Consumidor - E-commerce: 10 regras para comprar com segurança pela internet
O número de usuários de internet no Brasil tem aumentado e, com isso, cada vez
mais pessoas realizam algum tipo de compra na web, pela sua comodidade, já que
não é necessário enfrentar lojas lotadas, e pelos preços, que muitas vezes são
mais baratos do que os do varejo convencional.
Porém, o aumento dessas operações também vem acompanhado do aumento das fraudes
pela internet, com falsas lojas virtuais e roubos de informações pessoais.
Segurança é fundamental
Para não ficar sem o produto e com prejuízos, alguns cuidados são fundamentais
na hora de efetivar a compra pela internet. Conheça alguns deles:
- Desconfie de preços muito baixos. Quando um hacker quer dar um golpe,
ele não cobrará caro pelo produto. A solução é pesquisar em outras lojas,
virtuais e físicas, para comparar os valores e as formas de pagamento;
- Se a sugestão de oferta chegou por e-mail, cuidado! Muitas vezes o link
não leva para a loja, mas, sim, para um site perigoso. Nesse caso, é
indicado apenas passar o mouse sobre o link, para verificar o real endereço
do site;
- Para não levar gato por lebre, analise bem a descrição do item e faça
comparações com outras marcas;
- Desconfie de depósitos em contas-correntes de titularidade diferente do
vendedor;
- Busque informações como o nome da empresa, a razão social, número de
CNPJ, endereço e telefone;
- Exija a nota fiscal. Ela é a garantia do produto e assegura ao
consumidor o respeito aos seus direitos;
- Prefira consumir em lojas virtuais de confiança. Isso evita o uso de
páginas criadas para o roubo de dados e senhas financeiras;
- Procure alguns símbolos que certifiquem a segurança do site: o endereço
exibido deve começar com https:// e deve haver o desenho de um
cadeado no lado inferior direito da página;
- Imprima a página de confirmação da compra;
- Vale lembrar também que ninguém pede informações como senhas e cartão de
crédito por e-mails. Esse tipo de mensagem é falsa e deve ser apagada.
Mas, mesmo depois de seguir essas dicas, você efetuou a compra e o produto não
chegou no prazo estipulado, é possível pedir uma indenização, caso o atraso
tenha gerado algum constrangimento. Se o caso não foi tão grave, o consumidor
pode cancelar a compra e receber o dinheiro de volta com correção.
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