Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Supermercado: Você compra por impulso no supermercado? 

Data: 30/05/2007

 
 

Quando você vai ao supermercado, leva a boa e velha lista de compras? Pois sabe que esta pode ser uma "arma" para tentar evitar uma grande ameaça ao seu bolso: a impulsividade na hora de adquirir os produtos.

Resista à tentação
Você já observou como tudo, nos supermercados, está estrategicamente organizado para motivá-lo a comprar o que não precisa? Logo na chegada, várias promoções de eletroeletrônicos, roupas e guloseimas lhe convidam ao consumo. Resista!

A cada seção, repare que artigos relacionados são cuidadosamente dispostos: uma compra leva à outra e, quando você percebe, o carrinho está lotado! E quem pensa que uma ingênua comprinha apenas "para repor a geladeira" não inspira perigo, um alerta: é aí que você corre mesmo grande risco!

Mesmo que sejam poucos os itens a comprar, anote-os. Durante a ida ao supermercado, mantenha-se focado no que foi procurar. Nada de espiar promoções de produtos que não necessita adquirir no momento. Lembre-se: você não está economizando na compra desses itens, já que você nem precisava deles!

Problema é geral
Console-se. A compra por impulso não é um problema só seu. Pesquisa realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e pelo Provar, ouvindo consumidores da cidade de São Paulo, revelou que apenas 20% dos entrevistados costumam preparar uma lista de compras detalhada antes da ida ao supermercado.

Entre os participantes, 37% declararam que acabam sempre comprando mais do que o planejado. O mesmo problema ocorre "às vezes" com outros 43% dos consumidores.

Para quem pensa que a estratégia de colocar produtos em pontos de destaque não surte tanto efeito, aqui vai: 40% dos consumidores só lembram do produto ao vê-lo exposto na prateleira.

Caixa: apenas para pagar!
Você acha "inofensiva" a prática de expor mercadorias perto do caixa? Pois, de acordo com a pesquisa, 13,5% dos entrevistados responderam que pegam produtos enquanto esperam na fila, e que 65% fazem isso às vezes.

Para quem gosta de levar os filhos ao supermercado, um alerta: de acordo com o estudo, as crianças, na opinião de 58,8% dos entrevistados, são responsáveis pela indução a compras não planejadas. Ainda no quesito "acompanhantes que levam ao consumo", os cônjuges ficam com a segunda colocação (26,2%).



 
Referência: InfoMoney
Autor: Waldeli Azevedo
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :