediante parecer prévio do Conselho e, se este julgar conveniente, também do Presbitério;
e. Conferir a dignidade de Pastor emérito, presbítero emérito e diácono emérito.

§ 3º - Para tratar dos assuntos a que se refere as alíneas "b" do parágrafo primeiro, "c" e "d" do parágrafo segundo, deste art., a Assembléia deverá constituir-se de membros civilmente capazes.

ART. 5º - A reunião ordinária da Assembléia se fará sempre em primeira convocação, seja qual for o número de membros presentes.

ART. 6º - A reunião extraordinária da Assembléia deverá ser convocada com antecedência de pelo menos, ..... dias e só poderá funcionar com a presença mínima de membros correspondentes a um terço residente na sede.

Parágrafo único - Em segunda convocação a reunião extraordinária da Assembléia se realizará com qualquer número de presentes, .... dias depois, no mínimo.

ART. 7º - A Presidência da Assembléia da Igreja cabe ao Pastor, e na ausência ou impedimento deste, ao Vice-presidente do Conselho.

CAPÍTULO IV

DOS BENS E DOS RENDIMENTOS E SUA APLICAÇÃO

ART. 8º - São bens da Igreja: ofertas, dízimos, doações, legados, bens móveis e imóveis, títulos, apólice, juros e quaisquer outras rendas permitidas por lei.

Parágrafo único - Os rendimentos serão aplicados na manutenção dos serviços religiosos e no que for necessário ao cumprimento dos fins da Igreja.

ART. 9º - Os membros da Igreja respondem com os bens desta e não, individual ou subsidiariamente, pelas obrigações por ela contraídas.

ART. 10º - O Tesoureiro da Igreja responde com seus bens, havidos e por haver, pelas importâncias sob sua responsabilidade.

§ 1º - O Tesoureiro depositará em estabelecimento bancário da Comarca de ......... as importâncias sob sua guarda superiores a 4% (quatro por cento) do orçamento anual.
§ 2º - As contas bancárias serão movimentadas pelo Tesoureiro.

CAPÍTULO V

DA COMISSÃO DE EXAMES DE CONTAS

ART. 11º - O Conselho nomeará, anualmente, uma comissão de Exame de Contas da Tesouraria composta de três membros.

§ 1º - A escolha poderá recair sobre qualquer membro da Igreja.
§ 2º - O Tesoureiro fornecerá a essa Comissão, de três em três meses, ainda no fim de cada exercício, um balancete da Tesouraria, acompanhado de todos os livros e comprovantes, inclusive contas bancárias.
§ 3º - A Comissão de Exame de Contas, por sua vez, prestará relatório ao Conselho de três em três meses e, ainda, um relatório geral do exercício findo, relatório esses que devem vir acompanhados dos balancetes da Tesouraria.

CAPÍTULO VI

DO PATRIMÔNIO EM CASO DE CISMA OU DISSOLUÇÃO

ART. 12º - A Igreja poderá extinguir-se na forma da legislação em vigor, por determinação da Assembléia Geral Extraordinária, composta de, pelo menos, 2/3 (dois terços) dos membros da Igreja, especialmente convocada para este fim.

§ 1º - No caso de dissolução da Igreja, liquidado o passivo, os bens remanescentes passarão a pertencer ao grupo que permanecer fiel à Igreja e à doutrina das Sagradas Escrituras.
§ 2º - No caso de cisma ou cisão, os bens da Igreja passarão a pertencer à parte fiel à Igreja e, sendo total o cisma, reverterão os bens ao Presbitério.

CAPÍTULO VII

DISPOSIÇÕES FINAIS

ART.13º - Estes Estatutos são reformáveis mediante proposta estudada pelo Conselho, aprovada em primeiro turno por uma Assembléia Geral, convocada especialmente para esse fim, aprovada, em segundo turno, pelo Presbitério a que se subordina esta Igreja, e em terceiro turno, de sanção, por nova Assembléia Geral, se esse Concílio tiver introduzido modificação.

ART. 14º - São nulas, de pleno direito, quais disposições que, no todo ou em parte, implícita ou expressamente, contrariarem ou ferirem a constituição da Igreja.


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Constituição
Sociedade empresária, cujo objeto é o comércio de aviamentos e artigos para armarinhos, no atacad
Sociedade limitada segundo as normas do Novo Código Civil (01)
Sociedade limitada, sendo permitida a transferência de quotas desde que com aviso pelo prazo míni
Sociedade empresária concernente à importação e exportação de cereais
Sociedade simples cujo objetivo consiste na prestação de serviços de advocacia em geral
Sociedade em comandita (02)
Sociedade limitada que poderá a qualquer tempo, abrir ou fechar filial ou outra dependência, medi
Sociedade empresária, por sucessão de empresário
Sociedade empresária com fins lucrativos e comerciais
Sociedade empresária com cotas integralizadas em dinheiro
Sociedade limitada com capital integralizado em dinheiro
Sociedade empresária de fins comerciais com duração por tempo indeterminado