Quem nunca parou diante de uma proposta inovadora apresentada por alguma
pessoa, seja no campo pessoal ou profissional? O que poucos sabem, no entanto, é
que todo ser humano tem um potencial criativo guardado dentro de si e que muitas
vezes precisa apesar de um "empurrãozinho" para despertá-lo. Nas organizações,
por exemplo, a criatividade está cada vez mais sendo valorizada. Afinal, são as
pessoas que fazerm a diferença para o negócio. Porém, para que os profissionais
sintam-se estimulados a apresentarem o potencial criativo, eles precisam
arriscar e não ter medo de errar. E isso só ocorre quando a empresa dá abertura
para que seus profissionais apresentem ideias, sugestões inovadoras. Vale
destacar que a área de Recursos Humanos é um dos grandes aliados da criatividade
no meio corporativo. Contudo, é indiscutível a participação efetiva dos líderes,
pois são os gestores que estão em contato direto com suas equipes. A seguir,
deixo listada 10 sugestões para as organizações que veem na criatividade dos
seus colaboradores uma grande oportunidade para assegurarem espaço em um mercado
tão competitivo e em constante processo de mudanças.
1 - A criatividade exige que o profissional esteja aberto à
inovação. Para isso, a empresa precisa deixar claro que aceita mudanças que
agregam valor ao negócio e aos próprios funcionários. Afinal, o meio
organizacional vivencia mudanças em ritmos cada vez mais acelerados.
2 - O estímulo à implementação de novas ideias faz com que
as pessoas sintam-se motivadas a apresentarem sugestões. O exemplo deve começar
de cima, ou seja, os dirigentes, os líderes, devem dar o exemplo e serem os
primeiros a oferecerem a inovação aos membros das suas equipes.
3 - Se uma mente é capaz de criar, propor inovações que
façam a diferença para o negócio, quando a organização incentiva a integração
entre os funcionários e possibilita que as pessoas troquem experiências, busquem
ajuda para realizar determinadas atividades, o resultado certamente pode
surpreender. Não há mais espaço para o individualismo no meio organizacional.
4 - Quem não errou é porque nunca tentou fazer algo. Através
dos erros é possível encontrar o caminho certo rumo ao aprendizado. Se a
primeira tentativa não alcançou os resultados esperados, o líder deve estimular
sua equipe a não desistir, e nada melhor do que uma boa conversa. Assim, os
profissionais poderão identificar o que não deveria ter sido feito e o que pode
ser acrescentado a partir de uma nova tentativa.
5 - Equipes criativas precisam de líderes que deem um norte
para as ações que irão desenvolver. Descentralizar atividades pode ser um
caminho para que as pessoas soltem a criatividade que, muitas vezes, está presa
reprimida em cada profissional.
6 - Uma organização que valoriza a criatividade possui
canais de comunicação acessíveis. Quando um profissional toma conhecimento que
uma determinada ação surgiu a partir da iniciativa de um colega da empresa, ele
se sentirá motivado a inovar, a arriscar. Assim, haverá a constatação de que a
companhia dá abertura para a inovação.
7 - Os gestores devem ouvir a opinião dos liderados. Se um
deles chega e pede para apresentar a solução para um determinado problema, por
exemplo, o funcionário merece atenção e ser ouvido.
8 - Ao ouvir a proposta de um profissional, se a alternativa
apresentada não for viável, a liderança precisa saber dar feedback ao
colaborador. Caso contrário, o funcionário perderá o estímulo para acrescentar
diferenciais à empresa.
9 - O reconhecimento da criatividade motiva as pessoas a
saírem da zona de conforto. Se a empresa valoriza o comprometimento do
colaborador, certamente ele não ficará parado no tempo e no espaço, mas sim
buscará alternativas que se tornem um diferencial tanto para o negócio quanto
para o seu autodesenvolvimento.
10 - Treinamentos e atividades diferenciadas que estejam
focados na lógica do negócio sempre são ótimas alternativas para estimular a
criatividade dos profissionais.