Carreira / Emprego - De querido a odiado: como lidar com a reação das pessoas a sua promoção?
Antes de ocupar um cargo de liderança, é necessário preparar-se para chefiar
e desenvolver as habilidades necessárias, para facilitar a aceitação da equipe a
sua promoção. Mas, como nem sempre as coisas acontecem da forma que imaginamos,
é comum profissionais serem promovidos sem estarem preparados para tal.
E, se isso aconteceu com você, deve ter percebido o quanto as pessoas mudaram de
opinião a seu respeito. No início, algumas se mostraram felizes com a guinada na
sua carreira e até proferiram aquela famosa frase: parabéns, você merece! E
ainda juraram que torciam muito por isso.
Alguns meses depois, porém, a situação parece ter se invertido. Como líder, você
precisa impor respeito, cobrar e ser duro, para que as metas da empresa sejam
atingidas. De repente, seus amigos pararam de te chamar para almoçar, o
tratamento amável que dispensavam a você acabou, passaram a mal olhar nos seus
olhos, e uns e outros começaram a "puxar seu tapete". Para piorar, entre eles,
há uma pessoa que atua como líder informal e, constantemente, joga a equipe
contra você. Seria o início do fim?
"Existem dois tipos de líder. O líder tarefa é orientado para a produtividade e
a qualidade do trabalho. Ele controla e direciona a equipe. Já o líder emoção é
aquele capaz de servir a equipe e estimulá-la. Ele se preocupa em dar feedback
constantemente. As pessoas muito boas tecnicamente costumam ser as líderes
tarefa, mas o ideal é ser os dois tipos ao mesmo tempo", explica o coach e
diretor da UP Treinamentos e Consultoria, Carlos Cruz.
O grande desafio
Quando um profissional que é amigo de todos é promovido, enfrenta um grande
desafio: ser líder e continuar sendo querido pela equipe. Para tanto, é
essencial ultrapassar suas inseguranças, vencer seu medo, aprender a se
comunicar de forma fraca e sincera, mas, ao mesmo tempo, não dar feedbacks
falsos apenas para agradar.
"Logo que assumir a posição de líder, faça uma reunião com a equipe, para
esclarecer quais são seus objetivos e como desempenhará seu novo papel. É
importante também perguntar às pessoas como elas acham que você pode contribuir
para melhorar o trabalho, bem como o que elas estão esperando. O líder serve a
equipe, e não o contrário", explica Cruz. Portanto, nada de pensar que o fato de
ter sido promovido dá o aval para mandar nos outros!
"O profissional promovido não pode se aproveitar da situação para fazer
joguinhos, proteger quem ele gosta. Ele precisa cumprir os acordos
estabelecidos, bem como ser justo o tempo todo. Caso contrário, perderá a
credibilidade e a influência e então a equipe poderá sabotá-lo, sem que ele
perceba", revela Cruz.
"E se o líder não cuida das emoções das pessoas ao seu redor, surgirá um líder
informal que fará isso por ele. As pessoas têm a tendência de, na falta de um
líder, inconscientemente, projetar alguém do grupo para ser líder".
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