Banco / Cheque / Conta - Serviços bancários: veja dicas de associação para evitar gastos desnecessários
Segundo a Proteste - Associação de Consumidores, poucas pessoas sabem realmente
quais são os serviços a que têm direito ou a quantidade certa de itens e
utilizações mensais que compõem a sua cesta bancária, o que acaba fazendo muitos
consumidores pagarem mais, por conta de serviços que pouco utilizam.
Para evitar gastos desnecessários, a entidade sugere que, antes da contratação
de um pacote bancário, o consumidor coloque num papel quantos saques em média
faz por mês, quantas vezes consulta o saldo ou extrato, o número de folhas de
cheques utilizados e ainda se costuma ou não fazer transferências
interbancárias.
Dessa forma, acredita a Associação, o usuário terá uma visão mais clara do seu
perfil e poderá escolher um pacote mais adequado, pois de nada adianta ter
direito ao uso ilimitado de serviços, se você precisa dele esporadicamente, ou
optar por uma cesta de serviços mais barata, se o seu uso bancário é intenso.
A exceção se dá, diz a entidade, nos casos de contas especiais como a
universitária, poupança ou conta-salário, em que os custos dos serviços são
diferenciados.
Preços
Com o intuito de facilitar a escolha do consumidor, a Pro Teste escolheu três
perfis de usuários para poder indicar as melhores cestas disponíveis nos bancos.
O perfil um caracteriza alguém que utiliza, em média, mensalmente, cinco folhas
de cheques, faz uma transferência entre bancos, consulta o extrato uma vez e
faz, no máximo, quatro saques em terminal automático. Outro dado importante é
que este usuário realiza a maior parte de suas transações pela internet.
Já o perfil dois utiliza em média dez cheques por mês, faz duas transferências
entre bancos, o mesmo número de consultas ao extrato e seis saques em terminal
automático. Por fim, o perfil três caracteriza alguém que usa todos os serviços
disponíveis para movimentar suas contas. Este cliente faz uso de 20 cheques ao
mês, três transferências entre bancos, três consultas ao extrato e dez saques em
terminal automático.
Considerando os três tipos de usuários citados, em sua avaliação, a Associação
considerou como a cesta de serviços mais indicada para os três perfis, a Cesta
Fácil da Caixa Econômica Federal, que apresentou para o perfil um o custo de R$
90 anuais, para o perfil dois, R$ 180 e para o perfil três, R$ 270.
Já o pacote mais caro foi o padronizado do Citibank, que oferece serviços extras
personalizados, como salas VIPs, entrega de documentos por motoboy e consultoria
de investimentos. Neste caso, os preços para os perfil um, dois e três ficam em
R$ 639,60, R$ 751,20 e R$ 1.024,90, respectivamente.
Pagando pelo que se usa
A entidade também verificou a possibilidade do consumidor pagar somente pelos
serviços utilizados. Com esta hipótese, de acordo com a Pro Teste, o Banrisul
foi o que apresentou os menores custos para o usuário do perfil 1. Veja na
tabela:
Serviços Avulsos
X Cesta de Serviços |
Instituição |
Custo Anual de serviços
avulsos |
Custo anual de Cesta de
serviços |
Banco do Brasil |
R$ 96 |
R$ 390 |
Banco Real |
R$ 96 |
R$ 240 |
Banrisul |
R$ 84 |
R$ 174 |
Bradesco |
R$ 96 |
R$ 150 |
Caixa Econômica Federal |
R$ 90 |
R$ 90 |
Citibank |
R$ 111,60 |
R$ 264 |
HSBC |
R$ 96 |
R$ 336 |
Itaú |
R$ 93,60 |
R$ 157,20 |
Nossa Caixa |
R$ 96 |
R$ 252 |
Safra |
R$ 104,40 |
R$ 432 |
Santander |
R$ 201,60 |
R$ 202,80 |
Unibanco |
R$ 96 |
R$ 204 |
Fonte: Pro Teste - Associação de Consumidores
Regulamentação
Os serviços mais comuns em uma conta-corrente são aqueles chamados de
Prioritários, como os de saque, consulta a extratos, utilização de cheques e
transferências. Segundo apuração da Pro Teste com o Banco Central, eles
respondem por cerca de 90% dos serviços bancários utilizados por pessoas
físicas, neste tipo de conta.
Com a regulamentação das tarifas bancárias, ocorrida em abril, todo o
correntista tem direito, sem custo algum, ao chamado Pacote Padronizado, que
contém um cartão de débito e um extrato consolidado anual, discriminando as
tarifas cobradas no ano anterior.
Além disso, mensalmente, o correntista tem direito a dez folhas de cheques,
quatro saques em guichê de caixa, dois extratos em terminal de auto-atendimento,
consultas sem limite pela internet, duas transferência entre contas do mesmo
banco e compensação de cheques sem limites.
Entretanto, apesar das regras, em pesquisa feita com 12 instituições
financeiras, a Associação constatou que o pacote Padronizado é muito difícil de
ser encontrado, além de não ser o mais barato em nenhuma das empresas visitadas.
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