Lembre-se que mesmo as companhias mais bem-administradas não são
infalíveis. As boas companhias aceitam esse fato e têm mecanismo para lidar com
clientes insatisfeitos. Se, após escrever uma carta, você não obtiver uma
resposta satisfatória, lembre-se de que é sempre possível mudar de tática.
Prezado Senhor ou Senhora,
Vocês realmente são muito
incompetentes. Mas o que mais se pode esperar, já que obviamente não dão
a menor bola para seus clientes? Vocês têm alguma idéia do tempo que já
perdi, do trabalho que já tive e do dinheiro que já gastei por causa de
sua ineficiência?
Não contentes em grafar meu número de telefone incorretamente, vocês
ignoraram minhas instruções expressas relativas à maneira como eu queria
que meu nome fosse colocado na lista telefônica. Nós pagamos uma quantia
extra para aparecermos no catálogo com dois nomes diferentes - o meu e o
de minha mulher -, e por isso acho que temos direito a sermos listado
como os nomes que escolhemos. De qualquer maneira, constar no catálogo
como [Nome] de nada adianta para mim. Verifiquem vocês mesmos e
vejam quantas pessoas nesta área estão listado sob este nome. Queria
que meu primeiro nome fosse incluído por motivos óbvios, mas meu pedido
foi simplesmente ignorado. Certifiquem-se de que o erro será corrigido
imediatamente ou terei de deduzir a soma já paga das minhas futuras
contas telefônicas.
Atenciosamente,
[Assinatura]
Ao se queixar é importante utilizar um tom e uma abordagem adequados. Sua
carta tem maiores chances de surtir efeito se você mostrar-se mais chateado que
ultrajado, se partir do princípio de que o problema surgiu por um lapso da
companhia, e não por pura e estúpida ineficiência.
Examine as duas versões de uma queixa feita a uma companhia telefônica. Qual das
duas você acha que surtirá melhor efeito? Obviamente a carta abaixo é a melhor
opção, já que o Sr. Souza apresenta os fatos relativos à troca de dígitos do
número de seu telefone de um modo ordenado e deixa bem claro que tipo de
providência quer que seja tomada.
Prezado Sr. ou Senhora.
Erros no Catálogo Telefônicos
Repare por favor, estes dois erros na nova lista Telefônica:
O último número do telefone atribuído a mim na lista é 9.
O último número correto do meu telefone é 7.
Meu nome aparece como [Nome] Existem muitos [Nome]
nesta cidade. Eu solicitei especificamente - e paguei por isso - para
constar na lista como [Nome]. Os senhores hão de convir
que não há muitas pessoas com este mesmo nome em nossa área.
Queira, por favor, providenciar imediatamente a correção do primeiro
erro, para que eu possa receber minhas chamadas telefônicas.
Cordialmente,
[Nome]
[Assinatura]
Modelo de Carta de Reclamação
Para:
Atenção a:
De: Assunto:
Reclamação por deficiência técnica
Caros Senhores,
Gostaríamos de alertar V. Sas. para a deficiência técnica que
nome do produto,
de sua fabricação, tem apresentado. Houve, inclusive, três casos de devolução,
que achamos por bem aceitar.
Os clientes reclamaram contra a
motivo.
Seria talvez aconselhável que V. Sas. procedessem a um reestudo para resolver
esses problemas. Certos de estarmos contribuindo para o êxito de seu novo e
promissor empreendimento, atenciosamente,
nome
cargo
Modelo de Reclamação por Aumento de Preço
[Local e data.]
Prezados Senhores:
Recebemos com surpresa a notícia de aumento de seus preços para atender a nosso
último pedido.
Achamos que deveríamos ter sido avisados previamente ou, então, que fosse
mantido o preço para o pedido recebido. Solicitamos nos avisar quando houver
novos aumentos.
Esperamos notícias urgentes.
Cordialmente.