O comércio varejista brasileiro está passando por um novo modelo de negócio.
Os sites de descontos ou de compras coletivas podem ser uma oportunidade para os
empresários venderem seus produtos ou serviços.
O diretor-executivo da Câmara-e.net (Câmara Brasileira do Comércio
Eletrônico), Gerson Rolim, afirma que esta ferramenta tem incentivado pequenos e
médios empreendedores a comercializarem pela internet.
“Este modelo é uma integração do varejo offline com o on-line. Com esta
ferramenta, empresários que nunca venderam pela internet estão tendo acesso a
este canal, assim como tem trazido novos e-consumidores. Isto não pode ser
considerado modismo”, explica.
A mesma opinião é compartilhada pelo sócio do site Pecados da Capital, Michel
Cunha, que acrescenta que a tendência é que estes sites se aperfeiçoem cada vez
mais.
Vantagens
Como vantagem em oferecer os produtos ou serviços com descontos que variam
entre 50% e 90%, Cunha indica o baixo custo comparado com os investimentos em
publicidade em veículos de comunicação.
"O anúncio é feito de maneira gratuita. Os empresários repassam ao site uma
porcentagem das vendas. Esta porcentagem pode chegar a até 50%”, diz.
Outro beneficio indicado por ele é a possibilidade de apresentar seu negócio
a novos consumidores e fidelizá-los. Rolim acrescenta ainda que o empreendedor
pode ampliar seu atendimento e oferecer outros produtos que não estão nos cupons
de descontos.
Cuidados
Entre os cuidados apontados, os especialistas afirmam que o empresário tem
de fazer um planejamento para evitar que o fluxo de consumidores e a demanda não
sejam maiores do que o estabelecimento pode comportar.
Para não ter problemas, as empresas devem limitar os cupons de vendas. “A
oferta deve ser bem definida”, declara Cunha.
Além disso, Rolim alerta que os empresários fiquem atentos para que os
descontos oferecidos não causem problema no fluxo de caixa.
Novas empresas
Em relação a este novo mercado, Câmara-e.net afirma que atualmente podem ser
contabilizados 40 sites de descontos em todo o País. Rolim explica que cada dia
surgem novas empresas deste segmento.
“Futuramente teremos fusões e aquisições destes sites. Destes 40, sobrarão
cerca de 10, sendo cinco grandes que atenderão todo tipo de segmento e cinco que
farão atendimento especializado. Este setor se consolidará. É um modelo de
negócio inteligente”, finaliza.