Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Compra e venda Compra e venda mercantil (04)

Contratos - Compra e venda - Compra e venda mercantil (04)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Escritura pública de promessa de compra e venda de imóvel.

 

ESCRITURA PÚBLICA DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA MERCANTIL E OUTROS PACTOS,

que entre si fazem: ...... e..... , na forma abaixo:

Saibam, quantos a presente escritura virem que aos ......... do mês de .......... do ano de .......(........./.........../........), nesta cidade de ........ , Capital do Estado do ............... , nestas Notas, compareceram partes entre si, justas e contratadas, de um lado: - ............. , sociedade de economia mista, com sede na cidade do ......... , Estado do ......... , na rua ............... , inscrita no CNPJ/MF sob nº ..................... , daqui por diante designada ............. , neste ato representada pelo Gerente Regional de Automotivos do ............ e de ........... , brasileiro, divorciado, economista, portador da carteira de identidade nº ............. e inscrito no CPF/MF sob nº ............. , residente e domiciliado nesta Capital, com poderes decorrentes do instrumento lavrado no ....... Ofício de Notas da cidade do ............ , às fls. ........... , do livro ............ , em data de ....... / ....... / ........ , o qual me foi apresentado e fica arquivado nestas Notas, no livro próprio nº ............ ; e, de outro lado, a firma: ......... , pessoa jurídica de direito privado, com sede nesta Capital, na rua............. , inscrita no CNPJ/MF sob nº .............. , doravante denominada PROMISSÁRIA COMPRADORA, neste ato representada por seus sócios, ................... , brasileiro, casado, comerciante, portador da carteira de identidade nº .................. e inscrito no CPF/MF sob nº .................. , residente e domiciliado nesta Capital, na rua ................. ; e ......... , brasileiro, casado, bancário, portador da carteira de identidade nº .......... e inscrito no CPF/MF sob nº ............ , residente e domiciliado na cidade de .............. , na rua ............ , ora de passagem pela Capital; sendo os presentes reconhecidos como os próprios, por mim, .................... , Escrevente do ......... Tabelião, .............. , através dos documentos de identificação apresentados, do que dou fé. Então, aí, pelos representantes das partes contratantes, declaram que têm justo e acordado o presente contrato de promessa de compra e venda mercantil e outros pactos, que se regerá pelas seguintes cláusulas e condições:

- CLÁUSULA PRIMEIRA -

1.1 - A ............... promete vender à PROMISSÁRIA COMPRADORA, e esta, por sua vez, promete comprar da ............ , com exclusividade, durante o prazo de ............. (..........) meses, a partir de ......../........./........... e a terminar em ........../.........../............ , as quantidades mínimas mensais de produtos derivados do petróleo e álcool hidratado abaixo relacionadas:

a) Gasolina: .....(...........) litros;
b) Óleo Diesel: .............. (..........) litros;
c) Álcool Hidratado: ......... (.......) litros;
d) Lubrificantes e Graxas: ....... (........) litros;

1.1.1 - Os produtos discriminados no item anterior destinam-se a revenda, pela PROMISSÁRIA COMPRADORA, na sua atividade de comércio, no posto de serviços e/ou abastecimento de veículos, situado na rua ........... , na cidade de ............ , ou onde vier a ser instalado, em substituição ao endereço mencionado acima.

1.2 - O prazo de que trata o item 1.1 desta cláusula ficará automaticamente prorrogado pelo tempo necessário à efetivação da aquisição total de cada um dos produtos mencionados naquele item, por parte da PROMISSÁRIA COMPRADORA, sem prejuízo do disposto na cláusula 1.2.2, caso a mesma, por qualquer motivo, não consiga satisfazer a referida obrigação no prazo previsto.

