Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Constituição Sociedade empresária em conta de participação, cujo objeto é a exploração de compra e venda de peças de automóvel de fabricação nacional

Contratos - Constituição - Sociedade empresária em conta de participação, cujo objeto é a exploração de compra e venda de peças de automóvel de fabricação nacional


 Total de: 15.244 modelos.

 
Constituição de sociedade em conta de participação, cujo objeto é a exploração de compra e venda de peças de automóvel de fabricação nacional.

 

CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO

Pelo presente instrumento particular, ..............., brasileiro, casado, comerciante, residente e domiciliado nesta capital na ............., Lotes ........ Apto ........., ............., portador da Cédula de Identidade RG nº ..............., inscrito no CPF sob nº ................., e ............, brasileiro, casado, engenheiro civil, residente e domiciliado nesta capital na ............. Lotes ..... Apto ........., .........., portador da Cédula de Identidade RG nº ............... e inscrito no CPF sob nº ................., resolvem, como de fato resolvido têm e na melhor forma de direito, constituir uma sociedade em conta de participação, que se regerá pelas disposições contidas no Novo Código Civil e demais legislação aplicável e ainda pelas seguintes cláusulas e condições:

CAPÍTULO I

DO OBJETO DA SOCIEDADE

Cláusula Primeira - A presente sociedade tem por objeto a exploração do comércio de compra e venda de peças para automóveis, notadamente motores e suspensão, exclusivamente para veículos de fabricação nacional.

Parágrafo Primeiro - É vedado ao sócio ostensivo adquirir peças e partes que não sejam componentes de veículos de origem nacional, sob pena de ser o presente contrato imediatamente rescindido.

CAPÍTULO II

DA OPERAÇÃO DA SOCIEDADE

Cláusula Primeira - A sociedade operará em nome do sócio .............., já qualificado, que cuidará, em nome individual, de todos os negócios da sociedade e administrará seu capital, na condição de sócio ostensivo.

Cláusula Segunda - Os negócios serão efetuados através da empresa individual de que é titular o sócio ostensivo, e que gira sob a firma de .........., estabelecida nesta capital no .......... Quadra ...... Lote ........., inscrita na Secretária de Fazenda e Planejamento do Distrito Federal sob nº ................. e no CNPJ sob nº .....................
Parágrafo Primeiro - Para a consecução do objeto social poderá o sócio ostensivo valer-se da interveniência de terceiros, que em nenhuma hipótese terão participação nos resultados do negócio nem integrarão o quadro da presente sociedade.

Parágrafo Segundo - Os terceiros intervenientes poderão perceber, a título de comissão por intermediação dos negócios, valor equivalente e nunca superior a 2% (dois por cento) calculados sobre o preço das mercadorias, excluída dos impostos e contribuições incidentes sobre as mesmas.

CAPÍTULO III

DO CAPITAL SOCIAL E DA DISTRIBUIÇÃO DOS RESULTADOS

Cláusula Primeira - O capital social é de R$ ..................... divididos em partes iguais, cabendo a cada sócio, portanto, a participação de R$ ................., e está totalmente integralizado em moeda corrente no país.

Parágrafo Único - O capital social encontra-se depositado em conta bancária da titularidade do sócio ostensivo, no Banco ................., agência Central, na conta nº ................
Cláusula Segunda - Em decorrência da divisão proporcional do capital, os lucros ou prejuízos oriundos da exploração do negócio aqui pactuado serão divididos ou suportados pelos sócios em partes iguais.

CAPÍTULO IV

DA APURAÇÃO DOS RESULTADOS DAS OPERAÇÕES

Cláusula Primeira - As operações oriundas do presente contrato terão seus resultados apurados obedecendo-se aos seguintes critérios:

a) Do valor bruto apurado nas vendas será deduzido a parcela de capital investida na aquisição das mercadorias, que será restituída à conta bancária mencionada no Parágrafo Primeiro da Cláusula Primeira do Capítulo III deste instrumento;

b) Do lucro bruto apurado, será deduzida uma parcela correspondente a 4% (quatro por cento), para formação de uma reserva atualizadora do capital, que também será depositada na forma da alínea "a" supra; e

c) Após as deduções mencionadas, serão abatidos do saldo os impostos e encargos trabalhistas e previdenciários incidentes apurados através de escrituração regular, com os quais arcará a empresa individual mencionada na Cláusula Segunda do Capítulo II.

Cláusula Segunda - A apuração descrita na cláusula anterior será efetuada de forma autônoma, independente da escrituração a que estiver obrigada a empresa individual, e será efetuada até o quinto dia útil subseqüente ao mês de realização dos negócios.

CAPÍTULO V

DA ADMINISTRAÇÃO DOS NEGÓCIOS

Cláusula Primeira - Por força do disposto no art. 1161 e 1162 do Novo Código Civil, a sociedade e seus negócios serão geridos e administrados exclusivamente pelo sócio ostensivo, Sr. .............., já qualificado, ao qual são conferidos todos os poderes de gerência e administração, bem como de aplicação do capital.

Cláusula Segunda - Ao sócio ostensivo é vedado, todavia, o emprego do capital aqui estipulado em negócios alheios ou estranhos ao objeto da sociedade.

Parágrafo Primeiro - A transgressão do estipulado na cláusula anterior acarretará a imediata dissolução da sociedade, sem prejuízo da eventual ação de perdas e danos.

