Modelo de Como Fazer um Curriculum de Sucesso
Modelo de descrição da capacitação profissional
Auxiliar de escritório
Atuei na área administrativa dos segmentos de seguros pessoais, escritório de
contabilidade e em editora.
Conhecimentos em informática (planilhas e editores de texto);
recepção/contato com clientes e fornecedores em geral. Operação de fax,
copiadoras, organização e manutenção de arquivos.
Digitação rápida e redação própria. Controle e conferência de Notas Fiscais,
contas à pagar e receber. Recebimento de mercadorias e atendimento telefônico
(PABX).
Responsável pelo controle de correspondências enviadas e recebidas (correio,
fax, email e pessoal).
Envio de mala-direta (emissão de carta personalizada e etiquetas) sobre novos
produtos e serviços e postagem pelo correio.
Controle de Frota (Licenciamento, Multas, Abastecimento) e localização das
mercadorias via Rádio Nextel.
Tenho facilidade de adaptação em diversos ambientes profissionais. Sou
dinâmico, gosto de desafios e aprender novas atividades.
Modelo de descrição da capacitação profissional
Supervisor de Vendas
Experiência em prospecção de clientes para venda de produtos e serviços
desenvolvida nos segmentos de seguro e informática.
Supervisão de equipe com 8 funcionários para vendas regionais com foco em
metas e resultados.Facilidade de elaboração de planilhas para acompanhamento
gerencial.
Habilidade em treinamento de equipe de venda e motivação de funcionários.
Facilidade no relacionamento interpessoal.Possuo grande habilidade em conhecer o
mercado em que atuo, conseguindo rapidamente formar carteiras de clientes
potenciais. Procuro sempre identificar as necessidades de cada cliente e adequar
o produto ou serviço em questão para atendê-los da melhor forma possível. Com
seguros, administrei uma carteira de 18 clientes empresariais do interior do
estado, prestando atendimento constante e individualizado. Consegui atingir
metas de venda em 6 dos 7 meses em que estive nesta empresa, passando, em dois
meses, de assistente a vendedor. Na atual empresa, especializada na venda e
assistência técnica de equipamentos de informática, assumi a supervisão da
equipe de vendas regionais que atende toda a capital de São Paulo, composta por
mais de 35 empresas de diferentes portes. Mantenho constante contato com todos
os clientes, realizando o acompanhamento dos processos/atendimentos após as
visitas da equipe. Elaboro os relatórios diários e semanais de fechamento de
vendas para acompanhamento dos resultados, tendo apresentado faturamento sempre
superior às metas estabelecidas.
Modelo de descrição da capacitação profissional
Gerente Financeiro
Experiência adquirida em diversas empresas de grande porte, nacionais e
multinacionais, dos segmentos financeiros, consultorias, construtoras e governo.
Tenho 15 anos de experiência em Controladoria, Auditoria, Finanças e
Administração. Desenvolvi trabalho de análise e redução de custos pela
reestruturação administrativo-financeira das empresas. Tenho grande habilidade
na captação de recursos conseguindo renegociação de dívidas internas,
conseguindo reduzir em mais de 30% os valores finais de negociação de mais de R$
1.5 milhões. Recuperação de créditos de devedores duvidosos equivalentes a 65%
do saldo total pendente e redução dos índices de inadimplência e prazo médio de
recebimento através da implantação de Política de Crédito e ações conjuntas com
a Área Comercial. Experiência em obtenção de linhas de crédito "clean",
operações com derivativos "hedge" e "swap" de dívidas. Análises de Viabilidade
Econômico-Financeira de Projetos e Negócios inclusive elaboração de business
plan para start ups de internet.
Viagens nacionais e internacionais - França, Alemanha, EUA, Argentina e
Canadá, para treinamento e implantação operacional da área financeira nas
unidades, recomendando correções e dando suporte aos diferentes gestores, nos
aspectos financeiros, contábeis e de gestão de custos. Participação em Programas
de Qualidade ISO 9000. Tenho experiência também em processos de incorporações,
cisões e de reestruturações.