1.2.1 - A prorrogação de que trata o item 1.2 ou a aquisição de quantidade superior à mínima mensal, não poderá ser entendida como liberação expressa ou tácita da exclusividade prevista neste contrato, bem como liberação da obrigação de adquirir as quantidades mínimas mensais dispostas no item 1.1 do presente durante o prazo contratual;

1.2.2 - Anualmente serão apuradas as quantidades de produtos adquiridos pela PROMISSÁRIA COMPRADORA. Caso esta tenha adquirido quantidade menor que o pactuado no presente contrato, a ................ considerará uma variação no volume de vendas de até ..............% (.......), e se mesmo assim não for atingido o volume convencionado, poderá a .............. aplicar-lhe uma multa equivalente a ................% (...........) da sanção estabelecida no item 3.2, sem prejuízo das demais penalidades previstas neste instrumento.

1.3 - Aplica-se também a obrigatoriedade de aquisição exclusiva de que trata o item 1.1 retro, ao gás natural, ao de refinaria e aos produtos derivados de outras fontes de energia, que sejam equivalentes ou sucedâneos dos combustíveis referidos naquele item.

1.4 - O disposto no item 1.3 acima restringe-se aos produtos que sejam da linha de comercialização e/ou distribuição da ............................... .

1.5 - O prazo de vigência deste contrato ficará automaticamente renovado por iguais períodos, caso não seja denunciado por qualquer das partes, por escrito, com antecedência mínima de ........ (........) dias do seu término ou do término de cada renovação.

- CLÁUSULA SEGUNDA -

2.1 - Os produtos objeto deste contrato, salvo o disposto no item 2.2, serão vendidos pela ......................à PROMISSÁRIA COMPRADORA sendo faturados pelos preços praticados pela ............... , vigentes no dia e local da entrega.

2.1.1 - Os preços de que trata o item anterior não poderão ultrapassar o valor correspondente a ..............% (...........) do preço ...............(....), pago pela .................. , acrescido de frete, tributos e encargos;

2.2 - O disposto no item supra não se aplicará aos produtos que se encontrem tabelados pelo Governo, enquanto permanecerem nesta situação;

2.3 - Os produtos vendidos pela ............. serão medidos nos seus depósitos e faturados para pagamento à vista, contra-entrega.

2.4 - A .................... poderá, a seu exclusivo critério e em caráter especial e temporário, conceder condições de pagamento diferentes da estipulada no item 2.3, o que não constituirá direito da PROMISSÁRIA COMPRADORA, podendo ser suspensas, a qualquer tempo, por iniciativa da ............

2.4.1 - O pagamento a que se refere o item 2.3 deverá ser efetuado nos escritórios da ........................ , situados na Rua ...... , ou em outro local por ela expressamente indicado para esse fim;

2.5 - Ocorrendo atraso no pagamento de faturas, a PROMISSÁRIA COMPRADORA, pagará à ............... , o débito atualizado monetariamente, acrescido de juros de mora "pro-rata" de ............% (.......) ao mês e multa de ............ (..........), sendo que os encargos pela mora incidirão a partir da data de vencimento dos respectivos títulos.

- CLÁUSULA TERCEIRA -

3.1 - O presente contrato poderá ser rescindido de pleno direito a critério da parte inocente, independentemente de notificação ou interpelação judicial ou extrajudicial, com a aplicação, à parte infratora, da penalidade prevista no item 3.2, ocorrendo qualquer das seguintes hipóteses:

3.1.1 - Inadimplemento de qualquer cláusula ou condição deste instrumento;

3.1.2 - Liquidação judicial ou extrajudicial de qualquer das partes;

3.1.3 - Falência ou concordata requerida, decretada ou homologada da PROMISSÁRIA COMPRADORA;

3.1.4 - Impontualidade da PROMISSÁRIA COMPRADORA no pagamento de fatura de compra de produto à ................................................... ;

3.2 - A rescisão deste contrato sujeitará a parte infratora ao pagamento a parte inocente, de uma multa compensatória, cobrável por inteiro, cuja importância monetária corresponderá, relativamente a cada produto disposto no item 1.1, a diferença entre as quantidades totais de produtos que a PROMISSÁRIA COMPRADORA comprometeu-se a comprar e aquelas efetivamente adquiridas, multiplicadas pelo percentual correspondente à margem de venda praticada pela .................... para cada um dos produtos, na data de pagamento da multa, conforme a fórmula: MULTA (em volume) = (QT - QA) X Percent, onde, QT = quantidade total de cada produto, que a PROMISSÁRIA COMPRADORA obrigou-se a adquirir. QA = quantidade de cada produto efetivamente adquirido pela PROMISSÁRIA COMPRADORA. PERCENT = percentual relativo à margem de venda do produto na data do pagamento. O valor da multa será obtido multiplicando-se o volume encontrado pelo respectivo preço na ocasião do pagamento da multa.

