Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Rating de Fundos 

Data: 03/12/2008

 
 

É uma forma de classificação de risco, que está começando a ser utilizada no Brasil.
O nosso foco aqui é explicar a importância dessas classificações feitas para Administradores de Recursos e Fundos de Investimento.

Empresas Classificadoras

O rating é realizado a partir da solicitação da empresa interessada, e ela deve estar disposta a abrir informações sobre suas atividades, políticas, riscos, performance e estratégia. Somente através de dados como estes é que se torna possível opinar sobre o risco de uma empresa brasileira (Administradora de Fundos) ou sobre determinado produto (Fundo de Investimentos).

Para isso é indispensável, também, que os analistas da Agência classificadora possam entrevistar, em visitas de Due Diligence ( diligência realizada nas instalações da empresa avaliada, com o objetivo de conhecer todas as suas operações e formas de conduta ), os principais executivos da instituição envolvidos nos processos de controles e gestão de recursos.

Algumas Agências só classificam fundos de investimento após fazer, também, uma classificação da Administradora dos Recursos, enquanto outras, dedicam-se exclusivamente à análise de fundos de investimento. São poucas empresas que se especializaram nesse tipo de serviço, nacionais e internacionais, como as listadas abaixo:

> Atlantic Rating - www.atlanticrating.com.br
> SR Rating – www.srrating.com.br
> Fitch IBCA – www.fitchibca.com
> Standard & Poors – www.standardandpoors.com

Escalas de Risco

Cada Agência utiliza uma metodologia própria de análise e de classificação. Enquanto as estrangeiras utilizam critérios internacionais, as Agências nacionais, se diferenciam pelo maior conhecimento do mercado local. As graduações de risco são apresentadas de diferentes formas, como por exemplo: A Atlantic Rating utiliza uma escala de sete graduações, entre AAA, AA .... A até C, enquanto a SR Rating utiliza uma escala de 18 graduações, entre AAASR até DSR.

Objetivo e Importância da classificação

O objetivo de se ter uma classificação é o Administrador conquistar um “selo de qualidade” para a sua capacidade técnica, gerencial e ainda, uma forma de medir sua confiabilidade. Nas análises dos Fundos de Investimento leva-se em consideração, também, uma avaliação quantitativa de desempenho.

Estas análises são de extrema importância para os investidores, pois é mais uma forma de avaliar melhor onde aplicar seu dinheiro. Não significa, que Administradores ou Fundos que não tenham alguma classificação de risco obtida por uma Agência especializada, não sejam de confiança. ( ou que não seja confiável) retirar o que está entre parênteses – está repetitivo. Mas, as Administradoras que buscaram tal serviço, estão mostrando maior comprometimento com o público investidor, demonstrando maior transparência.

Metodologia de avaliação

Como comentado anteriormente, as Agências se diferenciam quanto à escala de risco utilizada, mas as variáveis analisadas não se diferenciam muito. Por exemplo, em uma visita da Agência às instalações da Administradora de Recursos, procura-se identificar alguns pontos:

> Se existe um processo definido para a análise de mercado, escolha das ações e títulos da carteira do Fundo e tomada de decisões;

> Se existem comitês especializados, ou se as decisões são tomadas sem critérios ou centralizadas na mão de uma única pessoa;

> Quais são os critérios de análise de risco de crédito adotados;

> Avaliação do corpo técnico da empresa: formação e experiência ;

> Como são os controles internos adotados. Existem áreas responsáveis pelo controle de tudo que está sendo feito pelos gestores? ;

> Verifica-se se existe risco operacional baseado em seus sistemas e processos. Fluxo dos recursos investidos dos clientes, extratos, atribuições legais, etc.



 
Referência: financenter.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Defenda-sePublicada no DOU lei que agiliza processos de separação e divórcio
Dívidas / Endividado ?Quais são os prejuízos ou problemas de ter o nome no SPC ou na SERASA?
Negócios / EmpreendedorismoEmpresa criativa vende sempre mais
Carreira / EmpregoVocê é uma referência em seu trabalho?
Carreira / EmpregoVeja 5 atitudes que podem detonar as suas chances de conseguir um novo emprego
Modelos de documentosAviso Prévio do Empregador para dispensa do Empregado II
AluguelReajuste: A partir de quanto tempo pode ser feito reajuste no preço do aluguel?
Carreira / EmpregoRoubo de dados; como profissional pode evitar situação?
Negócios / Empreendedorismo9 Sugestões para uma tomada de decisão
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro II - Do Direito de Empresa »»» Título III - Do Estabelecimento