Em plena Era da Globalização as organizações deparam-se com o fato de que a
"ética corporativa" faz a diferença. Hoje, observa-se que as muitas empresas
mostram-se conscientes de que a ética interfere diretamente na imagem que os
colaboradores e até mesmo a sociedade têm sobre a companhia. E como o cliente
interno e o externo influenciam o tempo de vida de uma organização, a adoção dos
"Códigos de Ética" ou "de Conduta" é cada vez mais frequente. Abaixo, seguem
orientações para quem deseja oficializar a cultura organizacional e apresentar
suas considerações em relação à ética no meio corporativo.
1. Criação de um Comitê - Formado por representantes da
Presidência, da área Jurídica, do setor de Recursos Humanos e dos demais
departamentos que a organização achar pertinente. O ideal é que o número de
membros seja ímpar, para que não ocorram empates nas votações. A renovação dos
membros desse comitê deve ser feita periodicamente, ou seja, a cada dois ou três
anos.
2. Atribuições do Comitê - Além de acompanhar a elaboração
do Código de Ética, o Comitê deve ser consultado caso algum dos itens do Código
seja descumprido. Caberá ao mesmo Comitê que as devidas providências sejam
tomadas, dependendo da situação em questão.
3. Comunicação aos funcionários - Mesmo que o Código de
Ética esteja em processo de elaboração, é pertinente que os funcionários sejam
informados. A comunicação pode ser feita primeiramente aos gestores e esses, por
sua vez, atuarão como agentes multiplicadores.
4. Pré-código - Para que o Código de Ética atenda à
realidade da empresa, é permitido optar pela elaboração de um pré-código, onde
constarão todos os itens considerados relevantes para o andamento das atividades
da empresa.
5. Avaliação do pré-código - Depois de concluído, o
documento pode ser enviado aos níveis gerenciais para discussão, apresentação de
sugestões e avaliação dos próprios funcionários, uma vez que eles fazem parte da
cultura organizacional.
6. Retorno do pré-código ao Comitê - Na próxima fase, o
Comitê deve considerar as sugestões apresentadas no pré-código. Vale ressaltar
que a linguagem do Código de Ética deve ser objetiva e direta, para que todos os
colaboradores compreendam o significado de cada abordagem do documento.
7. Itens abordados - Basicamente, o Código de Ética deve
enfocar a missão e os valores da empresa. Ou seja, deve conter a visão da
organização em relação à conduta interna dos funcionários, bem como as relações
com os clientes, os fornecedores e os concorrentes. O conteúdo deve ser
atualizado e revisado periodicamente, para atender às necessidades da empresa
uma vez que o mercado sempre está em constante processo de mudança.
8. Divulgação do Código de Ética - Depois da sua conclusão,
o Código de Ética deve ser apresentado aos funcionários e até mesmo a alguns
convidados. Para isso, a empresa deve disponibilizar o documento através da
Intranet, no site oficial para que o público externo também tenha conhecimento
da postura ética da organização. Há empresas que também optam pela impressão
gráfica do documento, para que o mesmo seja distribuído ao público-alvo. A
divulgação do Código de Ética pode ser realizada também em palestras e reuniões
internas com os profissionais.
10. Atuação dos gestores - Para que o Código de Ética não
"caia no esquecimento", durante reuniões com suas equipes, os gestores podem
atuar como agentes multiplicadores do conteúdo do Código.
11. Apresentação aos novos funcionários - É indispensável
que os profissionais que ingressam na empresa tomem ciência do conteúdo do
Código de Ética. Nesse sentido, ao celebrar a contratação, a organização pode
entregar um Código impresso ao recém-chegado. Essa é uma boa oportunidade, para
a área de RH tirar dúvidas do funcionário novato sobre os assuntos apresentados
no documento.