- CLÁUSULA QUARTA -

4.1 - Este contrato terá sua aplicação suspensa ocorrendo motivo de força maior ou caso fortuito que impeça o seu cumprimento por qualquer das partes, prosseguindo sua execução logo que cesse a causa que ensejou a suspensão.

4.1.1 - Inclui-se, entre os motivos de força maior ou caso fortuito, a impossibilidade de funcionamento do posto de serviços e/ou abastecimento a que se refere o item 1.1.1, decorrente da necessidade do cumprimento de formalidades legais junto a ANP ou a outras autoridades públicas exigíveis para sua inauguração e/ou funcionamento;

4.2 - Ocorrendo a suspensão, o prazo de vigência do presente contrato ficará automaticamente prorrogado pelo tempo necessário à compensação do prazo em que o contrato teve a sua execução suspensa.

4.3 - Terminado o período de suspensão, ocorrendo infração a qualquer das obrigações hora assumidas, pelas partes, dar-se-á a rescisão automática do presente contrato com a aplicação à parte infratora da multa prevista no item 3.2.

- CLÁUSULA QUINTA -

5.1 - A PROMISSÁRIA COMPRADORA obriga-se a ressarcir à ........... por eventuais multas que a esta última sejam aplicadas em decorrência do não cumprimento, pela PROMISSÁRIA COMPRADORA, das ordens e instruções da Agência Nacional do Petróleo - ANP e/ou de outros órgãos competentes para disciplinar a comercialização e distribuição de produtos derivados de petróleo, álcool hidratado e produtos de outras fontes de energia.

- CLÁUSULA SEXTA -

6.1 - A PROMISSÁRIA COMPRADORA franqueará à .............. os registros necessários à apuração do fiel cumprimento deste contrato.

- CLÁUSULA SÉTIMA -

7.1 - As obrigações aqui assumidas são extensivas aos cessionários e/ou sucessores das partes contratantes e a todas as pessoas que vierem a operar o referido posto e/ou sub-rogar-se na atividade da PROMISSÁRIA COMPRADORA, seja a que título for, somente ficando desobrigada, qualquer das contratantes mediante a anuência escrita da outra parte;

7.2 - A PROMISSÁRIA COMPRADORA fica obrigada a:

a) se for proprietária do imóvel onde está situado o estabelecimento mencionado no subitem 1.1.1, respeitadas as preferências legais, a dar preferência a ................ no caso de cessão da locação no mencionado imóvel, em igualdade de condições com terceiros, mediante comunicação escrita, com comprovante de entrega, consignado o prazo de ............ (..........) dias para o exercício de tal preferência, sob as penas do item 3.2;

b) a utilizar das vias legais próprias para obter a renovação da locação, a mantê-la, caso o imóvel onde se encontra o estabelecimento indicado no subitem 1.1.1 seja locado, sob pena do pagamento da multa prevista no item 3.2;

- CLÁUSULA OITAVA -

8.1 - O fornecimento dos produtos indicados no item 1.1 é subordinado às condições normais de suprimento do mercado e sujeito às alterações que forem impostas pela ANP e/ou por outros órgãos competentes para disciplinar o abastecimento de derivados de petróleo, álcool hidratado e outras fontes de energia, inclusive no que se refere a preços, prazos de entrega e de pagamento.

- CLÁUSULA NONA -

9.1 - A tolerância quanto a eventuais infrações ao presente contrato não constituirá renúncia aos direitos que são conferidos a ambas as partes.

