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Carreira / Emprego - O Consultor de Primeira 

Data: 03/01/2008

 
 

O que é um consultor de primeira? É aquele que tem forte conhecimento de sua área e fornece boas soluções? Não, isso não torna a pessoa um consultor de primeira, somente o torna um consultor.

O conhecimento da área de atuação é um pré-requisito para ser consultor. Uma obrigação. Infelizmente alguns especialistas acreditam que apenas com seu conhecimento técnico conseguirão os melhores clientes e resultados, e isto está longe da verdade.

O consultor que não vê outros aspectos, além dos técnicos, no serviço que está prestando, provavelmente se tornará arrogante, e não atenderá as expectativas do cliente. Por outro lado, aqueles consultores, que possuem o conhecimento (mesmo que um pouco inferior), mas além disso sabem entregar uma solução para o cliente (nos aspectos técnicos, organizacionais, de procedimentos e de relacionamento) terão longa vida de negócios e referências constantes a seu trabalho.

No site Baseline Mag encontrei algumas dicas interessantes para que o consultor saiba entregar o melhor resultado para o cliente, além da solução técnica:

1) Cumpra o que prometeu. O cliente somente terá total confiança em você quando tudo o que você prometer for cumprido. Claro que erros são normais e aceitáveis, mas não torne sua comunicação com o cliente uma seqüência de pequenas mentiras e promessas falsas em relação a prazo, escopo, resultados e expectativas. Isto pode dar a impressão de resolver situações de curto prazo, mas estragará suas oportunidades no longo prazo.

2) Conquiste as pessoas. Você pode ser o maior especialista na área, mas os fatores personalidade, sinergia e simpatia podem pesar tanto quanto a solução técnica. O bom relacionamento não é importante somente com o tomador de decisão da empresa contratante, mas com todos os membros da equipe e clientes e fornecedores de seu cliente. Todos estes grupos de pessoas podem tornar a aplicação de sua solução um paraíso ou um inferno.

3) Não deixe de gerenciar bem seus projetos. Não é suficiente conhecer a solução para o problema, é imprescindível saber implementá-la de uma forma eficiente e sem traumas para o cliente. Você deve ter um método para colocar sua solução em prática, seja baseado nas melhores práticas de gerenciamento de projetos ou desenvolvido por você mesmo. O importante é que o cliente tenha a sensação de que poderá melhorar a empresa sem ter maiores dores de cabeça na transição. Ao mostrar isso na prática, você estará em uma ótima posição para implementar novos projetos no futuro.

4) Não se amarre a premissas. Você pode saber muito sobre o tema e conhecer o mercado como a palma de sua mão. No entanto, nunca fique preso a conceitos prévios quando os fatos do cliente mostrarem que a situação é diferente. Por mais que você saiba, nunca saberá tudo, e ter a mente aberta para novas opções e soluções é o que aumentará sua experiência e a qualidade de seu serviço.



 
Referência: Empreenda JA
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :