Consumidor - Quase metade dos consumidores prefere pagar a prazo e compra por impulso
A parte mais numerosa dos consumidores é formada por pessoas que preferem
pagamento a prazo e que, freqüentemente, fazem compras por impulso. Pesquisa
divulgada pela Target Group Index, da Ibope Mídia mostrou que 45% dos mais de 17
mil entrevistados apresentam esse perfil, denominado "For Fun".
Conforme o estudo, realizado de julho de 2006 a janeiro de 2007, esse grupo é
composto por solteiros com até 24 anos, correspondendo às faixas de renda C e
DE. Eles não querem assumir responsabilidades, valorizam marcas divertidas e
personagens de novelas. Encontram nas revistas a principal fonte de informação.
Casados e com filhos
Na seqüência, estão os "Analógicos", que representam 28% dos compradores. O
grupo é formado por casados com mais de 35 anos. Mais da metade deles é
responsável por alguma criança. Não possuem preconceito com outras pessoas,
mesmo em se tratando de orientação sexual, e gostam de participar de sorteios e
promoções.
Têm como preferência empresas que combatam desigualdades sociais e, normalmente,
estão acima do peso. Esses consumidores, segundo a revista Consumidor Moderno,
procuram preços baixos, preferem adquirir produtos de marcas tradicionais e
recebem grande influência dos filhos na hora de gastar.
Felizes com a vida
Em menor proporção estão os "Exploradores", solteiros das classes AB, com idade
média de 32 anos. Eles são fluentes em inglês, realizam trabalhos voluntários e
estão felizes com o padrão de vida que possuem. Essa parcela é a mais
independente e bem informada, utilizando a internet como principal fonte de
informação. Entre seus interesses, estão acontecimentos internacionais.
Esses compradores são mais fiéis às marcas, valorizam aquelas mais refinadas e
inovadoras, principalmente aquelas que facilitam os afazeres diários.
|