- CLÁUSULA DÉCIMA -

10.1 - Em garantia ao integral cumprimento de todas as cláusulas e condições deste contrato, inclusive pelo pagamento de todo e qualquer débito da PROMISSÁRIA COMPRADORA para com a ........... , durante a vigência deste contrato e de suas eventuais prorrogações, estimados pelas contratantes em R$ ........(.....), a PROMISSÁRIA COMPRADORA dá à ............. , em primeira e especial hipoteca, os imóveis de propriedade de ........................... , já qualificado e sua mulher ................. , brasileira, casada, comerciante, portadora da carteira de identidade nº ....... e inscrita no CPF/MF sob nº .......... , residente e domiciliada nesta Capital na Rua ................. ; que como INTERVENIENTES HIPOTECANTES também assinam este instrumento, imóveis estes a seguir descritos, cujo valor as partes signatárias estimam em R$ ...................... (..........):

a) Matrícula nº ......: - Terreno situado no lugar .........., zona urbana do Município e Comarca de ................ , Estado de .............. , com área de ............ , fazendo frente, ao Norte com a projetada rua "............", sem denominação oficial, onde mede ......... , fundos ao Sul com a mesma medida da frente com terras de............. lote nº ...... , extrema ao Leste e ao Oeste com terras de ............... lotes nºs ............... e ................. , medindo em ambas as extremas ..................... , sem benfeitorias, cujo imóvel fica localizado do lado esquerdo ímpar da referida rua projetada "..............", sem denominação oficial, ........ quadra, distante da projetada rua ".........", sem denominação oficial, ......... , lado Leste. Imóvel este representado pelo lote nº ............. do desmembramento ".......................". O imóvel foi havido na forma do .......... , da matrícula nº ....... , do Cartório de Registro de Imóveis do ............ Ofício da Comarca de ............ , Estado de ........................ ; e,

b) Matrícula nº ......: - Terreno situado no lugar ......... ,zona urbana do Município e Comarca de ......... , Estado de ................. , com área de ...................... , fazendo frente, ao Norte com a projetada rua "...........", sem denominação oficial, onde mede ...................... , fundos ao Sul com a mesma medida da frente com terras de ..........,extrema ao Leste e ao Oeste com terras de ............. e ........ , lotes nºs ............ e ............. , medindo em ambas as extremas ..................... , sem benfeitorias, representado pelo lote nº .......... , do desmembramento ".............", cujo imóvel fica localizado do lado esquerdo ímpar da referida rua projetada ".................", sem denominação oficial, ........... quadra, distante da projetada rua "......", sem denominação oficial, ................. , lado Leste. O imóvel foi havido na forma do .......... , da matrícula nº ................. , do Cartório de Registro de Imóveis do ............ Ofício da Comarca de ................ , Estado de ............. . Além dos imóveis acima descritos, a PROMISSÁRIA COMPRADORA dá à ............... , em primeira e especial hipoteca, as construções e benfeitorias existentes e/ou a serem realizadas nos mesmos imóveis. Os bens dados em hipoteca encontram-se livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus fiscal, pessoal e real, encargos, dívidas ou responsabilidades, tais como hipoteca legal, judicial e convencional, tributos (impostos, taxa, etc.), servidão, foro, alugueis, etc.;

10.1.1 - O imóvel objeto da matrícula nº .................. , ora hipotecado foi havido pelos Intervenientes Hipotecantes de ........................ e sua mulher ................... , conforme escritura lavrada nas Notas Tabelião ................................. , no Município da ....................... , na Cidade de .......................-....... , no Livro ......... , fls. .......... , em ........./........../........... . O imóvel objeto da matrícula nº .................. , ora também hipotecado foi havido pelos Intervenientes Hipotecantes da............... , conforme escritura lavrada nas Notas Tabelião ............. , no Município da ....................... , na Cidade de .......................-....... , no Livro ......... , fls. .......... , em ........./........../........... .

