Carreira / Emprego - Vida pessoal e carreira: ainda dá tempo de planejá-las com sucesso!
Os seis meses iniciais de 2010 já foram embora, e a sensação de não ter
realizado nenhum plano bateu? É nessa hora que você se dá conta de que não
começou aquele curso que queria, não trocou de carro, não foi promovido, enfim,
não deu início a absolutamente nada do que planejou.
Mas não se desespere, pois ainda dá tempo de começar a 'bolar' os novos
planos para os meses que estão vindo. Pelo menos é isso o que garante o fundador
da Triad PS, empresa especializada em programas e consultoria na área de
produtividade, Christian Barbosa.
Segundo o executivo, a recomendação às pessoas é que realizem ao longo do ano
dois planejamentos anuais. O melhor momento para começar a desenvolver os planos
realmente é o final do ano, época em que todos estão pensando nos desafios a
serem vencidos para o seguinte. Porém, para a segunda parte do planejamento,
avalia Barbosa, o mês de julho é o melhor para colocar os planos no papel.
Exercícios
A ideia, explica o especialista, é reservar de vinte a trinta minutos
para colocar em prática um exercício muito simples de planejamento pessoal e
profissional. Pegue uma folha de papel em branco para rabiscar suas ideias e
depois transfira estes dados para sua agenda ou sistema de planejamento. Basta
trabalhar nas questões abaixo, desenvolvidas e escritas por Barbosa.
- Que áreas da sua vida você precisa dedicar mais ou menos tempo?
A dica neste caso é fazer uma lista dos papéis da sua vida (pai,
mãe, profissional, etc) e criar duas colunas: Fazer e Parar. Na primeira,
escreva as atividades que precisa fazer por cada um destes papéis, coisas
bem específicas e não contemplativas (em vez de “Ler Mais”, coloque “Ler o
livro X”). Na segunda coluna, coloque as coisas que você faz, mas que não
geram nenhum resultado.
- Pense na meta – Seja limitado na quantidade de metas.
Se tiver uma, ótimo, se tiver quatro, talvez não seja viável. Pense no
número adequado para você. O mais importante nesse momento é o plano de
ação, ou seja, as tarefas que vão fazer com que você saia do lugar. Esse é
um bom momento para rever as promessas e checar o que andou e o que não
andou. É simples, se não andou, é porque o plano de ação está mal feito ou a
meta é inviável.
- Mente antecipada – Pense em datas especiais para o
próximo semestre, como, por exemplo, entregas de projetos importantes, idas
ao médico para exames de rotina e etc. Procure antecipar ou agendar
atividades que devam ser feitas até o final do ano, assim você prioriza o
importante, evita deixar para a última hora e fica com a certeza de que está
no controle do seu tempo.
Referência:
InfoMoney
|
Autor:
Equipe InfoMoney
|
|