É notória a diferença entre o líder do passado do líder dos tempos atuais,
por várias razões.
Primeiro: o líder do passado gostava de mandar; o líder moderno
precisa convencer.
Segundo: o líder do passado era autocrático, o líder moderno precisa
ser democrata em suas decisões.
Terceiro: o líder do passado cobrava por resultados a qualquer custo;
o líder moderno precisa participar da evolução das tarefas pré-estabelecidas.
Quarto: o líder do passado não ouvia sua equipe; o líder moderno
precisa mais do que ouvir, precisa escutar sua equipe todos os dias para que as
melhores soluções apareçam.
Quinto: o líder do passado tinha pouca formação acadêmica; o líder
moderno precisa estar sempre fazendo novos cursos e à medida do possível
passando novas informações para sua equipe.
Sexto: o líder do passado tinha sempre a palavra final (tipo
sabe-tudo); o líder moderno precisa consultar sua equipe antes de qualquer
decisão mais delicada que possa comprometer o trabalho da equipe.
Sétimo: o líder do passado era fechado em seu mundo, o líder moderno
precisa estar aberto, até mesmo, às críticas da sua própria equipe.
Enfim, você, que é gerente, supervisor, diretor, coordenador, ou seja, líder
de equipe, precisa saber que a liderança mudou radicalmente nesses últimos anos
e a maneira como você encara essas mudanças fará toda uma diferença no seu
sucesso pessoal e profissional.
É sempre bom lembrar que liderar é promover um ambiente saudável para que os
resultados dos trabalhos a serem cumpridos tenham êxito.
Pense nisso. E boas vibrações para você.