10.2 - Durante a vigência deste contrato, obrigam-se os Intervenientes Hipotecantes, em relação aos bens dados em hipoteca:

a) a zelar pela sua boa conservação, limpeza e higiene;
b) ao pagamento, nas épocas próprias, de todos os tributos que venham a incidir sobre os mesmos;
c) ao cumprimento de todas as exigências das autoridades competentes;
d) a promover e manter em vigor quando cabível, seguro contra fogo, raios, explosões e suas conseqüências, de todo o imóvel e suas benfeitorias, por importância no máximo permissível pela Sociedade Seguradora, devendo a respectiva apólice ser emitida em favor ou sub-rogada a ....................... , durante todo o prazo de vigência deste contrato, ficando à ............... , autorizada, se a PROMISSÁRIA COMPRADORA não o fizer, a promover tal seguro em companhia idônea, de sua livre escolha, e a cobrar da PROMISSÁRIA COMPRADORA o valor do respectivo prêmio inclusive os de renovação. A PROMISSÁRIA COMPRADORA, na hipótese de ser avisada pela ................ de que lhe deverá pagar o prêmio de seguro acima indicado e as despesas respectivas, terá .......... (............) dias para efetuar dito pagamento;

10.2.1 - A PROMISSÁRIA COMPRADORA se compromete desde já, a reforçar ou substituir a garantia hipotecária ora apresentada, no prazo máximo de ........... (.................) dias, caso ocorra a sua depreciação ou se verifique alienação total ou parcial dos bens hipotecados ou qualquer ação que venha a atingir os bens hipotecados, cuja aceitação dependerá sempre de prévia anuência da ............ , dependendo do valor dos bens apresentados.

- CLÁUSULA DÉCIMA - PRIMEIRA -

11.1 - A PROMISSÁRIA COMPRADORA se compromete a não fazer e a impedir que se faça, no estabelecimento mencionado na Cláusula Primeira, e nos documentos de sua emissão, qualquer publicidade, concessão de brindes, colocação de estantes, faixas ou, de qualquer forma, promover ou divulgar produtos de sociedades que atuem no mesmo ramo de atividade da .............. ;

11.2 - Compromete-se, também, a PROMISSÁRIA COMPRADORA a manter em condições impecáveis a imagem da ................................. , zelando pelo bom desempenho do pessoal contratado, por boas condições de apresentação, higiene, limpeza, conservação e iluminação do estabelecimento.

11.3 - Os produtos vendidos pela ........... serão testados, no que concerne ao atendimento de suas especificações, pela PROMISSÁRIA COMPRADORA, no ato de seu recebimento.

11.4 - Os produtos objeto do presente contrato deverão ser armazenados pela PROMISSÁRIA COMPRADORA em perfeitas condições, as quais deverão ser periodicamente por ela verificadas, cabendo a PROMISSÁRIA COMPRADORA, ainda, observar todas as recomendações que receber da ........ nesse sentido, de modo a evitar qualquer tipo de contaminação dos citados produtos que possa, inclusive, comprometer o meio ambiente ou prejudicar a segurança de terceiros;

11.5 - Em caso de contaminação do produto armazenado, o fornecimento aos consumidores pela PROMISSÁRIA COMPRADORA deverá ser suspenso e o fato comunicado imediatamente à .......... para adoção das devidas providências.

- CLÁUSULA DÉCIMA - SEGUNDA -

12.1 - A PROMISSÁRIA COMPRADORA se responsabiliza, pelo cumprimento das leis e regulamentos pertinentes à proteção do meio ambiente e à saúde pública, devendo adotar, ainda, as medidas e procedimentos cabíveis, a fim de afastar qualquer risco de dano que possa ser causado pelas atividades que desenvolve.

12.2 - É de exclusiva responsabilidade da PROMISSÁRIA COMPRADORA e seus representantes, independentemente de culpa, todos e quaisquer danos causados ao meio ambiente decorrentes do exercício de suas atividades ou sinistros de qualquer natureza, especialmente em razão de defeitos, armazenamento ineficaz, má utilização ou conservação dos bens, produtos e equipamentos de sua propriedade ou que estejam sob sua posse em razão de empréstimo ou outra forma negocial, ainda que transferidas a terceiros e estranhos a este contrato.

12.2.1 - A responsabilidade da PROMISSÁRIA COMPRADORA por danos ao meio ambiente abrange todas as sanções e exigências contidas na Lei nº 9.065/98 e outras leis ou atos normativos que tratem ou venham a tratar de matéria ambiental.

