CAPÍTULO 7 -
COMO FAZER CARTAS DE RECLAMAÇÃO
Este capítulo tem um aspecto prático. Pretendemos ajudar o consumidor a
formalizar sua reclamação junto ao fornecedor. Este passo é essencial para a
atingir seu objetivo, pois ele prova a sua tentativa por uma solução
negociada. Faça uma cópia da carta e solicite o recibo de entrega da mesma.
Se a carta fôr enviada pelos correios, solicite o AR (Aviso de Recebimento).
Este expediente, à disposição nas agências de correios, permite que o
remetente possua um documento assinado pela pessoa que recebeu a
correspondência.
Escolhemos os
modelos mais solicitados, mas se a sua reclamação não estiver contemplada,
não se esqueça de consultar o modelo que informa todos os dados que devem
conter nas correspondências.
1.1.O QUE
DEVE CONTER UMA CARTA DE RECLAMAÇÃO?
Veja o que colocar no papel para formalizar uma queixa:
1.Local e
Data
2.Nome e
endereço do destinatário: fornecedor ou fabricante – envie uma
carta para cada empresa responsável.
3.Assunto:
por ex.: “Demora na entrega de móveis”
4.Introdução: por ex.: “Prezados Senhores:”
5.Descrição
sucinta dos fatos : por ex.: “No dia 20/02/2005 comprei um jogo
de sofás na Loja Tal da Rua X, tendo pago à vista – Nota Fiscal nº xxx,
cópia anexa – e, apesar da entrega ser prometida em 24 horas, até o dia
23/02/2005 não havia sido feita. Entrei em contato com o vendedor Fulano,
por telefone, que assegurou que a entrega seria feita até o dia 25/02/2005,
promessa que foi, mais uma vez, descumprida.”
6.Exposição
clara do pedido: por ex.: “Diante do exposto, venho notificá-los
a providenciarem a entrega imediata do jogo de sofás. Caso contrário,
tomarei todas as medidas legais para exigir o ressarcimento dos prejuízos
causados pelo não-cumprimento da obrigação de sua empresa.”
7.Prazo:
por ex.: “Aguardando resposta no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de
serem adotadas as medidas judiciais cabíveis.”
8.Encerramento: por ex.: “Atenciosamente,”
9.Assinatura
10.Nome e
endereço do Reclamante : exija sua resposta por escrito, via
e-mail ou carta. Escreva também seu telefone (apenas para ajustes de
entrega).
OBSERVAÇÕES:
- Junte à carta
uma cópia dos documentos que comprovem a relação de consumo, como a nota
fiscal.
- Guarde muito
bem os originais destes documentos e a cópia da carta enviada. Eles poderão
ser muito úteis depois. - Envie a carta com aviso de recebimento do correio
ou, se levá-la pessoalmente à loja, vá com duas vias, deixando uma e
trazendo a outra de volta, protocolada.
- Quando for
mais difícil resolver o problema, a carta pode ser enviada por meio de um
Cartório de Títulos e Documentos.