Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Compra e venda Cana de açúcar

Contratos - Compra e venda - Cana de açúcar


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contrato de compra e venda de cana de açúcar, com cláusula arbitral para resolução de conflitos.

 

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE CANA DE AÇÚCAR

Pelo presente instrumento particular de compra e venda, De um lado: ............... (nome) ................. (nacionalidade) ........... (estado civil), agricultor, residente e domiciliado à ............... com CPF ........... de ora em diante designado VENDEDOR;

De outro lado: A UNIDADE INDUSTRIAL .............., com sede na Fazenda ........................, na Cidade de ................, inscrita no CNPJ do Ministério da Fazenda sob nº ......, neste ato representada por ........, na qualidade de ............, de ora em diante denominada COMPRADORA.

1. Considerando as normas traçadas pelo Regulamento do Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de - ...................., que tem por objeto zelar pelo relacionamento dos integrantes da cadeia produtiva da agroindústria canavieira do Estado de ;

2. Considerando a necessidade de enquadramento da conduta dos vendedores de cana-de-açúcar, de um lado, e dos produtores de açúcar e álcool, de outro, reciprocamente considerados, ao Sistema ....................;

3. Considerando que o .................... age com o fito de aperfeiçoar a parceria que deve existir entre vendedores de cana-de-açúcar e produtores de açúcar e álcool;

4. Considerando que o .................... busca apurar e transmitir informações atualizadas para os integrantes do sistema, tanto em relação à qualidade da cana-de-açúcar como ao preço dos produtos finais desta derivados;

As partes, supra identificadas, com adoção do que dispõe o Regulamento do Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de - ...................., referido nas considerações acima, têm entre si justo e contratado o seguinte:

I - OBJETO

Cláusula 1ª - Pelo presente instrumento particular e na melhor forma de direito, o VENDEDOR vende e a COMPRADORA compra ...... toneladas de cana-de-açúcar produzidas no Fundo Agrícola ...................., situado na .........................., município de ............

Parágrafo Primeiro - Este contrato de venda e compra diz respeito à quantidade de cana-de-açúcar e as respectivas safras canavieiras, como seguem:

SAFRA CANAVIEIRA QUANTIDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR

TOTAL

Parágrafo Segundo - A quantidade de cana-de-açúcar constante do caput desta clausula é resultado de estimativa feita pelo VENDEDOR e poderá sofrer variação, dadas as peculiaridades deste tipo de cultura. Fica de todo modo estabelecido que esta venda e compra tem por objeto a quantidade total de cana-de-açúcar produzida pelo VENDEDOR nas safras constantes do quadro do parágrafo anterior e que a quantidade do produto para cada safra será definida por ocasião do cronograma de que trata o parágrafo quarto desta cláusula.

Parágrafo Terceiro - O VENDEDOR entregará a cana-de-açúcar na esteira da COMPRADORA.

Parágrafo Quarto - A entrega efetuar-se-á durante o período de moagem da COMPRADORA, conforme cronograma elaborado a partir da estimativa de pré-safra ou de qualquer outro momento, previamente acordado entre as partes.

Parágrafo Quinto - Será admitida a variação de até ____% da quantidade entregue de cana-de-açúcar contratada, quer a menor, quer a maior, do cronograma previsto no parágrafo Quarto.

Parágrafo Sexto - As despesas referentes à entrega da cana-de-açúcar(corte, carregamento e transporte) até a esteira da COMPRADORA serão suportadas pelo VENDEDOR.

II - PRAZO DE VIGÊNCIA:

Cláusula 2ª - O prazo de vigência do presente contrato é de ........ anos.

Parágrafo Único - Não obstante o prazo do caput desta cláusula, este contrato será automaticamente prorrogado até a exaustão do ciclo da lavoura de cana-de-açúcar do VENDEDOR, entendendo-se por "exaustão do ciclo" como sendo a última colheita técnica e economicamente viável a ser feita na área plantada com cana-de-açúcar.

III - APURAÇÃO DA QUALIDADE DA CANA-DE-AÇÚCAR

Cláusula 3ª - A qualidade da cana-de-açúcar objeto deste contrato, ora vendida pelo VENDEDOR será apurada pela COMPRADORA, por ocasião de sua entrega na indústria da mesma, conforme o disposto no Anexo I do Regulamento do "....................", que as partes declaram conhecer e respeitar.

