Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Imobiliário Locação de imóvel residencial (05)

Contratos - Imobiliário - Locação de imóvel residencial (05)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contrato de locação residencial.

 

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS PARA FINS RESIDENCIAIS.

Pelo presente instrumento particular, de um lado, .........., brasileira, separada judicialmente, comerciante, residente e domiciliado nesta Cidade na Rua ....., doravante denominado LOCADORA; e de outro lado .........., brasileira, auxiliar de enfermagem, portadora do RG sob n.º .... e CPF sob n.º ....., casada sob o regime de comunhão parcial de bens, com ....., brasileiro, casado, vendedor autônomo, doravante simplesmente denominados LOCATÁRIOS e como fiadora a Sr. .........., brasileira, casada, professora de música, portadora do RG n.º .... e do CPF sob n.º ......, têm entre si justo e acertado o presente CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL, mediante as cláusulas e condições seguintes, que mutuamente aceitam, a saber:

CLÁUSULA PRIMEIRA - O LOCADOR se obriga, neste ato, a dar em locação ao LOCATÁRIO o imóvel de sua propriedade, havido pelo registro n° ......, com a matrícula n° ......, localizado na rua ......

CLÁUSULA SEGUNDA - O prazo do presente contrato de locação é de 01 (UM) ano, a iniciar no dia de 22 de setembro DE 2000 para terminar no dia 22 de setembro 2001 data em que o LOCATÁRIO se obriga a restituir o imóvel locado no perfeito estado de conservação em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do uso normal, inteiramente livre e desocupado.

Parágrafo único. O LOCADOR obriga-se juntamente com o LOCATÁRIO a preencher o auto de vistoria anexado a este contrato, no início e ao término da locação, observando-se as condições reais do imóvel.

CLÁUSULA TERCEIRA - A presente locação destina-se a fins exclusivamente residenciais, estando proibida qualquer alteração desta destinação, salvo mediante concordância expressa por escrito pelo LOCADOR.

CLÁUSULA QUARTA - O aluguel mensal é de R$ 150,00(cento e cinqüenta reais), a ser pago, pontualmente, até o dia 22( vinte e dois) de cada mês subseqüente ao vencimento, a ser depositado na conta corrente ......., em nome da Advocacia .......... & Associados S/C Ltda.

Parágrafo único. O aluguel será reajustado anualmente com base na aplicação do INPC.

CLÁUSULA QUINTA - O LOCATÁRIO terá um desconto mensal de R$ 0,00 se efetuar o pagamento dos aluguéis mensais pontualmente até o dia 22 de cada mês seguinte ao do vencimento.
§ 1°. Passado este prazo perderá o direito ao desconto e deverá pagar o aluguel num acréscimo de 1% ao mês, e se o atraso for superior a 90 dias, ficará sujeito às penas impostas contratualmente nas cláusulas deste contrato.
§ 2°. Após o dia 23 do mês seguinte ao vencimento, o LOCADOR poderá enviar o recibo de aluguéis e de encargos locatícios para cobrança por meio de seu advogado, respondendo a LOCATÁRIA pelos honorários advocatícios mesmo que a cobrança seja extrajudicial; se for judicial, deverá pagar as custas delas decorrentes;
§ 3º. Após a data do vencimento será cobrada multa de 2% sobre o valor do aluguel.

CLÁUSULA SEXTA - Além dos valores referentes aos aluguéis o LOCATÁRIO também será responsável, enquanto durar a locação, por a) consumo, de água, luz, telefone, outras ligadas ao uso do imóvel: e b) todas as multas pecuniárias provenientes do atraso no pagamento de quantias sob a sua
responsabilidade, sob pena de rescisão contratual, em caso de descumprimento.

Parágrafo único. A LOCATÁRIA, no curso da locação, obriga-se, ainda, a satisfazer todas as exigências do Poder Público a que der causa, que não constituirão motivo para rescisão deste contrato, salvo se o imóvel for considerado inabitável, fato este que deverá ser averiguado em vistoria judicial.

CLÁUSULA SÉTIMA - A LOCATÁRIA, exceto as obras que importem na segurança do imóvel, obriga-se por todas as outras, devendo trazê-lo em perfeito estado de conservação, e em boas condições de higiene, para assim restituí-lo com todas as instalações sanitárias e elétricas, fechos, vidros, torneiras, ralos e demais acessórios, quando findo ou rescindido este contrato, sem direito a retenção ou indenização por benfeitorias ainda que necessárias, as quais ficarão a ele incorporadas.

Parágrafo único. A introdução de qualquer modificação no imóvel locado dependerá de prévio e escrito consenso do LOCADOR, que, contudo, não terá o dever de concedê-lo.

CLÁUSULA OITAVA - Não será permitida a transferência deste contrato, nem a sublocação, cessão ou empréstimo total ou parcial do imóvel locado, sem prévia autorização por escrito do LOCADOR.

CLÁUSULA NONA - Se o LOCADOR manifestar a intenção de vender o imóvel locado e o LOCATÁRIO não exercer o seu direito de preferência de adquiri-lo em igualdade de condições com terceiros, o LOCATÁRIO estará obrigado a permitir que as pessoas interessadas na compra do imóvel o visitem.

CLÁUSULA DÉCIMA O LOCATÁRIO faculta ao LOCADOR o exame e vistoria do imóvel locado, quando este julgar necessário, em dia e hora previamente acordados, a fim de verificar o seu estado de conservação.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - Se houver desapropriação do imóvel locado, este contrato ficará rescindido de pleno direito, sem qualquer indenização, ressalvando-se, porém, o direito do LOCATÁRIO de reclamar ao poder expropriante a indenização pelos prejuízos, porventura, sofridos.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - Se houver incêndio ou acidente, que conduza à reconstrução ou reforma do objeto da locação, rescindir-se-á o contrato, sem prejuízo da responsabilidade do LOCATÁRIO, se o fato ocorreu por sua culpa.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - Todo e qualquer ajuste entre as partes, para integrar o presente contrato, deverá ser feita por escrito.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - Fica estipulada multa no valor de 10% do valor total do contrato, valor este equivalente a doze meses de locação, devida integralmente, seja qual for o tempo decorrido da locação, havendo infração às que nele existe.
§ 1°. As despesas para sanar os estragos causados ao imóvel e suas instalações, ou para executar eventuais modificações feitas no imóvel pelo LOCATÁRIO, serão por ele pagas à parte, não se incluindo a multa acima estipulada.
§ 2°. A eventual tolerância do LOCADOR para com qualquer infração contratual, atraso no pagamento dos aluguéis, taxas ou impostos, não constituirá motivo para que o locatário ou seu fiador, alegue novação.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - Este contrato extinguir-se-á com o falecimento de qualquer das partes, ressalvado o direito dos sucessores de, no prazo de 60 dias do falecimento, darem seguimento ao contrato. Em caso de silêncio o contrato será automaticamente convalidado pelos sucessores.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - Assinam também este contrato, como FIADORES e principais pagadores, solidariamente com o LOCATÁRIO por todas as obrigações neste exaradas, o Sr.. ....... e sua esposa (qualificação) ........ , os quais renunciam aoS benefícios da lei, e cujas responsabilidades perdurarão até a entrega real, efetiva e final das chaves do imóvel.
Parágrafo único. No caso de morte, falência ou insolvência do fiador ou sua mudança para outra cidade, o LOCATÁRIO deverá, dentro do prazo de ... dias, substituí-lo por pessoa idônea, a juízo do LOCADOR, sob pena de ficar obrigado a realização da caução, conforme determina a lei.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - As partes elegem o foro da Comarca de ........ , que é o da situação do imóvel, para dirimir as questões resultantes da execução do presente contrato, obrigando-se a parte vencida a pagar à vencedora, além das custas e despesas processuais, honorários advocatícios fixados em ......% ( ... por cento) sobre o valor da causa.

E, assim, por estarem justas e convencionadas, as partes assinam o presente instrumento particular de CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL, em .... vias de igual teor, juntamente com os fiadores e com duas testemunhas abaixo, a tudo presentes.

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

____________________
LOCADOR

____________________
LOCATÁRIO

____________________
TESTEMUNHAS(1)
CPF:

____________________
TESTEMUNHAS(2)
CPF:


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Imobiliário