O QUE NÃO FAZER:
Não se escreve mais "currículo" ou "currículm vitae" no alto das páginas nem é
necessário o título "dados pessoais". Comece o currículo com seu nome ;
Embora não seja obrigatório assinar nem colocar data no currículo (as datas
devem constar no histórico profissional), a assinatura serve como autenticação e
a data será útil em caso de revisão;
Não anexe cartas de referência ou nomes de pessoas que podem fornecer
informações a seu respeito (a menos que seja pedido). Geralmente isso é
solicitado na entrevista, leve esses dados em folha separada;
Evite abreviaturas no texto do currículo;
Currículo não é contrato. Por isso não é necessário mencionar seu CPF, RG
ou carteira profissional, que serão solicitados depois;
Não inclua seu peso, altura, raça ou religião;
Não fale em dinheiro no currículo. Isso é assunto para a entrevista. Não
esqueça de pesquisar o salário de sua função no mercado e não se esqueça que seu
entrevistador certamente também tem conhecimento de quanto deve ganhar um
profissional daquele cargo. Aguarde que o assunto seja perguntado e veja se a
oportunidade permite uma boa negociação para você e para quem está lhe
contratando.
Importante: NÃO MINTA! Além de falta de ética, você pode perder sua
chance e comprometer novas oportunidades.
O QUE FAZER:
Texto:
Forma de apresentação:
Tem que despertar a atenção de quem lê. Isso não se faz com truques de
inventividade, mas sim com organização e apresentação de bom conteúdo.
Tem que ter uniformidade nos tipos de letras. Para destacar informações use
recursos como o negrito e o itálico do seu processador de texto, e evite variar
tipos de fonte para não transformar o currículo numa salada gráfica. Evite tipos
de letras rebuscados. Use Arial, Courier e Times New Roman;
Tem que ser limpo e bem apresentado. O papel mais indicado é o branco, formato
A4. Quem quiser pode usar folhas coloridas em tons pastéis, não deve exagerar.
Tons mais discretos como o cinza são bem aceitos;
Marque só a margem esquerda, assim você evita os buracos que aparecem no texto
justificado. Se desejar, centralize apenas os intertítulos;
Use espaço 1,5 entre as linhas. Para deixar mais arejado, pule duas linhas entre
um item e outro;
Não use um corpo menor que 10 (texto em corpo pequeno é horrível para ler). Vale
escrever seu nome e os intertítulos em corpo maior e destacar com negrito;
Use letras MAIÚSCULAS somente para marcar os itens;
Conteúdo do texto:
Tem que ter apenas informações relevantes - e todas as que forem necessárias.
Cuidado para parecer que você está tentando dourar a pílula. É normal que
pessoas em início de carreira tenham pouco para contar sobre a trajetória
profissional. Deixe os detalhes para a entrevista
Tem que ser claro, fácil de ler. Para isso é fundamental que seja escrito em
português perfeito.Utilize uma linguagem simples com palavras conhecidas.
Escreva apenas o que vai interessar a pessoa que vai ler. Evite rodeios ou
redundâncias como "Último Cargo: gerente de marketing. Atuação: responsável por
projetos na área de Marketing."
As informações devem ser organizadas em blocos para facilitar a leitura. Como
estamos numa era onde o trabalho de equipe é valorizado, evite discursos na
primeira pessoa do singular como "eu fiz, eu consegui...". Por outro lado, evite
falar de você na terceira pessoa como por exemplo "implantou" o projeto de
qualidade... "fez" estagio... "implementou" isso ou aquilo. Substitua os
adjetivos por substantivos acompanhados, quando possível, de números. Por
exemplo: em vez de "Melhor vendedor da equipe em 1998" prefira a forma "Recorde
de vendas entre os funcionários em 1998: 3 000 peças no ano." Procure fazer uma
boa revisão no seu texto para evitar erros de português.
Obs. Uma lista de referências deve ser impressa à parte, e você deve
tê-la à mão para apresentá-la ao entrevistador no momento em que for solicitado
a isto.
Número de páginas: No máximo três. Se o histórico for muito grande, faça
um resumo nas primeiras páginas e depois entre em detalhes nas páginas
seguintes. Se a sua relação de empregos é muito grande, selecione apenas os
últimos cinco empregos de sua carreira. E mencione no sumário de qualificações
que tem mais experiência do que está mostrado a seguir. Por exemplo: Economista
com MBA em marketing e 10 anos de experiência em planejamento de mídia e estudo
de mercado.