IV - PREÇO:

Cláusula 4ª - O preço devido pela COMPRADORA ao VENDEDOR, referente à cana-de-açúcar objeto deste contrato será aquele apurado ao final do ano-safra, a partir da metodologia estabelecida no Anexo II do Regulamento do ...................., que as partes declaram conhecer e respeitar, tendo como base:
a. o "mix" de produção da COMPRADORA durante a safra terminada;

b. os preços médios, praticados durante o ano safra, de cada um dos produtos finais, a serem divulgados pelo .................... até o dia 15 do mês de maio, subseqüente ao término do ano safra;

c. a participação, expressa em forma percentual, do custo médio da matéria-prima no custo médio de cada um dos produtos, conforme disposto nos artigos 9 a 11 do Anexo II do Regulamento do ........

d. a quantidade de ATR entregue pelo VENDEDOR, durante a safra.

V - .ADIANTAMENTOS CONTRA A ENTREGA DA CANA-DE-AÇÚCAR:

Cláusula 5ª - A COMPRADORA pagará ao VENDEDOR, a título de adiantamento, no dia ......... do mês subseqüente ao da entrega da cana-de-açúcar, ......... % (extenso) do valor da Nota Fiscal de Entrada, calculado em função da quantidade de ATR entregue e do valor médio do kg do ATR.

Parágrafo Primeiro - O preço médio do kg de ATR, a que se refere a Cláusula anterior, será calculado a partir dos preços médios do kg de ATR, por produto, divulgados mensalmente pelo .................... e do "mix" de produção do Estado de , previsto para a safra.

Parágrafo Segundo - No mês subseqüente ao do término da moagem, a COMPRADORA, com base no seu "mix" de produção realizado na safra e nos preços médios ponderados do kg de ATR divulgados pelo ...................., procederá ao ajuste do preço da cana e sua liquidação.

Parágrafo Terceiro - No caso de a diferença calculada conforme o parágrafo anterior configurar um débito da unidade industrial para com o produtor de cana-de-açúcar, recomenda-se que este débito seja imediatamente pago, em uma única parcela, pela COMPRADORA ao VENDEDOR, independentemente do ajuste que será iniciado conforme a cláusula do item VI.

Parágrafo Quarto - No caso de a diferença calculada conforme o parágrafo primeiro configurar um crédito da unidade industrial para com o produtor de cana-de-açúcar, recomenda-se que este crédito seja compensado na primeira parcela do ajuste que será iniciado conforme a cláusula do item VI.

Parágrafo Quinto - A COMPRADORA entregará ao VENDEDOR, por ocasião dos pagamentos dos adiantamentos referidos no caput, duas Notas Promissórias, cada uma no valor que resultar da multiplicação de R$ ........ (extenso) pela quantidade de cana-de-açúcar entregue no mês anterior, com vencimentos, respectivamente, no dia 05 (cinco) dos meses de janeiro e fevereiro do ano subseqüente ao da entrega da cana-de-açúcar ora negociada.

VI - ADIANTAMENTO NO PERÍODO ENTRE O FINAL DA MOAGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR E O AJUSTE NO FINAL DO ANO-SAFRA:

Cláusula 6ª - A partir do mês subseqüente ao do término da moagem, a COMPRADORA, mensal e sucessivamente, como base no seu "mix" de produção realizado na safra e nos preços médios ponderados do kg de ATR divulgados pelo ...................., procederá, ainda a título de adiantamento, ao pagamento do diferença entre o preço médio estimado mensalmente, conforme disposto nesta Cláusula, e os adiantamentos já realizados.

Parágrafo Unico - Os pagamentos de que trata o caput desta cláusula serão realizados da seguinte forma:

No dia 05 de janeiro do ano subseqüente ao da entrega da cana, a COMPRADORA fará ao VENDEDOR o pagamento de ¼ (um quarto) da eventual diferença havida entre o valor que lhe foi adiantado até esta data, e o valor total devido, calculado com base na quantidade de ATR entregue pelo VENDEDOR e no preço médio do kg de ATR apurado na Unidade Industrial, a partir dos preços médios do kg de ATR divulgados pelo .................... no mês e no "mix" de produção da referida unidade.
No dia 05 de fevereiro do ano subseqüente ao da entrega da cana-de-açúcar, a COMPRADORA fará ao VENDEDOR o pagamento de 1/3 (um terço) da eventual diferença havida entre o valor que lhe foi adiantado até esta data e o valor total devido, calculado com base na quantidade de ATR entregue pelo VENDEDOR e no preço médio do kg de ATR apurado na Unidade Industrial, a partir dos preços médios do kg de ATR divulgados pelo .................... no mês de janeiro do ano-safra e no "mix" de produção da referida unidade.

No dia 05 de março do ano subseqüente ao da entrega da cana-de-açúcar, a COMPRADORA fará ao VENDEDOR o pagamento de ½ (metade) da eventual diferença havida entre o valor que lhe foi adiantado até esta data e o valor total devido, calculado com base na quantidade de ATR entregue pelo VENDEDOR e no preço médio do kg de ATR apurado na Unidade Industrial, a partir dos preços médios do kg de ATR divulgados pelo .................... no mês de fevereiro do ano-safra e no "mix" de produção da referida unidade.

No dia 05 de abril do ano subseqüente ao da entrega da cana-de-açúcar, a COMPRADORA fará ao VENDEDOR o pagamento de 1/1,5 da eventual diferença havida entre o valor que lhe foi adiantado até esta data e o valor total devido, calculado com base na quantidade de ATR entregue pelo VENDEDOR e no preço médio do kg de ATR apurado na Unidade Industrial, a partir dos preços médios do kg de ATR divulgados pelo .................... no mês de março do ano-safra e no "mix" de produção da referida unidade.

VII - LIQUIDAÇÃO AO FINAL DO ANO-SAFRA:

Cláusula 7ª - Ao final do ano safra, até o dia 20 de maio do ano seguinte ao da entrega da cana-de-açúcar objeto deste contrato, a COMPRADORA pagará ao VENDEDOR as diferenças verificadas entre o preço final, apurado conforme disposto na Cláusula 4ª, e os valores adiantados com base nas cláusulas 5ª e 6ª deste contrato.

Parágrafo Único - Se da operação referente no caput desta cláusula verificar-se que o valor adiantado ao VENDEDOR é superior ao que a ele seria devido, a COMPRADORA fica desde já autorizada por ele, VENDEDOR, a compensar o que tiver pago a maior com o valor da cana-de-açúcar que lhe entregará na safra canavieira seguinte.

VIII - RETENÇÃO

Cláusula 8ª - O VENDEDOR autoriza e a COMPRADORA se obriga a descontar das obrigações pecuniárias devidas ao VENDEDOR, e recolher à ASSOCIAÇÃO .................. até o dia 15 do mês subseqüente ao da entrega da cana, o valor correspondente da taxa-convênio devida pelo VENDEDOR à esta, em função de deliberação assemblear, devidamente subscrita e enviada, em tempo hábil, à COMPRADORA.

IX - TRIBUTOS

Cláusula 9ª - O valor das contribuições referentes ao PIS e COFINS será acrescido ao preço do ATR, para fins do cálculo do montante devido pela COMPRADORA ao VENDEDOR.

X - CONCILIAÇÃO E DO JUÍZO ARBITRAL

Cláusula 10ª - As partes encaminharão à Diretoria do .................... as dúvidas e conflitos surgidos entre elas, quanto à execução do presente contrato, incluindo as dúvidas referentes à aferição da qualidade da cana e determinação do preço da mesma.

Parágrafo único - A Diretoria do ...................., após conhecer da divergência, poderá, a seu critério, tentar conciliar as partes, com auxílio técnico da ................., quando a matéria o exigir, ou encaminhar o conflito diretamente ao Juízo Arbitral da BM&F, nos termos das cláusulas seguintes.

Cláusula 11 - As partes elegem o Juízo Arbitral e seu procedimento instituído pela Bolsa de Mercadorias e Futuros para solução de controvérsias oriundas deste contrato, se não vierem a ser objeto de conciliação, ou se o forem, restar frustrada esta alternativa, nos termos da cláusula anterior.

