As empresas são cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores,
procurando pessoas dinâmicas, quase completas. Hoje em dia, não basta cumprir os
requisitos técnicos para determinada função, e são muitas as características de
um bom profissional. Deixamos algumas como exemplo:
1. Afinidade com a empresa
Partilha os objetivos da empresa, e por isso sente que os sucessos da empresa
são os seus próprios sucessos.
2. Ambição
Um bom profissional ambiciona ir mais além na sua atividade.
3. Auto-motivação
Não espera estímulos externos para desenvolver a sua atividade. Não necessita de
motivação contínua.
4. Autonomia
Tem iniciativa própria; não espera que as coisas aconteçam. Para além disso,
planeia as suas atividades.
5. Comunicação
Um bom profissional sabe exprimir as suas idéias. Tem a capacidade de se fazer
entender.
6. Cumprimento de objetivos
Estabelece e compromete-se com objetivos, e faz tudo o que pode para cumpri-los.
É orientado para os resultados.
7. Flexibilidade
Procura adaptar-se a mudanças, que encara como oportunidades, e não como
ameaças. Está aberto a desafios.
8. Inovação
Procura apresentar novas idéias. Procura ser criativo e encontrar novos métodos
de trabalho.
9. Integração
Procura integrar-se no espírito da empresa, procura assimilar a cultura e
valores da mesma.
10. Trabalho em equipe
Gosta de trabalhar em equipe. Não se importa de ajudar os outros (embora não
descuide de seu trabalho).
11. Sabe gerenciar o tempo
Define prioridades, e não "perde" o seu tempo com questões pouco importantes.