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Consumidor - E-commerce: 10 regras para comprar com segurança pela internet 

Data: 13/01/2009

 
 
O número de usuários de internet no Brasil tem aumentado e, com isso, cada vez mais pessoas realizam algum tipo de compra na web, pela sua comodidade, já que não é necessário enfrentar lojas lotadas, e pelos preços, que muitas vezes são mais baratos do que os do varejo convencional.

Porém, o aumento dessas operações também vem acompanhado do aumento das fraudes pela internet, com falsas lojas virtuais e roubos de informações pessoais.

Segurança é fundamental
Para não ficar sem o produto e com prejuízos, alguns cuidados são fundamentais na hora de efetivar a compra pela internet. Conheça alguns deles:
  1. Desconfie de preços muito baixos. Quando um hacker quer dar um golpe, ele não cobrará caro pelo produto. A solução é pesquisar em outras lojas, virtuais e físicas, para comparar os valores e as formas de pagamento;
     
  2. Se a sugestão de oferta chegou por e-mail, cuidado! Muitas vezes o link não leva para a loja, mas, sim, para um site perigoso. Nesse caso, é indicado apenas passar o mouse sobre o link, para verificar o real endereço do site;
     
  3. Para não levar gato por lebre, analise bem a descrição do item e faça comparações com outras marcas;
     
  4. Desconfie de depósitos em contas-correntes de titularidade diferente do vendedor;
     
  5. Busque informações como o nome da empresa, a razão social, número de CNPJ, endereço e telefone;
     
  6. Exija a nota fiscal. Ela é a garantia do produto e assegura ao consumidor o respeito aos seus direitos;
     
  7. Prefira consumir em lojas virtuais de confiança. Isso evita o uso de páginas criadas para o roubo de dados e senhas financeiras;
     
  8. Procure alguns símbolos que certifiquem a segurança do site: o endereço exibido deve começar com https:// e deve haver o desenho de um cadeado no lado inferior direito da página;
     
  9. Imprima a página de confirmação da compra;
     
  10. Vale lembrar também que ninguém pede informações como senhas e cartão de crédito por e-mails. Esse tipo de mensagem é falsa e deve ser apagada.
Mas, mesmo depois de seguir essas dicas, você efetuou a compra e o produto não chegou no prazo estipulado, é possível pedir uma indenização, caso o atraso tenha gerado algum constrangimento. Se o caso não foi tão grave, o consumidor pode cancelar a compra e receber o dinheiro de volta com correção.


 
Referência: InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

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