Parágrafo único - As partes obrigam-se a não submeter qualquer conflito oriundo deste contrato ao Poder Judiciário.

Cláusula 12 - Não realizada a conciliação nos termos da cláusula ......, o pedido de arbitragem elaborado pela parte reclamante será endereçado ao Superintendente Geral da ............., devendo conter:

nome e qualificação das partes envolvidas;

descrição da controvérsia e de suas respectivas razões;

cópia dos contratos e quaisquer outros documentos necessários à análise da controvérsia;

indicação do valor estimado do objeto da controvérsia.

Cláusula 13 - No Pedido de Arbitragem, além dos requisitos mencionados na cláusula anterior, a parte fará constar o nome de um árbitro e seu suplente e a outra parte, em sua resposta, deverá por seu turno fazer a nomeação de um segundo árbitro e seu suplente. Estes, de comum acordo, escolherão um terceiro que será o presidente do Juízo Arbitral e seu respectivo suplente..

Parágrafo 1º - Os árbitros a serem nomeados pelas partes deverão, obrigatoriamente, integrar o quadro de árbitros da .........

Parágrafo 2º - Caso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da aceitação pelos árbitros nomeados pelas partes, não haja acordo quanto ao nome do terceiro árbitro, caberá ao superintendente da .......... efetuar a nomeação.

Clausula 14 - As partes comprometem-se a cumprir a decisão proferida pelo Juízo Arbitral e a não recorrerem ao poder judiciário em relação ao julgado na esfera arbitral, salvo para sua execução na hipótese do seu não cumprimento voluntário pela parte vencida.

Cláusula 15 - As partes optam, para solução do Juízo Arbitral, pela aplicação das leis brasileiras e os usos e costumes estabelecidos no setor da agroindústria canavieira, inclusive pelas normas do .................... quanto à qualidade da cana e aos negócios de venda e compra desta, ou ainda, pela aplicação da equidade.

XI - DISPOSIÇÕES GERAIS

Cláusula 16 - A parte que infringir qualquer disposição ou cláusula objeto deste contrato incorrerá na multa pecuniária equivalente a ...........% (extenso) sobre a quantidade de cana-de-açúcar objeto deste contrato, que reverterá em benefício da parte inocente, independentemente da indenização por perdas e danos resultantes da infração que se verificar na execução deste contrato.

Cláusula 17 - As partes se obrigam a não submeter qualquer conflito oriundo deste contrato ao Poder Judiciário, salvo se para executar a decisão do Juízo Arbitral, ficando para este caso eleito o foro da empresa da COMPRADORA, que representa o local da entrega da cana-de-açúcar, objeto do presente, pelo VENDEDOR, por mais privilegiado que for.

Cláusula 18 - O presente contrato é lavrado em caráter irrevogável e irretratável, desistindo as partes do direito de arrependimento de que trata o Artigo 420 e seguintes do Novo Código Civil Brasileiro e obrigando as partes contratantes por si, seus herdeiros ou sucessores, a qualquer título, especialmente no que toca à entrega e recebimento da cana-de-açúcar ora compromissada.

Cláusula 19 - Todos os pagamentos tratados neste contrato serão realizados na sede da COMPRADORA o atraso no pagamento de quaisquer das parcelas previstas neste contrato, sujeitará a COMPRADORA aos encargos financeiros ora ajustados em: multa de 2% (dois por cento); juros de 1% ao mês, mais correção monetária calculada com base na variação do IGP-M (FGV), sem prejuízo da multa pecuniária prevista na cláusula 16, deste contrato.Assim, estando as partes justas e acordadas quanto ao que aqui fizeram inserir, dando ao contrato o valor de R$ ............. (extenso) para efeitos meramente fiscais, assinam o presente contrato em 3(tres) vias de igual teor e efeito, na presença de 02 (duas) testemunhas que a tudo foram presentes e também o assinam.

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

____________________
VENDEDOR

____________________
COMPRADORA

____________________
TESTEMUNHAS(1)
CPF:
____________________
TESTEMUNHAS(2)
CPF:


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Compra e venda