Motivação e integração da equipe em uma empresa estão diretamente
relacionadas à comunicação que ocorre nela. Como as organizações são redes de
contato entre pessoas e equipes, a interação entre as partes conta muito em seu
sucesso.
De acordo com o consultor de RH, Fernando Montero da Costa, a comunicação na
empresa melhora a integração entre as equipes, que unirá esforços em uma mesma
direção, além de facilitar a tomada de decisões inteligentes, já que haverá
disponibilidade de informação para tomar a decisão mais adequada.
"Dentro de um processo de comunicação, além do emissor e do receptor da
mensagem, destacamos a importância do feedback ou retroalimentação. Trata-se de
um processo verbal ou não verbal, por meio do qual uma pessoa informa a outra
sobre suas concepções e sensações no que se refere à conduta e às opiniões do
próximo", afirmou Costa, em um artigo de sua autoria.
Vias de comunicação
O consultor ressalta que, para obter êxito num processo de comunicação e
torná-lo eficaz, é preciso que o emissor adapte sua mensagem ao receptor e
comprove, por meio do feedback, que a informação foi entendida.
Ele também lembra que a principal via de comunicação é a linguagem corporal, que
representa entre 60% a 80%, seguida pelo tom de voz (entre 20% e 30%) e pelas
palavras, com 7%.
Quem não se comunica...
Além disso, Costa afirma que sem a comunicação eficaz na empresa, os
profissionais não sabem o que fazem e para qual finalidade, além disso, não há
cooperação, e a direção não recebe informação para a tomada de decisão. Outra
consequência seria a dificuldade de coordenar diferentes trabalhos.
Nesse contexto, o consultor destaca a importância da comunicação interna na
empresa. "Ela se desenvolve tendo em conta seus elementos fundamentais: emissor
e receptor, canal e mensagem. O objetivo é assegurar o cumprimento de metas por
meio de mecanismos de monitoramento e avaliação", diz.