Quem não consegue se comunicar de forma objetiva dificilmente alcançará seus
objetivos. E isso não se restringe apenas ao lado pessoal, vai além e também faz
parte do dia-a-dia das corporações. Um boato, por exemplo, que circula pelos
corredores de uma empresa – a chamada "Rádio Peão" – pode causar impactos
negativos no clima organizacional e conseqüentemente prejudicar até mesmo o
desempenho dos colaboradores, fato que provoca reflexos no negócio.
Para que isso não ocorra, há organizações que optam por adotar uma política
de comunicação interna clara, onde os dois lados da moeda – o corporativo e os
profissionais – ganham. Um exemplo desses acontece na Amanco, companhia
catarinense que fabrica tubos e conexões. A preocupação de sempre manter um
canal aberto entre diretoria e funcionários surgiu desde a fundação da empresa,
em 1991, período em que adquiriu a marca Fortilit. Desde aquela época, os
dirigentes organizacionais já consideravam a comunicação interna uma ação
estratégica que poderia contribuir significativamente para o futuro da empresa.
Em 2006, a Amanco deu uma verdadeira guinada na política de comunicação
interna, oportunidade que a área que era ligada ao departamento de Recursos
Humanos foi incorporada pela Gestão de Marketing. A partir desse momento, novas
diretrizes foram traçadas e hoje a empresa mantém um estreito relacionamento com
seus colaboradores, pois aprimorou o processo de saber 'escutar os
profissionais" e "transmitir informações de forma correta", sem a interferência
de ruídos paralelos. Segundo Marise Barroso, diretora de Marketing, a Amanco
acredita que toda comunicação impacta diretamente na imagem da empresa e essa,
por sua vez, deve começar dentro da própria organização, para só depois transpor
os portões e chegar ao mercado e à sociedade. "Hoje, a comunicação interna conta
com a colaboração de todas as diretorias, inclusive a de Recursos Humanos, para
que seja realizado seu planejamento", complementa.
A Amanco Brasil, uma subsidiária do grupo mexicano Mexichem produz e
comercializa tubos, conexões e acessórios sanitários oferecendo soluções
completas, inovadoras e de classe mundial para os mercados nacional e
internacional, no segmento da construção civil, infra-estrutura e agrícola.
Conta com fábricas localizadas em Joinville (SC), Sumaré (SP) e Suape (PE). A
organização possui aproximadamente 1.500 colaboradores.
Comunicação líder e equipe - Para fortalecer a comunicação interna, a
organização adotou ações simples como, por exemplo, o contato “face a face”,
onde as pessoas podem interagir de forma direta. Nesse sentido, a empresa
instituiu a realização do “Canal Liderança” – reunião realizada mensalmente
entre líderes e suas equipes. Vale ressaltar que para manter uma comunicação
alinhada, todas as lideranças recebem antecipadamente, via e-mail e em
apresentação PowerPoint, uma pauta que foca assuntos relevantes para todas as
áreas. Os líderes, por sua vez, assumem o papel de repassarem essas informações
como agentes multiplicadores.
O “Canal Liderança” tem duração média de 30 minutos e permite que os
funcionários tirem dúvidas sobre questões relacionadas à empresa, bem como
recebem um feedback sobre assuntos que ficaram “pendentes” no último encontro. É
uma oportunidade de comunicação, bem como de integração entre os membros de um
mesmo setor.
Canais para uma comunicação
interna eficaz: |
- Reuniões presenciais, que valorizam a comunicação face a
face.
- Encontros periódicos entre diretores e funcionários.
- Murais localizados em pontos estratégicos da organização.
- Utilização de e-mails institucionais para divulgação de
informações oficiais.
- Elaboração de impressos com periodicidade fixa.
|
Encontro descontraído e eficaz – Um outro recurso utilizado pela
Amanco, para dar sustentação à política de comunicação interna é o canal “Café e
Papo” – encontro anual em que se encontram a diretoria da empresa e os
colaboradores para que ocorra um bate-papo aberto sobre temáticas ligadas à
companhia. Vale ressaltar que esse encontro acontece em todas as unidades da
organização, onde são convidados aproximadamente 20 funcionários, que por
iniciativa própria, realizam suas inscrições. “O Café com Papo é promovido nos
turnos da manhã, da tarde e da noite, para que todos os funcionários tenham a
oportunidade de participar”, ressalta Marise Barroso, ao acrescentar que após o
término dessa atividade, é feita uma ata sobre os assuntos que foram discutidos
na oportunidade e esse documento é afixado nos murais localizados em pontos
estratégicos da Amanco.
Um fato relevante é que diariamente todos os murais da empresa são
atualizados por um “agente de comunicação”, que normalmente atua na área de
Recursos Humanos. Nesses espaços, são veiculadas informações sobre a Amanco de
forma geral e da respectiva unidade em que o mural está presente.
Revista interna – De acordo com a diretora de Marketing, a empresa
também possui a revista interna “Conexão”, com periodicidade bimestral e é
enviada para a residência de todos os colaboradores. O conteúdo do veículo é
direcionado tanto para os funcionários quanto para seus familiares. Dessa forma,
possui um conteúdo diversificado, onde são encontrados materiais como, por
exemplo, funcionário do mês, saúde, dicas, ações de trabalho voluntário,
entrevistas, entre outros. Para estimular os profissionais a verem esse veículo
como uma rica fonte de informações, eles são convidados a enviarem sugestões de
pautas referentes ao dia-a-dia de trabalho, bem como em relação a questões de
interesse dos próprios familiares. Dessa maneira, a “Conexão” procura estreitar
o relacionamento com seus leitores.
Quando questionada sobre a importância de se manter uma comunicação interna
transparente, Marise Barroso afirma que essas ações adotadas pela Amanco
contribuem para motivar os profissionais e isso impacta diretamente nos
resultados do negócio. “O investimento que fazemos na área de comunicação
interna não é considerado grande, pois temos estrutura para realizar essas ações
e tudo é realizado através de um planejamento adequado”, finaliza.