12.2.2 - A PROMISSÁRIA COMPRADORA se obriga a manter a ............. a salvo de todos e quaisquer ônus, riscos, prejuízos ou despesas decorrentes de eventuais danos ambientais, seja perante órgãos ou entes de direito público, seja perante particulares ou entidades de natureza privada, reparando direta ou regressivamente todos os danos, prejuízos e/ou despesas causadas e, eventualmente imputadas direta ou indiretamente, à .................................... .

12.2.3 - Em ocorrendo quaisquer danos ao meio ambiente, a PROMISSÁRIA COMPRADORA se obriga a comunicar imediatamente as autoridades competentes, bem como a realizar todas as medidas no sentido de reparar e minimizar os danos e impactos ambientais.

- CLÁUSULA DÉCIMA - TERCEIRA -

13.1 - Caso a PROMISSÁRIA COMPRADORA venha a proceder alteração em seu Contrato Social que importe mudança na razão social, cessão, transferência ou gravame de quotas sociais, alterações da administração ou gerência ou qualquer outra modalidade, que importe modificação ou transferência de responsabilidade dos sócios, a ................. deverá ser notificada no prazo de ........... (.......) horas através do Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

- CLÁUSULA DÉCIMA - QUARTA -

14.1 - A PROMISSÁRIA COMPRADORA e a .......... declaram, para todos os fins e efeitos legais, que as condições constantes do presente instrumento resultaram de negociação havida entre as partes;

- CLÁUSULA DÉCIMA - QUINTA -

15.1 - Fica certo que com a exclusão de qualquer outro, o foro deste contrato é o da Cidade de ............. , Capital do Estado do ........... , bem como que em caso de litígio, a parte inadimplente arcará com as despesas judiciais e extrajudiciais, além dos honorários de advogado calculados na base de ...........% (..........) do valor da condenação. Pelos Outorgantes Hipotecantes, me foi dito ainda, que não se acham vinculados a nenhuma Instituição de Previdência Social, visto não serem empregadores e nem agro-produtores rurais, e portanto não incursos nas Leis e obrigações que regulam a matéria; declarando mais sob pena de responsabilidade civil e penal que inexiste contra os mesmos quaisquer ações reais e pessoais reipersecutórias e de outros ônus reais que obstaculize a hipoteca do imóvel deste objeto, declaração essa que fazem em cumprimento ao disposto no Parágrafo 3º , do Art. 1º do Decreto nº 93.240 de 09/09/86. Pelas partes contratantes, me foi dito finalmente, que aceitam a presente escritura como nela se contém em todos os seus expressos termos e que dispensam a apresentação das Certidões de que trata a letra "a", inciso III, do Art. 1º do Decreto nº 93.240 de 09/09/86, assumindo as responsabilidades decorrentes, conforme dispõe o Parágrafo 2º, inciso V, do Art. 1º do mesmo Decreto.

Em seguida me foi apresentado:

1º) Certidões de ônus Reais, fornecidas pelos Cartórios de Registro de Imóveis do .......... Oficial da Comarca de ................. e Comarca de ................. , comprovando estarem os imóveis desta objetos desonerados. E de como assim o disseram do que dou fé, lhes lavrei este instrumento, por me ser pedido e distribuído, que lido as partes e em tudo achado conforme, aceitam e assinam, dispensando as testemunhas instrumentárias, conforme lhes faculta o Provimento nº .................... , da Corregedoria Geral da Justiça, deste Estado, perante mim, .............. , Escrevente do .......... Tabelião ................ , que a datilografei e subscrevi. Custas .............. = R$ ...........

Transladada na mesma data. Está conforme ao seu original ao qual me reporto e dou fé. E eu, ........... , a conferi, subscrevo e assino em público e raso.

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

________________________
PROMITENTE VENDEDORA

___________________________
PROMISSÁRIA COMPRADORA

___________________
TABELIÃO

____________________
TESTEMUNHAS(1)
CPF:

____________________
TESTEMUNHAS(2)
CPF:


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Compra e venda