Esqueça as amostras grátis. Desista dos altos cachês pagos às celebridades.
Isso tudo é passado. O que há de mais avançado no marketing para bens de consumo
é o marketing de relacionamento.
Espere! Não deixe de ler este artigo pensando que é apenas mais uma opinião
sobre conceitos básicos. Me dê uma chance para explicar. O marketing de
relacionamento é a estratégia mais promissora que surgiu para os bens de consumo
desde os anúncios no horário nobre e os cupons de desconto.
As empresas que trabalham com esse tipo de produto sempre estiveram
envolvidas em algum tipo de marketing de relacionamento. “Você me fornece
informações pessoais e eu lhe ofereço acesso a alguma coisa”. O que mudou é
justamente o que a empresa oferece nessa troca, e esta é a grande novidade.
O que as empresas de bens de consumo estão oferecendo atualmente para os
clientes em retorno à informação que capturam é algo mais interessante e
tangível. Em vez de receber cupons de descontos, concursos ou dicas sobre o
produto, podemos votar na próxima cor do M&Ms ou no próximo sabor do Doritos. Em
outras palavras, o marketing de relacionamento inclui experiências únicas e
produtos exclusivos que se adequam ao estilo de vida do cliente. A fidelidade
associada ao engajamento irá revolucionar a indústria de bens de consumo.
O valor da troca mudou. É claro que os programas baseados no código do
produto continuam importantes. O processo de “consumir um produto, digitar um
código especial no site e ganhar pontos” é eficaz em muitos aspectos. Mas,
acredito que o caos que domina o marketing atualmente tem sido responsável pelo
gasto de milhões de dólares em anúncios de TV e outros canais sem que as
empresas saibam se estão mais próximas dos seus clientes do que quando começaram
a campanha. Para evitar esse caos, existem quatro objetivos que os fabricantes
de bens de consumo precisam atingir se quiserem trabalhar com uma estratégia de
marketing de relacionamento sustentável.
Após esta introdução, sugerimos que você pense sobre o relacionamento com os
clientes na indústria de bens de consumo e tente encontrar exemplos de
iniciativas bem sucedidas, levando em conta o engajamento dos clientes com a
marca e o aumento da fidelidade. Continuaremos a tratar sobre o tema na próxima
edição e apresentaremos as quatro metas citadas. Não perca!