Sobreviver no cenário empresarial, altamente competitivo, está cada vez mais
difícil para as empresas. A realidade mercadológica em que vivemos nos mostra
que cada vez mais as empresas precisam se organizar e definir quais são seus
objetivos e que estratégias deverão adotar para alcançá-los, a fim de atingir os
resultados esperados e, até mesmo, contornar possíveis situações que comprometam
o sucesso dos negócios. Para tanto, é indispensável o desenvolvimento de um
Planejamento Estratégico.Recomenda-se que o Planejamento Estratégico seja
revisado anualmente, para assim, realinhar os objetivos e metas do ano seguinte,
com base nas mudanças do mercado, definindo um projeto consistente para a
organização.
O Planejamento Estratégico é, na verdade, a construção de um projeto comum,
que deve ser compartilhado por todos os integrantes da equipe responsável pela
gestão da empresa e, por sua vez, deve ser repassado aos colaboradores as
premissas básicas para que todos tenham conhecimento dos objetivos e metas da
empresa e o que se espera de resultados de cada colaborador. O envolvimento dos
colaboradores, em todos os níveis organizacionais, é essencial para o sucesso do
planejamento.
Após ser realizada a Avaliação Estratégica – análise do ambiente interno
(forças e fraquezas da empresa) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças
do mercado) – é preciso realizar a identificação e definição dos principais
focos de necessidades e objetivos da empresa, visando potencializar suas forças
e minimizar ou eliminar suas fraquezas, convertendo-as em possíveis forças.
Por fim, para que o planejamento seja concluído é necessário definir quem vai
fazer, o que será feito, como será feito, quando será feito e quanto custará
para ser realizado.
Com estas ações mínimas realizadas a empresa terá condições e ferramentas
suficientes para conduzir de maneira satisfatória a gestão do negócio e para
contornar imprevistos que venham a surgir, com uma boa margem de antecedência,
uma vez que terá realizado uma análise das possibilidades com antecedência.
Desta forma, a organização terá uma grande chance de obter um resultado
favorável.
O planejamento, se bem aplicado, pode tornar-se a ferramenta mais competitiva
da empresa, atuando como um instrumento de comunicação, de acompanhamento e
principalmente de aperfeiçoamento do aprendizado da organização.