Parágrafo Segundo - A dissolução da sociedade obedecerá aos critérios aqui pactuados.

CAPÍTULO VI

DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Cláusula Primeira - Os resultados apurados na forma do disposto no Capítulo IV terão seus elementos transcritos em peça contábil, obedecidas as técnicas de contabilização em vigor, que será assinada por um responsável técnico e pelo sócio ostensivo.

Cláusula Segunda - O sócio oculto será comunicado sempre por escrito da data e local onde poderá examinar o balancete do período anterior bem como os documentos relativos às operações.

Cláusula Terceira - O sócio oculto, se concordar com as contas apresentadas, assinará o termo de aprovação, que em nenhuma hipótese o impedirá de posterior verificação e cobrança daquilo a que eventualmente tenha direito.

Cláusula Quarta - Anualmente, precisamente em 31 de dezembro, os balancetes serão consolidados em um balanço geral que será apresentado ao sócio oculto, nas mesmas condições previstas nas cláusulas anteriores.

Parágrafo Primeiro - A qualquer tempo, o sócio oculto poderá examinar os papéis e documentos das operações, independentemente de prévio aviso ao sócio ostensivo, que deverá exibi-los ou diligenciar no sentido de que aquele que os tenha sob sua guarda os apresente imediatamente.

CAPÍTULO VII

DA RESPONSABILIDADE DO SÓCIO OSTENSIVO

Cláusula Primeira - O sócio ostensivo é responsável por todas as operações sociais perante terceiros e perante o sócio oculto, de forma ilimitada.

Parágrafo Primeiro - Exclui-se a responsabilidade do sócio ostensivo, no tocante ao sócio oculto, quanto aos eventuais prejuízos que ocorram em razão dos reveses naturais dos negócios e em virtude de fatores incontroláveis ou imprevisíveis pelo sócio ostensivo e desde que este tenha agido dentro dos limites estipulados neste instrumento, e no interesse de atingir os objetivos da sociedade.

Parágrafo Segundo - As eventuais perdas ocorridas na forma do parágrafo anterior serão computadas como custo operacional e suportadas pelos sócios em igualdade de condições.

Parágrafo Terceiro - A responsabilidade aqui tratada é independente da responsabilidade tributária imposta à empresa individual de que é titular o sócio ostensivo, com o qual a sociedade aqui pactuada não mantém solidariedade.

CAPÍTULO VIII

DO PRAZO DE DURAÇÃO E DA DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE

Cláusula Primeira - A sociedade será por prazo determinado, tendo inicio de suas atividades nesta data e dissolvida em ....../......./.......

Parágrafo Primeiro - A critério dos sócios e obedecidas as normas de apuração de haveres aqui pactuadas a sociedade poderá ser dissolvida a qualquer tempo dentro da data estipulada acima.

Parágrafo Segundo - Se um dos sócios desejar retirar-se deverá comunicar por escrito ao outro sua intenção de dissolver a sociedade com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, para o fim de ser preparada a prestação de contas e ser possível o pagamento dos haveres do retirante, bem como o ressarcimento do comunicado nos prazos máximo de 20 (vinte) dias e mínimo de 10 (dez) dias.

CAPÍTULO IX

DA MORTE, FALÊNCIA OU IMPEDIMENTO DOS SÓCIOS

Cláusula Primeira - A morte ou o impedimento de qualquer um dos sócios dará causa à imediata dissolução da sociedade.

Cláusula Segunda - Os haveres do sócio falecido ou impedido serão apurados mediante a elaboração de balanço especial, procedendo-se a imediata prestação de contas.

Cláusula Terceira - A falência do sócio ostensivo acarretará a imediata extinção e dissolução da sociedade, respondendo o falido pelas obrigações que contraiu, salvo a ele, todavia, o direito de ressarcir-se da parte que couber ao sócio oculto nos prejuízos e perdas, desde que obedecidas as normas aqui pactuadas, notadamente as do
Capítulo VII.

CAPÍTULO X

DO INGRESSO DE NOVOS SÓCIOS

Cláusula Primeira - Poderão os sócios por mútuo consenso admitir o ingresso de novos sócios, sejam ostensivos ou ocultos.

Cláusula Segunda - Por ocasião da entrada de novos sócios será necessariamente elaborada uma alteração contratual onde será esclarecida a participação de cada um e o eventual reescalonamento na distribuição de lucros ou prejuízos.

CAPÍTULO XI

DO FORO DE ELEIÇÃO E DOS CASOS OMISSOS

Cláusula Primeira - Fica eleito para dirimir as dúvidas e resolver as questões oriundas deste instrumento o foro de ............ Distrito Federal, com renúncia a qualquer outro, por privilegiado que possa ser.

Cláusula Segunda - Os casos omissos serão resolvidos pelos sócios em conjunto ou pelas disposições legais aplicáveis.

E por estarem assim justos e acertados, assinam o presente instrumento em 03 (três) vias de mesma forma e teor para que produzam um só efeito, o que fazem na presença de 02 (duas) testemunhas que a tudo assistiram e também assinam, sendo a primeira para o devido registro no Cartório de Títulos e Documentos, nos termos da Lei de Registros Públicos e as demais devolvidas aos sócios.

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

____________________
SÓCIO OSTENSIVO

____________________
SÓCIO OCULTO

____________________
TESTEMUNHAS(1)
CPF:
____________________
TESTEMUNHAS(2)
CPF:


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Constituição