MODELO DE CARTA DE GERÊNCIA
Nota: deve ser elaborada pela entidade auditada em seu papel timbrado.
Local e data
À
NOME DA EMPRESA DE AUDITORIA e endereço completo
Prezados Senhores,
Com relação à auditoria realizada por V.S.as na …(nome completo da empresa
auditada), com base nas demonstrações contábeis do exercício encerrado em [dia] de
[mês] de [ano], com o propósito de expressar uma opinião sobre a adequação da
apresentação das mesmas em todos os aspectos materiais, a posição financeira e o
resultado das operações da referida empresa, em conformidade com os princípios
fundamentais da contabilidade, atendendo solicitação de V.S.as, servimo-nos da
presente para confirmar, dentro de nosso leal saber e entender, algumas
informações que V.S.as nos solicitaram, relacionadas àquelas demonstrações
contábeis, a saber:
1.Foi de nossa responsabilidade a elaboração e a apresentação das demonstrações
contábeis: compreendendo: o balanço patrimonial, a demonstração do resultado das
operações, …(relacionar outras se houverem)…., elaboradas em conformidade com os
princípios de contabilidade, da ……..(nome completo da empresa auditada)……..,
relativas ao exercício encerrado em [dia] de [mês] de [ano].
2.A……..(nome completo da empresa auditada)…….. não possuía, ao final do
exercício, abrangido pelas demonstrações contábeis auditadas, tampouco havendo
possuído, em alguma oportunidade do mesmo, o que se segue:
Outros fundos de numerário ou valores mantidos em banco, que não estivessem
registrados apropriadamente na contabilidade;
Valores em moeda estrangeira de propriedade da ……..(nome completo da empresa
auditada)…….., ou, de terceiros sob a sua responsabilidade, que não estivessem
registrados apropriadamente na contabilidade;
3.Não temos conhecimento da ocorrência de irregularidades, no período abrangido
pelas demonstrações contábeis, envolvendo membros da administração, empregados
em função de chefia ou mesmo outros empregados, que pudessem ter efeito material
na posição patrimonial e financeira da ……..(nome completo da empresa auditada)
4.A ……..(nome completo da empresa auditada) não sofreu no exercício abrangido
pelas demonstrações contábeis auditadas, autos de infração ou notificações de
irregularidades que tenha cometido, ou por violação de leis ou regulamentos,
omissão na prestação de informações ou outras faltas, que pudessem ter efeito
material na sua posição patrimonial ou financeiras.
5.No decorrer do exercício, não foram realizadas pela ……..(nome completo da
empresa auditada)…….., tampouco delas havendo pendências na data de seu
encerramento, relativas a:
Transações e os correspondentes valores a receber ou a pagar, incluindo vendas
compras, empréstimos, transferências, garantias ou outras transações em moeda
nacional ou estrangeira, que não estivessem apropriadamente registrados na
contabilidade e apresentados nas demonstrações contábeis;
Acordo com instituições financeiras envolvendo compensação de saldos; acordos
envolvendo restrições sobre saldos em disponibilidades e linhas de crédito; e/ou
outros acordos similares.
6.Todas as transações realizadas pela ……..(nome completo da empresa auditada)
…….. foram apropriadamente registradas na contabilidade.
7. Entre a data de enceramento do exercício, [dia] de [mês] de [ano], e a data de
emissão do “Parecer de Auditoria", [dia] de [mês] de [ano], não ocorreu nenhum
evento subsequente que pudesse modificar a posição patrimonial e/ou financeira
da ……..(nome completo da empresa auditada)…….., que em conseqüência, exigisse
ajuste das demonstrações contábeis auditadas.
Assinatura de administrador (responsável pela contratação da auditoria)
Nome completo
Identidade: