Currículo: sua peça de marketing pessoal
Se o ditado “a primeira impressão é a que fica” é realmente verdadeiro, elaborar
um currículo detalhado e objetivo é essencial para garantir que quem o lê queira
entrevistar e considerar o profissional retratado em um processo de seleção.
Ferramenta fundamental de inserção profissional, o currículo deve ser encarado
pelo candidato a novas vagas de duas formas: como uma peça de marketing pessoal
e um roteiro bem construído.
“Currículos com erros de português, clichês ou estrutura de texto não apropriada
só comprometem o candidato. Já um roteiro claro e lógico colabora para que o
profissional conquiste espaço e seja chamado para uma entrevista”, explica Selma
Fredo, consultora da DBM, empresa de gestão de recursos humanos.
No quesito estilo, o currículo deve ter texto direto, claro e sem rodeios.
Deve-se prezar pela elegância de vocabulário, com frases curtas e objetivas. As
qualificações, por sua vez, devem ser listadas de acordo com parâmetros coesos,
ligados à relevância, assim como as realizações do profissional. “A
parametrização de informações é a principal dica de estilo para a redação de um
currículo. Será muito mais fácil ao profissional lembrar-se dos detalhes do
currículo quando já estiver numa entrevista”, afirma Selma. Segundo ela, uma
estratégia bastante utilizada e bem-sucedida é organizar as realizações
implementadas em uma empresa por ordem de importância, adotando o mesmo padrão
para todas as demais companhias citadas no documento. “Desta forma, o
profissional facilitará o entendimento do seu currículo, que, além de mais
lógico, despertará o interesse do leitor”, diz Selma.
Entre os cuidados que devem ser tomados no momento de elaboração do currículo,
os principais são evitar linguagem repetitiva e não usar demasiadamente
terminologias em outros idiomas ou palavras extremamente técnicas, o que
dispersa a atenção do leitor. É importante também evitar o uso do mesmo verbo de
ação em muitas frases, assim como rebuscar o texto.
De acordo com a consultora da DBM deve-se ter muito cuidado também com o uso
abusivo da primeira pessoa do singular, o que pode para algumas pessoas, indicar
falta de espírito de equipe. “Valorize apenas as próprias realizações e
competências para evitar interpretações como esta”, diz Selma. “E, apenas para
lembrar, não afirme a existência de uma competência que, no momento de uma
eventual checagem, pode ser facilmente questionada”.
Currículos por e-mail
Nos casos em que os currículos são enviados por e-mail, é interessante
acrescentar no corpo da mensagem uma carta de apresentação que explicite ao
interlocutor as razões do interesse pela empresa que está sendo contatada e que
traga uma brevíssima síntese de suas qualificações e realizações. “Desta
maneira, fica claro o interesse, cuidado e consideração do profissional pelas
empresas prospectadas”, diz Selma.
Em relação ao estilo e linguagem de textos enviados por e-mail ou impressos,
Selma explica que não podem existir diferenças entre os dois. “Não se deve
redigir inúmeras versões de um currículo pensando na adequação de perfil à
empresa” A “,” B “ou” C “, ou ao meio de comunicação” X “ou” Y “, afinal, a
qualificação de um profissional se mantém independentemente da empresa e do
meio, já que se alinha ao objetivo indicado no currículo”.
Outra dica essencial é não experimentar demais no momento de elaboração do
documento. “Orientamos sempre o profissional a redigir seu currículo usando
recursos com os quais têm intimidade e com os quais se sinta identificado. De
nada adianta adotar um modelo, seja na forma ou no conteúdo, que deu certo com
alguém achando que, dará certo com todos”, finaliza.