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Carreira / Emprego - Faça a comunicação fluir no trabalho  

Data: 14/11/2008

 
 
Quem não consegue se comunicar de forma objetiva dificilmente alcançará seus objetivos. E isso não se restringe apenas ao lado pessoal, vai além e também faz parte do dia-a-dia das corporações. Um boato, por exemplo, que circula pelos corredores de uma empresa – a chamada "Rádio Peão" – pode causar impactos negativos no clima organizacional e conseqüentemente prejudicar até mesmo o desempenho dos colaboradores, fato que provoca reflexos no negócio.

Para que isso não ocorra, há organizações que optam por adotar uma política de comunicação interna clara, onde os dois lados da moeda – o corporativo e os profissionais – ganham. Um exemplo desses acontece na Amanco, companhia catarinense que fabrica tubos e conexões. A preocupação de sempre manter um canal aberto entre diretoria e funcionários surgiu desde a fundação da empresa, em 1991, período em que adquiriu a marca Fortilit. Desde aquela época, os dirigentes organizacionais já consideravam a comunicação interna uma ação estratégica que poderia contribuir significativamente para o futuro da empresa.

Em 2006, a Amanco deu uma verdadeira guinada na política de comunicação interna, oportunidade que a área que era ligada ao departamento de Recursos Humanos foi incorporada pela Gestão de Marketing. A partir desse momento, novas diretrizes foram traçadas e hoje a empresa mantém um estreito relacionamento com seus colaboradores, pois aprimorou o processo de saber 'escutar os profissionais" e "transmitir informações de forma correta", sem a interferência de ruídos paralelos. Segundo Marise Barroso, diretora de Marketing, a Amanco acredita que toda comunicação impacta diretamente na imagem da empresa e essa, por sua vez, deve começar dentro da própria organização, para só depois transpor os portões e chegar ao mercado e à sociedade. "Hoje, a comunicação interna conta com a colaboração de todas as diretorias, inclusive a de Recursos Humanos, para que seja realizado seu planejamento", complementa.

A Amanco Brasil, uma subsidiária do grupo mexicano Mexichem produz e comercializa tubos, conexões e acessórios sanitários oferecendo soluções completas, inovadoras e de classe mundial para os mercados nacional e internacional, no segmento da construção civil, infra-estrutura e agrícola. Conta com fábricas localizadas em Joinville (SC), Sumaré (SP) e Suape (PE). A organização possui aproximadamente 1.500 colaboradores.

Comunicação líder e equipe - Para fortalecer a comunicação interna, a organização adotou ações simples como, por exemplo, o contato “face a face”, onde as pessoas podem interagir de forma direta. Nesse sentido, a empresa instituiu a realização do “Canal Liderança” – reunião realizada mensalmente entre líderes e suas equipes. Vale ressaltar que para manter uma comunicação alinhada, todas as lideranças recebem antecipadamente, via e-mail e em apresentação PowerPoint, uma pauta que foca assuntos relevantes para todas as áreas. Os líderes, por sua vez, assumem o papel de repassarem essas informações como agentes multiplicadores.

O “Canal Liderança” tem duração média de 30 minutos e permite que os funcionários tirem dúvidas sobre questões relacionadas à empresa, bem como recebem um feedback sobre assuntos que ficaram “pendentes” no último encontro. É uma oportunidade de comunicação, bem como de integração entre os membros de um mesmo setor.

Canais para uma comunicação interna eficaz:
  • Reuniões presenciais, que valorizam a comunicação face a face.
  • Encontros periódicos entre diretores e funcionários.
  • Murais localizados em pontos estratégicos da organização.
  • Utilização de e-mails institucionais para divulgação de informações oficiais.
  • Elaboração de impressos com periodicidade fixa.

Encontro descontraído e eficaz – Um outro recurso utilizado pela Amanco, para dar sustentação à política de comunicação interna é o canal “Café e Papo” – encontro anual em que se encontram a diretoria da empresa e os colaboradores para que ocorra um bate-papo aberto sobre temáticas ligadas à companhia. Vale ressaltar que esse encontro acontece em todas as unidades da organização, onde são convidados aproximadamente 20 funcionários, que por iniciativa própria, realizam suas inscrições. “O Café com Papo é promovido nos turnos da manhã, da tarde e da noite, para que todos os funcionários tenham a oportunidade de participar”, ressalta Marise Barroso, ao acrescentar que após o término dessa atividade, é feita uma ata sobre os assuntos que foram discutidos na oportunidade e esse documento é afixado nos murais localizados em pontos estratégicos da Amanco.

Um fato relevante é que diariamente todos os murais da empresa são atualizados por um “agente de comunicação”, que normalmente atua na área de Recursos Humanos. Nesses espaços, são veiculadas informações sobre a Amanco de forma geral e da respectiva unidade em que o mural está presente.

Revista interna – De acordo com a diretora de Marketing, a empresa também possui a revista interna “Conexão”, com periodicidade bimestral e é enviada para a residência de todos os colaboradores. O conteúdo do veículo é direcionado tanto para os funcionários quanto para seus familiares. Dessa forma, possui um conteúdo diversificado, onde são encontrados materiais como, por exemplo, funcionário do mês, saúde, dicas, ações de trabalho voluntário, entrevistas, entre outros. Para estimular os profissionais a verem esse veículo como uma rica fonte de informações, eles são convidados a enviarem sugestões de pautas referentes ao dia-a-dia de trabalho, bem como em relação a questões de interesse dos próprios familiares. Dessa maneira, a “Conexão” procura estreitar o relacionamento com seus leitores.

Quando questionada sobre a importância de se manter uma comunicação interna transparente, Marise Barroso afirma que essas ações adotadas pela Amanco contribuem para motivar os profissionais e isso impacta diretamente nos resultados do negócio. “O investimento que fazemos na área de comunicação interna não é considerado grande, pois temos estrutura para realizar essas ações e tudo é realizado através de um planejamento adequado”, finaliza.



 
Referência: rh.com.br
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