Cartão de crédito - Cuidados com Cartões
1 – Nos terminais do banco
Se o cartão ficar retido no terminal, não abandone o local. Aperte a tecla
ANULA, CANCELA, FIM ou equivalente. Faça o mesmo após qualquer operação, mesmo
se não for concluída. Não aceite ajuda de estranhos. Entre em contato com o
banco e informe o ocorrido. Nunca jogue na lixeira da área de atendimento
qualquer tipo de comprovante emitido pelo terminal.
2 – Contrate os seguros contra fraudes
O uso de cartões é cada vez mais banal. Isso faz com que as pessoas
naturalmente diminuam os cuidados. Com isso, os riscos aumentam. Proteja-se de
grandes perdas. É melhor pagar alguns reais por mês e dormir tranqüilo.
3 – Minimize riscos
Não carregue ou mantenha mais cartões do que o necessário. Não potencialize
os riscos. Quando receber um novo cartão, destrua o anterior.
4 – Cartão e senha são pessoais
Nunca compartilhe ou empreste seu cartão. Não informe sua senha a ninguém.
Mesmo se a pessoa for de sua confiança, pode ser que ela não tenha os mesmos
cuidados que você tem. Seria como fechar as portas com trancas de ferro e deixar
uma janela aberta.
5 – Seja prudente
Caso desconfie que sua senha foi descoberta ou seu cartão foi clonado,
extraviado ou roubado, não espere pelo pior. Bloqueie seu cartão, troque sua
senha e solicite um novo conjunto para seu banco. É melhor ficar alguns dias sem
cartão do que muito tempo sem dinheiro.
6 – Confira o extrato com regularidade
Corte o mal pela raiz. Quanto antes uma fraude for detectada, menores serão
os estragos. Fazer um acompanhamento pelo menos semanal do seu extrato ajudará a
reduzir os riscos.
7 – Diversifique suas senhas
Use diferentes números e critérios de senhas para funções distintas. Nunca
use as mesmas senhas do banco ou do cartão em cadastros de sites e outros que
não dispõem das mesmas rotinas de segurança.
8 – Siga as orientações do banco e da administradora
Muita gente não observa as recomendações básicas. Já foi constatado que
muitas pessoas lesadas em golpes no cartão usavam senhas comuns como data do
nascimento ou número do telefone e outras que guardavam a senha anotada junto ao
cartão. Seja cauteloso. Atenda as recomendações de especialistas.
9 – Fique atento ao seu cartão
Quando entregar seu cartão a alguém, confira se o cartão devolvido é
realmente o seu. Verifique também se o valor cobrado foi correto e se o seu
cartão não é passado mais de uma vez na máquina. Procure informar-se sobre
qualquer situação que lhe pareça anormal.
10 – Verifique o terminal
Observe sempre que digitar o primeiro dígito da sua senha se o que aparece
no visor é um asterisco ou coisa parecida. Um golpe muito comum é entregarem ao
cliente o terminal aguardando a digitação do valor. O cliente digita sua senha e
ela fica visível para o atendente que pede desculpas e reinicia a transação, mas
já decorou sua senha.
11 – Esconda o teclado
Não tenha vergonha de tapar o teclado enquanto digita sua senha. Faça isso
sempre e com naturalidade. Seja no terminal do banco, na loja, no restaurante.
Há quadrilhas que ficam observando as senhas de muito longe com equipamentos
profissionais.
12 – Não perca seu cartão de vista
Hoje em dia é muito fácil e rápido clonar um cartão magnético. Não facilite.
Não tire os olhos do seus cartão.
13 – Uso de cartão na Internet ou telefone
Minimize os riscos. Reserve um cartão de crédito com limite baixo para fazer
compras via Internet ou por telefone. Nunca use seu cartão principal nessas
funções. Certifique-se que está operando através de um site seguro.
Referência:
edufinanceira.com
|
|
|