Edital contendo instruções para matrícula em
instituição de ensino.
ANO LETIVO .........
Senhor Estudante
A Secretaria Geral estará, no período pré-determinado em Calendário Escolar,
procedendo ao registro de matrícula para o ano letivo de ........... dos
estudantes.
Considerando que o sistema de ensino adotado pela ......... é anual e a
matrícula nos cursos é por série e não por matérias, conforme consta no
Regimento aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, a direção houve por bem
estabelecer o seguinte procedimento na matrícula para ........:
1a FASE - REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
1.1 O estudante deve preencher o requerimento de matrícula que estará à
disposição na Central de Atendimento, no período de .... a .... de .......
novembro
Acompanha o requerimento o Plano de Curso Contrato de Prestação de Serviços
Educacionais, a solicitação de matrícula e a ficha cadastral, a qual deve ser
obrigatoriamente atualizada, para fins de relatório ao Ministério de Educação e
de Desportos. O requerimento, o contrato de -prestação de serviços educacionais,
a solicitação de matrícula e a ficha cadastral deverão ser devolvidos na Central
até o dia ........ de ............. e é a data final para o estudante requerer
sua matrícula para ......... Após essa data, não serão aceitos requerimentos de
matrícula para o ano letivo vindouro.
OBS.: Este procedimento deve ser padrão para todos os estudantes, mesmo para
aqueles que ainda não conhecem o resultado de seu rendimento escolar no presente
ano letivo.
1.2 A condição para requerer é a de estar em dia com o pagamento das
mensalidades devidas até a parcela ...... (........, inclusive);
1.3 A Secretaria Geral registrará a matrícula de cada estudante de acordo com o
Plano de Curso e a solicitação de matrícula preenchidos pelo(a) requerente,
atendendo e obedecendo a todos os
dispositivos legais estabelecidos no Regimento para tal fim, conforme segue:
"É promovido à série seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas da série
cursada, admitindo-se ainda a promoção com dependência em até 2 (duas)
disciplinas desta série;
Parágrafo 1º ....................................
Parágrafo 2º - O aluno promovido em regime de dependência deverá ser matriculado
obrigatoriamente nas disciplinas de que depende condicionando-se à matrícula nas
disciplinas da nova série à compatibilidade de horários, aplicando-se a todas as
disciplinas de dependência as mesmas exigências de freqüência e aproveitamento
estabelecidas nos artigos anteriores.
Parágrafo 3º - Não se admite nova promoção, com dependência de disciplinas da
série não imediatamente anterior, ressalvada a hipótese do não oferecimento da
disciplina pela .... - Faculdades .............. (Exemplo: estudante que
reprovou em matéria da primeira série não poderá cursar nenhuma matéria da
terceira).
2a FASE - CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA: DATAS/HORÁRIOS
2.4 Conforme previsto em Calendário Escolar, os estudantes deverão retomar à
Faculdade para confirmar sua matrícula, quando efetuarão o pagamento da primeira
parcela da anuidade, conforme datas abaixo: Dia .../.../... - Alunos ingressos
em ..... e anos anteriores. Dia .../.../... - Alunos ingressos em ...........
Dia .../.../... - Alunos ingressos em ........ Dia .../.../... - Alunos
ingressos em ........
2.5 Nestes dias, os estudantes conferirão e assinarão seu comprovante de
matrícula e receberão o bloqueto da segunda parcela e seu horário para o ano
letivo de ......
OBS.: Para efetivar sua matrícula, o estudante deverá estar com a última parcela
do ano de ........ paga.
2.6 HORÁRIO DE ATENDIMENTO: das 8h30 às 11h e das 17h30 às 20h
3a ATENÇÃO ÀS SEGUINTES INSTRUÇÕES:
3.1 Para a matrícula de ........ vale o estabelecido no Regimento (o qual está
disponibilizado via Internet).
3.2 Estudantes de 1a série que tenham três ou mais dependências ou estudantes de
outras séries que tenham muitas dependências poderão ser enquadrados em nova
grade curricular.
3.3 A solicitação para cursar disciplinas em turno diferente do que está
matriculado somente será efetuada na hipótese de existência de vagas, ou seja, a
prioridade é para os estudantes do turno.
3.4 Embora não haja previsão de pré-requisitos, a recomendação pedagógica é de
que alguns conteúdos sejam trabalhados antes de outros. Nesse sentido, será
respeitada a seqüência de conteúdos, para evitar danos quanto ao aproveitamento
dos estudantes.
3.5 Durante o período para a confirmação de matrícula haverá orientação a alunos
que desejem realizar alguma alteração em sua grade horária. Novos requerimentos
para alteração de matrículas serão protocolados na Central de Atendimento no
período de ..... a ..../..../...., mediante justificativa, que será analisada
pela Coordenação de Curso.
3.6 Disciplina em dependência é aquela em que o aluno reprovou.
3.7 Disciplinas a serem cursadas no sábado devem ser indicadas claramente.
3.8 Preencha cuidadosamente o quadro da solicitação de matrícula, considerando
uma carga horária normal de 20 horas. Carga horária maior requer maior tempo
disponibilizado. As grades horárias se encontram disponibilizadas; via Internet.
3.9 O atendimento à presente solicitação dependerá de obediência às normas da
matrícula, das dependências, dos pré-requisitos, etc. A ordem de processamento
obedecerá ao critério de coeficiente de rendimento escolar, principalmente para
o caso de aluno que não esteja periodizado.
A direção acadêmica se reserva o direito de alterar matrículas de alunos em
casos em que estejam envolvidos problemas disciplinares ou acadêmicos.
[Local], [dia] de [mês] de [ano].
____________________
Instituição de Ensino
____________________
TESTEMUNHAS(1)
(Nome, Identidade, Org. Exp. e UF)
____________________
TESTEMUNHAS(2)
(Nome, Identidade, Org. Exp. e UF)