Obs. Em alguns casos é importante colocar todas as informações, como nos
currículos de cientistas ou médicos, para cujos empregadores os artigos
publicados são importantes, assim como o detalhamento dos congressos de que o
profissional participou. Mas, de maneira geral, essas informações só entediam a
quem vai ler o currículo.
Dados pessoais: As informações principais devem ser colocadas na primeira
página (veja o modelo acima). Não precisa escrever "dados pessoais". Bastam o
nome completo, idade, estado civil e número de filhos. Se tiver dupla cidadania,
mencione. Não coloque dados como RG ou CPF - se mais tarde o entrevistador
precisar, ele vai solicitar. Não esqueça o endereço completo, telefone e e-mail.
Objetivo: Deixe claro logo no início do Currículo qual o cargo que você
está pleiteando ou qual sua área de interesse. Abaixo, dois exemplos do OBJETIVO
de um Currículo:
Objetivo: Gerência de RH ou de áreas de marketing.
ou ainda, colocando uma pequena observação, como abaixo:
Objetivo: Assistente de diretoria de marketing
Embora seja graduada em Publicidade e Propaganda tenho interesse em aperfeiçoar
minhas competências na área administrativa e por isso iniciei uma pós-graduação
nessa área.
Formação acadêmica: Se você possui curso superior, esqueça os dados sobre
ginasial e colegial (isso pode ser apresentado mais tarde). O que é preciso
mostrar são os cursos de graduação, pós-graduação ou especialização relevantes.
Para quem está entrando no mercado, a formação acadêmica é importante. Caso você
ainda esteja cursando a faculdade, coloque também o período (manhã, tarde ou
noite).
Idiomas: Seja realista. Não diga que é fluente num idioma se não for. Se
estiver estudando, informe.
Experiência internacional: Mencione todas as atividades profissionais
realizadas no exterior, mas não adianta incluir os países que você percorreu nas
últimas férias, ou incluir suspeitas viagens de "estudo". O que se deseja é
avaliar o grau de "vivência" profissional no exterior.
Carreira: A trajetória profissional deve ser colocada na primeira página.
Inicie sempre pela experiência mais recente. Se as empresas por onde você passou
não forem conhecidas, como uma Xerox ou Coca Cola, faça um resumo (duas linhas
no máximo) do seu perfil - setor onde atua (se souber, inclua faturamento e
número de empregados).
Aperfeiçoamento: Só mencione os cursos que tiverem ligação direta com sua
área de atuação.
Datas: Coloque sempre as datas de entrada e saída das empresas. Não
precisa colocar data nem assinar o currículo.
Salários: Não coloque, pois dependendo do valor pode se transformar numa
barreira. Prefira conversar mais tarde sobre esse assunto.
Fotos: Não inclua sua foto, a não ser que você esteja se candidatando a
uma vaga de modelo fotográfico.
Hobbies e outras atividades: Mencionar hobbies, esportes ou outras
ocupações humaniza o currículo. Por exemplo, se você faz um trabalho de
integração social ligado à comunidade, isto é bem visto. Se for para falar que
gosta de cinema, de teatro e jogar tranca, esqueça.
Revisão: Antes de qualquer outro leitor, peça a um amigo mais experiente
para ler seu Currículo e alertá-lo para possíveis deslizes.
Enviar: Você pode enviar pelo correio, por e-mail ou entregar
pessoalmente. Só envie por fax em último caso. A opção de entregar pessoalmente
(ou mandar entregar por secretária, alguém conhecido etc.) é a melhor, pois
garante que seu Currículo não vai chegar amassado.
Currículo sob medida.
Você pode ter um Currículo padrão e enviá-lo sempre, ou fazer um Currículo
diferenciado, exclusivo para a empresa onde você gostaria de trabalhar. Nesse
caso, o Currículo precisa atender às expectativas particulares dessa empresa:
- Faça um check-up da sua carreira. Identifique os pontos fortes e fracos.
Descubra qual é seu potencial em relação às necessidades da empresa;
- Faça uma pesquisa sobre a empresa. Procure visitar o site dela, artigos
publicados na imprensa sobre a empresa e/ou sobre sua atividade.
- Faça a mesma pesquisa sobre a concorrência dessa empresa;
- Converse com pessoas que trabalham (ou já trabalharam) nessa empresa
para conhecer a cultura, os valores e o sistema de trabalho;
- Procure conhecer os objetivos do cargo e das tarefas para as quais você
vai se candidatar.