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Cartas - Reclamação - Como Reclamar com Eficiência


 Total de: 15.244 modelos.

 

Lembre-se que mesmo as companhias mais bem-administradas não são infalíveis. As boas companhias aceitam esse fato e têm mecanismo para lidar com clientes insatisfeitos. Se, após escrever uma carta, você não obtiver uma resposta satisfatória, lembre-se de que é sempre possível mudar de tática.

Prezado Senhor ou Senhora,

Vocês realmente são muito incompetentes. Mas o que mais se pode esperar, já que obviamente não dão a menor bola para seus clientes? Vocês têm alguma idéia do tempo que já perdi, do trabalho que já tive e do dinheiro que já gastei por causa de sua ineficiência?

Não contentes em grafar meu número de telefone incorretamente, vocês ignoraram minhas instruções expressas relativas à maneira como eu queria que meu nome fosse colocado na lista telefônica. Nós pagamos uma quantia extra para aparecermos no catálogo com dois nomes diferentes - o meu e o de minha mulher -, e por isso acho que temos direito a sermos listado como os nomes que escolhemos. De qualquer maneira, constar no catálogo como [Nome] de nada adianta para mim. Verifiquem vocês mesmos e vejam quantas pessoas nesta área estão listado sob este nome.  Queria que meu primeiro nome fosse incluído por motivos óbvios, mas meu pedido foi simplesmente ignorado. Certifiquem-se de que o erro será corrigido imediatamente ou terei de deduzir a soma já paga das minhas futuras contas telefônicas.

Atenciosamente,

[Assinatura]

Ao se queixar é importante utilizar um tom e uma abordagem adequados. Sua carta tem maiores chances de surtir efeito se você mostrar-se mais chateado que ultrajado, se partir do princípio de que o problema surgiu por um lapso da companhia, e não por pura e estúpida ineficiência.

Examine as duas versões de uma queixa feita a uma companhia telefônica. Qual das duas você acha que surtirá melhor efeito? Obviamente a carta abaixo é a melhor opção, já que o Sr. Souza apresenta os fatos relativos à troca de dígitos do número de seu telefone de um modo ordenado e deixa bem claro que tipo de providência quer que seja tomada.

Prezado Sr. ou Senhora.

Erros no Catálogo Telefônicos

Repare por favor, estes dois erros na nova lista Telefônica:

O último número do telefone atribuído a mim na lista é 9.
O último número correto do meu telefone é 7.

Meu nome aparece como [Nome] Existem muitos [Nome] nesta cidade. Eu solicitei especificamente - e paguei por isso - para constar na lista como [Nome]. Os senhores hão de convir que não há muitas pessoas com este mesmo nome em nossa área.

Queira, por favor, providenciar imediatamente a correção do primeiro erro, para que eu possa receber minhas chamadas telefônicas.

Cordialmente,

[Nome]
[Assinatura]

Modelo de Carta de Reclamação

Para: 

 

Atenção a:  

 

De: Assunto:

 

Reclamação por deficiência técnica 

 

Caros Senhores,

 

 Gostaríamos de alertar V. Sas. para a deficiência técnica que nome do produto, de sua fabricação, tem apresentado. Houve, inclusive, três casos de devolução, que achamos por bem aceitar. 


Os clientes reclamaram contra a motivo.

 

Seria talvez aconselhável que V. Sas. procedessem a um reestudo para resolver esses problemas. Certos de estarmos contribuindo para o êxito de seu novo e promissor empreendimento, atenciosamente,

 

nome

cargo 

Modelo de Reclamação por Aumento de Preço

[Local e data.]   

 

Prezados Senhores:  

 

Recebemos com surpresa a notícia de aumento de seus preços para atender a nosso último pedido.

Achamos que deveríamos ter sido avisados previamente ou, então, que fosse mantido  o preço para o pedido recebido. Solicitamos nos avisar quando houver novos aumentos.

Esperamos notícias urgentes.

 

Cordialmente.

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