O que é um consultor de primeira? É aquele que tem forte conhecimento de sua
área e fornece boas soluções? Não, isso não torna a pessoa um consultor de
primeira, somente o torna um consultor.
O conhecimento da área de atuação é um pré-requisito para ser consultor. Uma
obrigação. Infelizmente alguns especialistas acreditam que apenas com seu
conhecimento técnico conseguirão os melhores clientes e resultados, e isto está
longe da verdade.
O consultor que não vê outros aspectos, além dos técnicos, no serviço que
está prestando, provavelmente se tornará arrogante, e não atenderá as
expectativas do cliente. Por outro lado, aqueles consultores, que possuem o
conhecimento (mesmo que um pouco inferior), mas além disso sabem entregar uma
solução para o cliente (nos aspectos técnicos, organizacionais, de procedimentos
e de relacionamento) terão longa vida de negócios e referências constantes a seu
trabalho.
No site Baseline Mag encontrei algumas dicas interessantes para que o
consultor saiba entregar o melhor resultado para o cliente, além da solução
técnica:
1) Cumpra o que prometeu. O cliente somente terá total
confiança em você quando tudo o que você prometer for cumprido. Claro que erros
são normais e aceitáveis, mas não torne sua comunicação com o cliente uma
seqüência de pequenas mentiras e promessas falsas em relação a prazo, escopo,
resultados e expectativas. Isto pode dar a impressão de resolver situações de
curto prazo, mas estragará suas oportunidades no longo prazo.
2) Conquiste as pessoas. Você pode ser o maior especialista
na área, mas os fatores personalidade, sinergia e simpatia podem pesar tanto
quanto a solução técnica. O bom relacionamento não é importante somente com o
tomador de decisão da empresa contratante, mas com todos os membros da equipe e
clientes e fornecedores de seu cliente. Todos estes grupos de pessoas podem
tornar a aplicação de sua solução um paraíso ou um inferno.
3) Não deixe de gerenciar bem seus projetos. Não é
suficiente conhecer a solução para o problema, é imprescindível saber
implementá-la de uma forma eficiente e sem traumas para o cliente. Você deve ter
um método para colocar sua solução em prática, seja baseado nas melhores
práticas de gerenciamento de projetos ou desenvolvido por você mesmo. O
importante é que o cliente tenha a sensação de que poderá melhorar a empresa sem
ter maiores dores de cabeça na transição. Ao mostrar isso na prática, você
estará em uma ótima posição para implementar novos projetos no futuro.
4) Não se amarre a premissas. Você pode saber muito sobre o
tema e conhecer o mercado como a palma de sua mão. No entanto, nunca fique preso
a conceitos prévios quando os fatos do cliente mostrarem que a situação é
diferente. Por mais que você saiba, nunca saberá tudo, e ter a mente aberta para
novas opções e soluções é o que aumentará sua experiência e a qualidade de seu
serviço.