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Banco / Cheque / Conta - Serviços bancários: veja dicas de associação para evitar gastos desnecessários 

Data: 27/10/2008

 
 
Segundo a Proteste - Associação de Consumidores, poucas pessoas sabem realmente quais são os serviços a que têm direito ou a quantidade certa de itens e utilizações mensais que compõem a sua cesta bancária, o que acaba fazendo muitos consumidores pagarem mais, por conta de serviços que pouco utilizam.

Para evitar gastos desnecessários, a entidade sugere que, antes da contratação de um pacote bancário, o consumidor coloque num papel quantos saques em média faz por mês, quantas vezes consulta o saldo ou extrato, o número de folhas de cheques utilizados e ainda se costuma ou não fazer transferências interbancárias.

Dessa forma, acredita a Associação, o usuário terá uma visão mais clara do seu perfil e poderá escolher um pacote mais adequado, pois de nada adianta ter direito ao uso ilimitado de serviços, se você precisa dele esporadicamente, ou optar por uma cesta de serviços mais barata, se o seu uso bancário é intenso.

A exceção se dá, diz a entidade, nos casos de contas especiais como a universitária, poupança ou conta-salário, em que os custos dos serviços são diferenciados.

Preços

Com o intuito de facilitar a escolha do consumidor, a Pro Teste escolheu três perfis de usuários para poder indicar as melhores cestas disponíveis nos bancos. O perfil um caracteriza alguém que utiliza, em média, mensalmente, cinco folhas de cheques, faz uma transferência entre bancos, consulta o extrato uma vez e faz, no máximo, quatro saques em terminal automático. Outro dado importante é que este usuário realiza a maior parte de suas transações pela internet.

Já o perfil dois utiliza em média dez cheques por mês, faz duas transferências entre bancos, o mesmo número de consultas ao extrato e seis saques em terminal automático. Por fim, o perfil três caracteriza alguém que usa todos os serviços disponíveis para movimentar suas contas. Este cliente faz uso de 20 cheques ao mês, três transferências entre bancos, três consultas ao extrato e dez saques em terminal automático.

Considerando os três tipos de usuários citados, em sua avaliação, a Associação considerou como a cesta de serviços mais indicada para os três perfis, a Cesta Fácil da Caixa Econômica Federal, que apresentou para o perfil um o custo de R$ 90 anuais, para o perfil dois, R$ 180 e para o perfil três, R$ 270.

Já o pacote mais caro foi o padronizado do Citibank, que oferece serviços extras personalizados, como salas VIPs, entrega de documentos por motoboy e consultoria de investimentos. Neste caso, os preços para os perfil um, dois e três ficam em R$ 639,60, R$ 751,20 e R$ 1.024,90, respectivamente.

Pagando pelo que se usa

A entidade também verificou a possibilidade do consumidor pagar somente pelos serviços utilizados. Com esta hipótese, de acordo com a Pro Teste, o Banrisul foi o que apresentou os menores custos para o usuário do perfil 1. Veja na tabela:

 
Serviços Avulsos X Cesta de Serviços
Instituição Custo Anual de serviços avulsos Custo anual de Cesta de serviços
Banco do Brasil R$ 96 R$ 390
Banco Real R$ 96 R$ 240
Banrisul R$ 84 R$ 174
Bradesco R$ 96 R$ 150
Caixa Econômica Federal R$ 90 R$ 90
Citibank R$ 111,60 R$ 264
HSBC R$ 96 R$ 336
Itaú R$ 93,60 R$ 157,20
Nossa Caixa R$ 96 R$ 252
Safra R$ 104,40 R$ 432
Santander R$ 201,60 R$ 202,80
Unibanco R$ 96 R$ 204

Fonte: Pro Teste - Associação de Consumidores

Regulamentação

Os serviços mais comuns em uma conta-corrente são aqueles chamados de Prioritários, como os de saque, consulta a extratos, utilização de cheques e transferências. Segundo apuração da Pro Teste com o Banco Central, eles respondem por cerca de 90% dos serviços bancários utilizados por pessoas físicas, neste tipo de conta.

Com a regulamentação das tarifas bancárias, ocorrida em abril, todo o correntista tem direito, sem custo algum, ao chamado Pacote Padronizado, que contém um cartão de débito e um extrato consolidado anual, discriminando as tarifas cobradas no ano anterior.

Além disso, mensalmente, o correntista tem direito a dez folhas de cheques, quatro saques em guichê de caixa, dois extratos em terminal de auto-atendimento, consultas sem limite pela internet, duas transferência entre contas do mesmo banco e compensação de cheques sem limites.

Entretanto, apesar das regras, em pesquisa feita com 12 instituições financeiras, a Associação constatou que o pacote Padronizado é muito difícil de ser encontrado, além de não ser o mais barato em nenhuma das empresas visitadas.


 
Referência: InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :