10 Dicas de Conteúdo para elaborar um bom currículo
Siga as seguintes dicas:
1 - Nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu
currículo - ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo
bem empregado.
2 - Faça um diagnóstico. Procure se informar (no site da empresa, na imprensa ou
de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar o
currículo, e que tipo de profissionais elas procuram. Escreva os currículos
dando destaque às características que você tem e que se adéquem ao perfil que a
empresa deseja.
3 - Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de
currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie.
Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a
aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um”
4 - Seja localizável. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir
no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do que o
necessário: para a minha análise, basta ter o nome completo, telefone fixo,
telefone celular e e-mail (todos devem estar atualizados e corretos). Informar
múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails deve ser evitado, a não ser que
você tenha uma boa justificativa - o mínimo que se espera de um possível
contratado é que ele consiga decidir qual o seu telefone e o seu e-mail de
contato.
5 - Tenha um foco. Se você está procurando ao mesmo tempo uma colocação como
professor de violão clássico e como programador web, faça um currículo separado
para cada uma das vagas, sem misturar neles as aptidões tão diferentes entre si.
Mas não tenha medo de mencionar (mas aí como nota adicional, sem destaque) no
currículo para uma vaga técnica as suas aptidões artísticas ou humanas, ou
vice-versa - as empresas não contratam robôs, e muitas vezes têm interesse em
saber desde cedo como é a pessoa (e não apenas o profissional) que está
contratando. O mesmo vale para atividades extra-curriculares, trabalhos
voluntários e outros “extras”.
6 - Seja claro, direto e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação
correta e completa, de forma direta e concisa. Tentar mascarar informações que a
empresa vá descobrir depois é um risco desnecessário, e pode levar a uma
posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter tentado.
7 - Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os
erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar,
e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que o
seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer é que a
presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é
zeloso, ou que escreve mal.
8 - Seja seletivo. Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o
pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no segundo grau. É provável
que ele queira saber se você fez cursos de informática ou de formação
profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais é relevante a
informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante
limitado. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão
de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem
discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos
currículos que serão chamados para a entrevista…
9 - Inclua o essencial. Em um bom currículo, não podem faltar as informações de
contato atualizadas, uma caracterização sobre você (nome completo, data de
nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos) dados sobre as
experiências profissionais recentes (empregos, estágios - incluindo período e
atividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a formação acadêmica (com
detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras atividades e fatos que
possam ajudar a definir você como profissional: participação em cursos e
eventos, atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de idiomas,
aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde
que sejam relevantes para a vaga pretendida!
10 - Capriche no visual. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o
conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima com
capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu currículo em cada empresa.
Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo,
nada de alterar escrevendo com esferográfica sobre o seu original desatualizado.
Lembre-se que se você caprichar, o seu currículo pode ser o primeiro contato que
a empresa terá com você. Mas se você não caprichar, é provável que ele seja o
último.
E lembre-se sempre: nada de excessos. A sabedoria está no equilíbrio!